terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Alexandre Felippe: carreira vitoriosa no tênis de mesa

Único atleta de Minas Gerais campeão de todas as categorias do Campeonato Mineiro de Tênis de Mesa, desde o pré-mirim ao adulto, feito inédito no Estado, Alexandre Felippe é o entrevistado de hoje do Mantiqueira. Ele é o atual campeão mineiro e ensina a modalidade na Associação Atlética Caldense.


Início
“Comecei a praticar tênis de mesa aos nove anos de idade batendo bola na Caldense. Na época meu pai jogava com o Netinho, Ronaldo Delarolli, o Villas Boas, enfim, uma turma muito boa na cidade que praticava este esporte. Meu pai me incentivava, eu o acompanhava nos seus treinamentos e acabava brincando junto com eles. Depois de um tempo veio a Poços de Caldas o professor Marco Aurélio, de Belo Horizonte, que ficou na cidade por dois anos. Foi com ele que comecei minha iniciação como atleta de tênis de mesa e de lá para cá participei de muitas competições, sempre representando as cores da Caldense".

Vitórias
"Conquistei mais de 200 medalhas com o tênis de mesa, mais de cinquenta troféus em campeonatos mineiros, brasileiros e sul-americanos. Tive uma boa passagem pelas categorias de base da seleção brasileira, em 1996 estive na Europa, onde fiquei por dois meses treinando na Bélgica, Alemanha, França e tive a oportunidade de disputar alguns torneios nestes locais defendendo a seleção do Brasil. Sou o atual campeão mineiro e no final deste ano vou defender este título em BH. A Caldense conquistou um respeito muito grande dentro da modalidade e isso aumenta nossa responsabilidade. Temos que estar bem preparados para disputar as competições pois existe dos adversários um respeito grande com o nome da Caldense".

Destaques
"Sou um atleta vitorioso, tenho muitos títulos ao longo da carreira, mas posso destacar alguns. Em 1990 fui campeão sul-americano por equipes (Paraguay-Assunção), em 1996 e 97 vice-campeao brasileiro infantil e juvenil (Fortaleza e Guarulhos), atual campeão mineiro adulto em Belo Horizonte, pentacampeão dos Jogos Regionais do Interior de Sao Paulo, campeão mineiro de todas as categorias, campeão de vários Abertos do Estado de São Paulo, integrei a seleção brasileira para treinamento e campeonatos abertos na Europa no ano de 1996, vice-campeão brasileiro por equipes como técnico da seleção mineira em Goiás em 2005, tetracampeão do Jimi (Jogos do Interior de Minas)".

Estilos
"O brasileiro segue muito o estilo europeu de jogar. Hoje os países asiáticos dominam o tênis de mesa, mas o estilo europeu é mais solto, mais talentoso e não é tão metódico quanto o asiático. Existem muitos intercâmbios com países da Europa e com isso é grande a troca de conhecimento que o atleta brasileiro acaba adquirindo. A China é muito forte, muita gente praticando o tênis de mesa, que para eles é como o futebol no Brasil. As pessoas jogam nas praças, nas esquinas, e por isso eles estão dominando este esporte hoje. Fica muito mais fácil revelar atletas."

Ensinando
"Hoje realizamos um bom trabalho na Caldense. Dou aulas para meninos até 15 anos e ainda estou tentando resgatar um pessoal das antigas, que treinava e depois parou. Atualmente cerca de 40 a 50 atletas estão jogando na Caldense. O clube oferece uma estrutura de primeiro mundo e recebe meninos para treinar sendo sócios do clube e ou não, através do Projeto Petrobras. O projeto dá a oportunidade para todos treinarem juntos e muitos garotos já estão se destacando e conquistando alguns títulos".

Força
"Minas Gerais está passando por uma transição e o presidente atual vai deixar o cargo e deve acontecer uma renovação no tênis de mesa. Minas deixa muito a desejar e muita coisa precisa melhorar, se estruturar, em comparação ao Estado de São Paulo. Necessitamos de mais apoio, de realização de mais campeonatos para que se desenvolva mais rápido o jogador no Estado. Faltam verbas e mais iniciativa para o tênis de mesa decolar definitivamente. Em termos nacionais temos centros de treinamentos e bons trabalhos nas categorias de base, buscando transformar o garoto em atleta olímpico. Quando atuava na seleção brasileira não ganhava nada, a passagem era por conta dos pais e hoje em dia isso mudou, o atleta tem uma ajuda do governo, da Confederação, material. A estrutura está bem melhor e isso dá condições para que ele atinja um nível bem melhor".

Temporada 2010
"Pretendemos este ano na Caldense disputar pelo menos um campeonato a cada dois meses. Temos algumas ligas no interior de São Paulo, nas regiões de Piracicaba, Campinas que levam de 300 a 400 atletas ao ginásio. Então o nosso objetivo é formar atletas para competir. Temos alguns destaques individuais no clube. Em 2008 fomos campeões mineiros adulto, título que a Caldense ostenta ainda já que ano passado não teve a competição. Vamos tentar disputar algumas etapas do Campeonato Mineiro. A grande dificuldade em se disputar competições em Minas é a distância. A facilidade de disputar competições no Estado de São Paulo acaba pesando na hora de definir o calendário. Vamos vincular algumas etapas do Mineiro com os campeonatos no interior de São Paulo. É importante isso para o aluno não ficar limitado apenas em ficar batendo bola, ele precisa viver a emoção de um campeonato. A Caldense é uma referência, é o clube onde mais se pratica tênis de mesa, estando à frente até mesmo de Belo Horizonte onde tem muita gente jogando porém em lugares diferentes, em pontos diferentes, não tem um clube que reúne todos como temos na Caldense. A Caldense ainda tem uma boa tradição em mandar jogadores para a seleção brasileira. Além de minha passagem por lá tivemos o Luiz Henrique Cobra, Milena Cobra, Márcio Andrade. Então a Caldense é um dos clubes que mais se destaca e projeta atletas nacionalmente".

Seleção Brasileira
"Minha passagem pela seleção brasileira foi um período glorioso de minha carreira. Não é fácil ser convocado para fazer parte da equipe. Existem os campeonatos nacionais, Copa Brasil, competições que pontuam para o ranking nacional e nestas competições o atleta vai acumulando pontos. Durante o ano ainda existem os campeonatos internacionais e, de acordo com o ranking, o atleta é convocado. Disputei o sul-americano em Assuncion, Paraguai, campeonatos na Europa e minha convocação foi de acordo com o ranking que eu tinha na época. Os treinamentos são realizados em centros especiais, na minha época era em Piracicaba, toda preparação era feita lá".

Liga
"Meu sonho é formar uma liga em Poços de Caldas. Hoje temos muitos atletas e sinto a necessidade de uma entidade assim para coordenar campeonatos, atletas, seria muito interessante para a cidade. Tentaríamos, através desta liga, a realização de um campeonato municipal em todas as categorias. Criaríamos competições na cidade, um ranking de atletas de Poços com os melhores em cada categoria. Depois desta fase inicial passaríamos a pensar regionalmente. Tenho contatos com algumas cidades do sul de Minas que tem gente jogando e bons jogadores e essa liga seria um caminho para fortalecer ainda mais nosso esporte. Hoje está muito solto e precisaria desta união. Se der certo esse projeto vai ser muito bom para o esporte de Poços e da região".

Nenhum comentário: