segunda-feira, 20 de maio de 2019

Atleta de Poços coleciona títulos internacionais no taekwoendo

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Taekwondo, também grafado tae kwon do, ou TKD, é uma arte marcial que originou um esporte de combate. Hoje em dia, é um desporto difundido em todos os continentes. Em Poços de Caldas, um jovem de 18 anos vem se destacando em diversas competições nacionais e internacionais, conquistando resultados expressivos. Reinaldo da Silva é uma das promessas do esporte e conversou com o Jornal Mantiqueira.

Mantiqueira - Como foi seu início no taekwoendo
Reinaldo da Silva - A minha trajetória aconteceu quando tinha nove anos, através de um soldado da Polícia Militar. Eu estudava em um colégio público e ao lado da escola tinha o quartel da polícia. Isto foi na cidade de Divisa Nova, minha terra natal. Todo dia eu passava em frente ao quartel e via eles treinarem a arte marcial. Certo dia perguntei que arte marcial era aquela que eles praticavam e para que servia. Foi então que este policial militar, o soldado Sherman Baccoli Monteiro de Souza, me apresentou o esporte e foi aí que comecei a praticá-lo. Aos 14 anos eu já era graduado faixa preta de taekwoendo e de lá pra cá venho crescendo bastante neste esporte.

Mantiqueira – Por que a vinda para Poços de Caldas?
Reinaldo da Silva - Quando me formei faixa preta meu sonho era vir para Poços de Caldas porque sempre escutava todo mundo falar da cidade. Acreditei que as oportunidades aqui seriam maiores. Mas a princípio a vinda seria apenas para conhecer e ver se realmente era tudo o que me falavam. Conversei com a família e vim. Quando cheguei em Poços de Caldas não tinha lugar para treinar o taekwoendo e comecei a treinar jiu-jitsu por conta desta falta de espaço. Conheci o professor Júnior, que me cedeu um espaço na academia e foi neste espaço que comecei a treinar o taekwoendo aqui em Poços. Comecei a treinar com meu colega Edson Capone, que foi meu parceiro de treino até as competições. No período de 2014 a 2016 em Poços conquistei 17 medalhas em títulos oficiais pela federação e quatro troféus de campeão. Fui duas vezes campeão mineiro representando Poços de Caldas.

Mantiqueira - E quando começou sua carreira internacional?
Reinaldo da Silva - Em julho de 2016 fui treinar na Argentina. Pela minha capacidade de treino, por ter sido graduado muito novo, no Brasil era complicado treinar. Para se ter ideia, nos dias de hoje um faixa preta de taekwoendo não se gradua antes dos 18 anos e eu já era graduado aos 14 anos. Era uma época difícil e foi o principal motivo da ida para a Argentina. Ao chegar lá comecei os treinamentos, em quatro meses disputei meu primeiro campeonato e conquistei o primeiro título internacional. Para um garoto do interior de Minas chegar num campeonato oficial e ainda ser o primeiro colocado era um feito muito importante. Em março de 2017 ganhei pela segunda vez o campeonato internacional. Em 2018, devido à falta de competições e de ficar apenas treinando o desempenho na competição caiu. Resolvi voltar a Poços de Caldas no início deste ano.

Mantiqueira - E qual a meta desta sua volta ao Brasil?
Reinaldo da Silva - Minha intenção é expandir mais o taekwoendo em Poços de Caldas e passar para frente os ensinamentos que tive na Argentina. Quero trabalhar com um público que vai desde crianças até senhores de mais idade. É uma ideia nova na cidade. Neste período que estou em Poços vejo que a cidade abrange mais o muay thay e o jiu-jitsu e por isto quero trabalhar mais o taekwoendo. É um estilo novo de vida, taekwoendo se traduz em espírito indomável, a luta dos homens voadores, então é este trabalho que quero fazer na cidade.

 Mantiqueira - Como foi sua passagem pela Academia Liberdade?
Reinaldo da Silva - Isto aconteceu em março deste ano e na Academia Liberdade, que é a primeira academia de taekwoendo do Brasil, tive a oportunidade de treinar com Anderson Silva, um dos maiores lutadores de taekwoendo do Brasil. Foi uma experiência muito grande e que quero levar aos meus alunos.

Mantiqueira - Você vai voltar a disputar competições internacionais?
Reinaldo da Silva - Em agosto estarei no Peru disputando pela terceira vez o Campeonato Internacional de Taekwoendo.

Mantiqueira - Onde acontecem suas aulas de taekwoendo em Poços de Caldas?
Reinaldo da Silva - Acontecem na Academia Pégaso, com meu amigo Arthur. Ela fica na rua Correa Neto, 48, bem próximo ao Mercado Municipal. É um local de livre acesso e estamos dando uma semana de aulas grátis aos iniciantes. Estamos trabalhando para trazer um campeonato interestadual de  taekwoendo para Poços de Caldas, com recursos próprios.

Mantiqueira - Você conta com algum apoio?
Reinaldo da Silva - Temos um custo muito alto, em Poços de Caldas ainda não consegui nenhum apoio e venho arcando com todas as despesas de treinos em competições. A ideia seria buscar um patrocínio forte para as disputas dos campeonatos. São despesas com alimentação, transporte, hospedagem, inscrições, entre outras que pesam muito. Sou graduado em três modalidades de taekwoendo e a questão de falta de patrocínio pesa mais no olímpico, isto porque nas outras consigo bolsas que ajudam bastante.

Mantiqueira - Você tem algum aluno que vem se destacando?
Reinaldo da Silva - Dois atletas, Larissa Guerra e Bruno Sarafim, estão no Campeonato Mundial e me orgulho deste feito.

Mantiqueira – Em qual ranking você se encontra atualmente?
Reinaldo da Silva - Sou o quinto no ranking brasileiro de melhor lutador de taekwoendo, segundo titular da Confederação Brasileira de Taekwoendo e primeiro atleta titular da seleção brasileira de taekwoendo. Tenho uma carga grande e acredito que para Poços de Caldas seria relevante isto. A ideia é trazer público e patrocinadores para ver o esporte e também mostrar para a atual administração da prefeitura este trabalho e tentar difundir este esporte em toda a cidade.

Mantiqueira - Você pensa nos Jogos Olímpicos?
Reinaldo da Silva - Claro que sim, mas não na próxima edição. Quero disputar de 2030 em diante. Os motivos são minhas condições financeiras, que agora não estão tão boas quanto gostaria, e a questão de patrocínio. Acredito que tenho condições de buscar uma medalha olímpica, mas quero esperar mais um pouco para ficar em melhores condições. Se tiver algum interessado em me apoiar pode entrar em contato pelo telefone 35-9906-0601 ou na academia Pégaso às segundas, quartas e sextas-feiras de 14h30 às 16h. 



Nenhum comentário: