segunda-feira, 27 de maio de 2019

Alunos do projeto Ecah participam de torneio de futebol society

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com


Poços de Caldas, MG - Foi realizado na tarde de ontem, no campo de futebol society do parque municipal, um torneio para alunos que fazem parte do projeto Espaço Cooperativo de Aprendizagem Horizonte (Ecah). O projeto, criado pela Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, utiliza a metodologia da aprendizagem cooperativa para oferecer aos adolescentes com defasagem escolar a oportunidade de prosseguirem no percurso da vida acadêmica.
Além do torneio esportivo, os alunos ainda tiveram uma palestra com a psicopedagoga Larisse Junqueira Mendes Carvalho. “Este projeto veio para fazer um diferencial na vida destes meninos, até porque ele trabalha com as potencialidades já que todos são funcionais mas precisam ser lapidados dentro de todos os aspectos, tanto cognitivos como social, comportamental, emocional e da própria sociedade em que eles estão instalados. E este tipo de projeto alavanca tudo isto e muda a vida de muitos destes adolescentes que até então estavam sujeitos à total vulnerabilidade social”, falou Larisse.
Criado em 2015, o Ecah atende 60 alunos de diferentes bairros da cidade, todos adolescentes com defasagem escolar, que estiveram fora da escola, incluindo também aqueles encaminhados por órgãos como Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). São alunos multirrepetentes, cujo ano escolar não condiz com a idade.
A proposta do Ecah é trabalhar com a metodologia baseada na aprendizagem cooperativa, voltada para o coletivo e para o afetivo, dando escuta aos interesses dos estudantes e oferecendo oportunidades para que eles sejam protagonistas dos saberes, descobrindo habilidades e melhorando sua autoimagem.
Os alunos do projeto contam com aulas de disciplinas normais, como se estivessem na escola convencional, e, além disso, é feito um trabalho através de psicólogos e aulas extra-classe. Ana Paula Dias, coordenadora pedagógica, destaca estas atividades como um grande diferencial. “As aulas são em horários diferentes, das 13h30 às 16h30, e os alunos neste período não têm intervalo de uma aula para outra e tudo é feito junto entre alunos e professores. Trata-se de uma oportunidade deles terem outros olhares e serem vistos de outra forma e não como um aluno problema ou um aluno com dificuldade. É um espaço para ampliar horizontes”, falou Ana Paula.
O projeto conta com seis professores e funciona em sede própria, na rua Dr. Mário Mourão, 179. 
Após o torneio realizado ontem todos os alunos receberam medalhas. O trabalho esportivo vem sendo realizado pelo professor Fábio Paulista. “O projeto Ecah é importantíssimo para estes adolescentes para que eles tenham mais oportunidades de socialização e integração com a sociedade. Minha parte é levar o esporte para estes meninos e dar chances a todos. Neste torneio eles se comportaram como profissionais, tiveram disciplina e interagiram muito bem durante o evento”, falou Fábio.
O secretário de Esportes Wellington Guimarães esteve presente e também falou sobre o projeto. “Um projeto muito significativo que vem dando uma atenção para estes jovens que fazem parte da nossa sociedade”, falou. A ação realizada ontem no parque municipal foi uma iniciativa da Secretaria de Esportes com os responsáveis pelo Ecah. “Um evento importante para estes meninos que tiveram a chance de disputar um campeonato, ganhar medalhas, mas, acima de tudo, uma integração entre todos”, finalizou o secretário.

Nenhum comentário: