sábado, 24 de junho de 2017

Secretário de Esportes faz balanço do mandado, rebate críticas e anuncia mudanças no futebol amador

Poços de Caldas, MG - Wellington Guimarães, o Paulista, secretário municipal de Esportes, concedeu uma entrevista especial ao Mantiqueira abordando vários temas. Ele fez um balanço dos primeiros seis meses no cargo, falou sobre o que está para acontecer, rebateu críticas e anunciou uma licitação que mudará os rumos do futebol amador na cidade.

Mantiqueira - Com pouco mais de seis meses como secretário como você tem encarado este desafio?
Wellington Guimarães, Paulista - Tem sido realmente um grande desafio, mas o balanço destes primeiros seis meses foi bem positivo em função de tudo que estamos fazendo. Estamos sendo bastante atuantes no setor esportivo e contamos com uma integração com as Secretarias de Educação, Cultura, Saúde, Obras e Turismo que contribuiu para o sucesso de tudo que fizemos até agora. A tendência é uma grande melhora a cada dia.

Mantiqueira - Começa o segundo semestre e o que esperar na área esportiva?
Paulista - Temos um calendário bastante recheado com muitos eventos importantes. Já neste mês de julho teremos a Copa Integrada das Escolinhas do São Paulo Futebol Clube, que movimentará a parte esportiva da cidade e dará um grande impulso no turismo, já que estarão em Poços representantes de vários Estados e com isto um grande movimento no nosso comércio. Nossas equipes estarão em competições importantes como Joju, Jojuninho, Lidarp, entre outros. Está se aproximando a Meia Maratona das Águas Poços/Pocinhos. Em agosto teremos o primeiro campeonato feminino de futsal, também o nosso tradicional campeonato de truco, teremos ainda o primeiro campeonato de bocha João Maiochi, uma competição que estamos lidando com o maior carinho por ser uma pessoa muito especial para o esporte de Poços de Caldas, enfim, muitos eventos que vão utilizar o máximo possível do potencial da nossa cidade. A novidade do semestre fica para o projeto Poços Ativa, um novo programa esportivo que vai atuar em diversas frentes levando esporte para crianças e idosos em todas as comunidades, algo que ficará marcado na cidade. Este programa deverá começar neste mês de julho e será realizado através da Associação de Promoção Humana e Ação Social (Aphas). É uma instituição conceituada que tem vínculo com a prefeitura e através dela vamos atender a cidade.

Mantiqueira - Continuam algumas críticas em relação às praças esportivas da cidade. Como anda este trabalho?
Paulista - Acredito que de agora em diante acontecerá uma alavancada nos trabalhos através da Secretaria de Obras. Está sendo firmado um contrato e os nossos ginásios receberão muitas melhorias que certamente trarão mais conforto para nossas comunidades.

Mantiqueira - Ainda sobre os questionamentos sobre praças esportivas quando teremos a liberação dos vestiários do campo society do parque municipal e até mesmo a troca da cobertura de alguns ginásios?
Paulista - Com relação ao vestiário do parque lamentamos a atual situação. Ele está pronto, mas ainda não tivemos como liberá-lo para o uso. Até então havia uma empresa que estava cuidando desta obra, que além dos vestiários deveria nos entregar um novo campo society no local. Infelizmente, esta empresa de uma hora para outra rompeu o contrato com a prefeitura alegando que a obra estava sendo deficitária para ela. A entrega dos vestiários estava relacionada com a entrega do novo campo society, por isto não tivemos como liberar os vestiários agora, mesmo eles estando prontos. Esperamos uma nova empresa, faremos nova licitação, e quando o campo estiver pronto tudo será inaugurado e este problema será resolvido. Em relação à cobertura dos ginásios acredito que em breve as obras tenham início e os problemas que tanto incomodam a população serão finalmente solucionados.

Mantiqueira - Algumas críticas em redes sociais são mais pesadas e dividem opiniões. Como você vê isto?
Paulista - A grande maioria é feita sem fundamento algum e às vezes apenas para polemizar. Não me preocupo com isto e vou fazendo o trabalho que tem que ser feito, principalmente me baseando em leis.

Mantiqueira - Falando nisto, o que a lei fala sobre os campeonatos amadores da cidade e o que acontecerá com as competições hoje organizadas pela Liga Poços-caldense de Futebol?
Paulista - Existe uma lei que regulamentou a lei de convênios e através dela estamos tomando todas as decisões para que tudo seja feito de acordo com o que está sendo pedido de agora em diante. Já neste mês de julho acontecerá uma licitação para que se determine quem vai gerir o futebol amador de Poços de Caldas. A preocupação da Secretaria é que haja transparência e que vença quem atender a todas as exigências. Queremos as competições mais próximas da Secretaria para que os campeonatos possam seguir de uma forma regular.

Mantiqueira - Como funciona esta lei que determinará esta mudança no futebol amador de Poços de Caldas?
Paulista - A Lei 13019 é federal e determina que acabem os convênios. Por isto é necessário este processo licitatório para definir quem vai tocar os campeonatos amadores da cidade. É algo novo, mas trará transparência em tudo que será feito. A Secretaria de Esportes está tendo o cuidado de estar à frente e no próximo mês vamos conhecer a instituição que receberá o recurso da prefeitura para organizar as competições. Nosso objetivo é que dentro deste propósito os clubes sejam privilegiados e que tenham condições de fazer futebol e investir em suas próprias equipes.

Mantiqueira - Voltando a falar do início de seu mandato, quais as maiores dificuldades encontradas até aqui?
Paulista - Sem dúvida as estruturas das nossas praças esportivas muito abandonadas, reconhecemos este grave problema que foi herdado pela administração. A preocupação é conseguir dar mais condições para estes locais e tentar solucionar caso a caso. Na questão social queremos atingir mais as extremidades da cidade já que entendemos que o esporte é muito centralizado e precisamos levar as atividades para as comunidades mais carentes, principalmente visando este lado social.

Mantiqueira - E a Secretaria está conseguindo atingir este objetivo?
Paulista - A princípio sim. A Secretaria tem tido êxito, porém, através do projeto Poços Ativa, que falamos acima, gerido pelo Aphas, teremos inúmeras atividades e será um avanço para a administração.

Mantiqueira - Como anda o trabalho realizado no contraturno escolar?
Paulista - Este trabalho já é um grande sucesso e muito positivo neste início de trabalho da administração. Atendemos diversas escolas, centros esportivos em quase toda a cidade e o trabalho vem tendo uma grande aceitação pelos alunos. Estamos ainda em busca de novas escolas, aumentar o leque de atendimentos. Este trabalho vem contando com apoio da eficiente equipe da Secretaria de Esportes e dos professores das escolas. Sem isto seria praticamente impossível colocar em prática o trabalho. Todos estão com muita força de vontade buscando fazer o melhor.

Mantiqueira - Você está acompanhando de perto tudo que acontece no esporte de Poços. Como vem conseguindo fazer isto?
Paulista - Eu não me veria como secretário não estando nos acontecimentos esportivos da cidade. Propus isto a mim mesmo e quero estar mais próximo ainda deles, pois assim saberei o que está acontecendo, as necessidades e terei mais condições de ajudar de uma forma ou de outra. Estou aprendendo muito neste período como secretário, buscando mais conhecimento para ajudar mais na minha função.

Mantiqueira - Como você vê críticas por ceder o estádio municipal para competições amadoras, como a final da Copa Café, semana passada. Muitos acham que o local tem que ser exclusivo do futebol profissional, que, segundo os críticos, faz muito mais pela cidade que o esporte local. Como lidar com isto?
Paulista - Entendo a importância do nosso futebol profissional. A Caldense é realmente uma das maiores divulgadoras da nossa cidade. Temos agora a volta do Vulcão que também será um grande divulgador de Poços. Mas entendo também que o estádio Ronaldão é para todos. Trata-se de um bem público e a cidade tem o direito de utilizar. Vamos continuar agindo nesta linha e que o estádio atenda todo mundo no momento certo. Ele atende tanto o nosso futebol profissional quanto as outras modalidades da mesma forma. O Ronaldo Junqueira é nossa principal praça esportiva e não podemos condicioná-lo apenas aos times profissionais. Mas sei que estas críticas são feitas por gente de fora, já que tanto Caldense, quanto Vulcão, entende perfeitamente nosso lado.

Mantiqueira - E como é a parceria dos times profissionais para usar o estádio?
Paulista - Com a Caldense a parceria é muito positiva, estamos fazendo diversas ações em conjunto e as duas partes estão satisfeitas. Já com o Vulcão ainda estamos alinhando algumas situações, já aconteceram várias conversas para que juntos possamos buscar entendimentos para o uso da praça esportiva.

Mantiqueira - O Vulcão começa em julho a disputa do Mineiro da segunda divisão. Caso a Caldense se classifique no Brasileiro os dois podem ter jogos no mesmo local no mesmo dia. Como a Secretaria pensa em resolver isto?
Paulista – Sobre esta questão de mando não temos muito controle. A tabela da Caldense é feita pela CBF e do Vulcão pela FMF. Vamos aguardar o que vai acontecer com a Caldense e se ela seguir no campeonato vamos pensar como fazer para atender bem as duas equipes. Não vamos ter problemas e é só nos adequarmos ao que acontecer.

Mantiqueira - O prefeito Sérgio Azevedo tem prometido a cada evento que o próximo será ainda melhor. O que se planeja neste sentido?
Paulista - Para nossa administração tudo é muito novo e este ano está servindo como um grande aprendizado, principalmente no meu caso. A expectativa é que à medida que passar o tempo possamos unir forças e organizar eventos sempre melhores. Na nossa visão temos certeza de que vamos sempre conseguir proporcionar melhores eventos e melhores condições para nossos atletas. Tanto eu quanto o prefeito Sérgio pensamos que podemos melhorar os eventos.

Mantiqueira - Você nunca foi político e seu cargo exige decisões políticas quase sempre. Como tem lidado com isto?
Paulista - Estou agindo de forma natural. Sou um homem do esporte, sempre fui e acredito que isto me ajuda muito neste cargo. Tenho trabalhado de forma técnica, mas ao mesmo tempo com uma sabedoria, até mesmo de Deus, para não fazer nada de errado e dentro do possível proporcionar mais condições a todos que fazem e gostam do esporte.

Mantiqueira - Quando acontece a mudança da sede da Secretaria de Esportes?
Paulista - Nossa mudança acontece dia 30 deste mês. A nossa nova sede está quase pronta e vai gerar uma economia de cerca de R$ 60 mil anuais ao município com o aluguel da atual sede. Sem contar que teremos uma melhor condição de trabalho para os funcionários e até mesmo para o atendimento ao público. A nova sede fica na rua São José, antigo prédio do DME, bairro Country Club.

Mantiqueira - Quais suas considerações finais?
Paulista - Agradecer a todos e pedir que as pessoas tenham paciência, pois o trabalho está sendo feito com muita vontade, dedicação e transparência.

Nenhum comentário: