sábado, 18 de maio de 2019

Ferrero lança 9º relatório de responsabilidade social corporativa

São Paulo, SP - A Ferrero apresentou, em São Paulo, a nona edição de seu Relatório de Responsabilidade Social Corporativa com status de cumprimento de cada meta e os novos desafios na implementação global de suas atividades socioambientais.

A Ferrero mantém compromissos sólidos, com atenção às pessoas e ao Planeta, dando prioridade a isso acima de seus objetivos financeiros. Essa tendência está presente em todas as suas cadeias de valor, passa pelos compromissos com práticas agrícolas sustentáveis, programas com instituições para garantir que as pessoas de suas cadeias de suprimentos trabalhem em segurança e condições adequadas, além de apoio às comunidades locais e respeito ao meio ambiente.

Para a realização desses compromissos, o Grupo adota a estratégia de definição clara de objetivos, metas e mensuração regular de resultados, que são apresentados no Relatório, totalmente auditado pela PricewaterhouseCoopers (PWC).

Pessoas

Um dos mais importantes compromissos da Ferrero é o cuidado com seus funcionários, consumidores, comunidades locais onde opera e trabalhadores das cadeias de suprimentos.

Entre as metas atingidas destacam-se a certificação de segurança alimentícia FSSC 22000 para todos os locais de produção do Grupo, incluindo a nova unidade de produção na China, promoção de iniciativas internas para dar suporte a uma “cultura de diversidade”, aumento de 5% em cargos de gestão ocupados por mulheres, suporte e expansão contínuos do programa de duas fases Kinder+Sport e ampliação para 30 países em todo o mundo, envolvendo cinco milhões de crianças, implantação da metodologia Joy of Moving no Brasil.


Joy of Moving

Lançado em 2008, o Programa Kinder+Sport está presente em 30 países, incluindo o Brasil. A iniciativa educacional tem por objetivo promover a prática de atividades físicas, difundindo a alegria e prazer pelo movimento entre crianças no mundo todo e inspirando-as a adotar hábitos ativos desde a idade precoce.

Com um investimento de 11,8 milhões de euros no mundo, o Kinder+Sport cumpriu a meta de alcançar 5 milhões de crianças, que praticam 23 diferentes tipos de esportes. A iniciativa que contava com a parceria de 126 federações e associações esportivas, em 2017 passou a contar com 132.

Entre as atividades do Kinder+Sport que merecem destaque está o método inovador Joy of Moving que promove o desenvolvimento motor, cognitivo e de cidadania das crianças por meio de jogos criados por especialistas.

A filosofia Joy of Moving foi implantada no Brasil, sendo o primeiro país além da Itália a receber o método de forma completa.

Em outubro/2018 e fevereiro/2019 cerca de 300 professores, que representam a totalidade da rede pública municipal de escolas de Poços de Caldas, onde está instalada a fábrica da Ferrero, receberam treinamento, que inclui professores italianos, inserindo as atividades físicas de forma natural, no espaço disponível e como parte regular de suas atividades. O programa já beneficiou mais de nove mil estudantes do Jardim II ao 5º do Ensino Fundamental.


Planeta

Monitorar e minimizar o impacto das atividades em toda a cadeia de abastecimento é prioridade para o Grupo Ferrero, garantindo que as principais matérias-primas sejam de origem responsável

Além disso, o Grupo está comprometido com uma produção que respeite o ambiente ao utilizar as melhores tecnologias disponíveis, garantindo que o uso de energia, materiais e recursos naturais seja eficiente, e que os recursos hídricos sejam consumidos de forma responsável e sensata.

Para isso, a empresa tem definidas metas até 2020, entre elas destacam-se uso de cacau 100% certificado como sustentável - em 2017 já chegou a 70% -, cana de açúcar refinada 100% de fontes sustentáveis, implementação de rastreamento para 100% das avelãs e 100% de ovos de galinhas criadas soltas, com respeito ao bem-estar animal, que já foi cumprida nas unidades da União Europeia e foi ampliada em âmbito global até 2025.

Em relação aos impactos ao meio ambiente, a empresa está comprometida com a implementação de um plano de ação global de energia, conforme as necessidades locais de unidades existentes e futuras, voltadas para a redução de emissões. As metas traçadas para 2020 são redução de 40% das emissões de CO2 decorrentes das atividades de produção (comparada com 2007); redução de 30% das emissões de gases de efeito estufa (toneladas de CO2), por exemplo, atividades de transporte e armazenamento (comparada a 2009); uso de embalagem feita de fontes renováveis (+10% comparado a 2009).

Vale reforçar que desde 2015, a Ferrero vem utilizando somente óleo de palma 100% sustentável, certificado pela RSPO (Certificação Mesa Redonda de Óleo de Palma Sustentável) e totalmente segregado. E o compromisso do Grupo continua por meio da melhoria da rastreabilidade e da garantia de respeito pelo planeta, pelos funcionários e pelas comunidades locais seguindo o Estatuto de Óleo de Palma em parceria com a TFT (The Forest Trust).

Valores Agrícolas Ferrero

Para implementar sua estratégia relativa a cadeias de suprimentos agrícolas sustentáveis, o Grupo lançou o programa Valores Agrícolas Ferrero, direcionados aos seus principais ingredientes brutos. Atualmente, a Ferrero opera ao longo de toda a cadeia de suprimentos de avelã, desde o cultivo nas fazendas, a pesquisa e o desenvolvimento agronômico, até a obtenção, transformação industrial e venda às empresas que trabalham com produtos semiacabados. Tendo conquistado, na prática, um modelo de cadeia inteiramente integrada, criou a Ferrero Hazelnut Company (HCo) que conta com 4 mil funcionários, distribuídos entre seis fazendas Ferrero (Chile, Argentina, Geórgia, África do Sul, Austrália e Sérvia).

O Grupo faz parte do Comitê Consultor e Membro da Avelã da UTZ onde, por meio de atividades conjuntas com a equipe da UTZ, conseguiu a certificação de um número significativo de agricultores em sua cadeia de fornecimento e contribuiu proativamente para a análise e melhoria das práticas de certificação, no país onde são um dos maiores detentores de certificado. A Ferrero também colabora com a OIT na proteção de trabalhadores sazonais e de suas famílias.

Nenhum comentário: