quinta-feira, 16 de maio de 2019

Escola Municipal João Pinheiro implanta metodologia “Joy of Moving”

Poços de Caldas, MG - O prefeito Sérgio Azevedo visitou a Escola Municipal João Pinheiro, no Country Club, zona oeste da cidade, na última terça-feira (14), para acompanhar de perto as atividades do programa “Joy of Moving”, implantado pelo Grupo Ferrero em Poços de Caldas desde o ano passado. O município foi escolhido pela multinacional como primeira cidade fora da Itália a receber a metodologia, que tem como objetivo despertar o prazer e a alegria do movimento em aproximadamente 9 mil alunos de escolas e creches municipais.
A implantação teve início em outubro de 2018, com o lançamento da parceria entre a empresa e a Secretaria de Educação, seguida da primeira etapa de treinamento para os profissionais que estão desenvolvendo o programa nas unidades educacionais. A segunda etapa de formação foi realizada em março deste ano.
A essência do método é o desenvolvimento de 80 tipos diferentes de jogos físicos que podem ser realizados em espaços restritos ou praticados ao ar livre. O professor de educação física da rede municipal, Pedro Mendes de Lima, que atua no Ensino Fundamental I da E.M. João Pinheiro, apresentou as atividades desenvolvidas ao prefeito Sérgio Azevedo.
Ele conta que, já a partir de outubro do ano passado, foram aplicadas seis ações dentro da metodologia. “Aplicamos seis atividades, nos meses de novembro e dezembro, justamente para termos um feedback de como o programa funcionaria nas unidades. Tivemos que adaptar à nossa realidade, ao nosso espaço físico e à nossa faixa etária e a receptividade das crianças foi ótima, com grande aceitação das atividades diferentes. Os alunos contribuíram e ajudaram a criar a atividade, de acordo com o interesse deles”, revela.
O prefeito Sérgio Azevedo ficou empolgado com o desenvolvimento do programa na prática. “O Joy of Moving vem ao encontro da proposta da administração de investir em educação e esporte de maneira conjunta, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida e oportunidade às nossas crianças e jovens. Estamos muito felizes em receber o projeto da Ferrero, que já está beneficiando mais de 9 mil alunos da rede municipal”, destaca.
A equipe do “Joy of Moving” realiza também medições e avaliações dos alunos no início do ano letivo, que serão comparadas a uma nova avaliação, que será feita no final do ano. “A metodologia vem somar ao nosso planejamento, enriquecer o nosso trabalho, diversificando as atividades, com um embasamento teórico, que é extremamente importante. Não é o brincar por brincar, mas sim uma atividade com propósito, não só motor, mas afetivo, cognitivo e social da criança”, sintetiza o professor de educação física, Pedro Mendes de Lima.

Nenhum comentário: