segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A vitória começa com uma grande estrutura

– Poucos clubes do interior do Brasil possuem uma estrutura do nível que a Caldense em relação a treinamento. O time poços-caldense é dono de um dos centros de treinamento mais modernos do país, dando condições ao departamento de futebol trabalhar com a tranquilidade necessária para que os resultados dentro de campo apareçam.
O Centro de Treinamentos Geraldo Martins Costa, o “Ninho dos Periquitos”, se localiza na avenida Wenceslau Braz, bairro Parque Pinheiro. O local foi inaugurado no dia 30 de dezembro de 1996, na administração do presidente Laércio Otávio Martins. O local é usado para os treinos do time principal e aloja os atletas solteiros e os que estão em Poços longe de suas esposas ou familiares. O local oferece atendimento médico, refeições e pouso. O CT possui três campos de treinos, 11 apartamentos com 44 camas, cozinha industrial, sala de TV e vídeo, sala de recreação, sala de musculação, sala de fisioterapia, escritório, sala de departamento médico, piscina aquecida, vestiários para jogadores e vestiários para a comissão técnica, oito quartos para jogadores. A concentração para jogos importantes é feitas no CT até o momento de sair para a partida.
Nestes dias cerca de 25 a 30 pessoas ficam alojadas no Ninho dos Periquitos. Na cozinha um tratamento especial para a comida que entra no cardápio dos jogadores. Tudo é indicado por uma nutricionista e supervisionado pelo preparador físico. A comida é preparada pela cozinheira Luzia que segue todas as orientações. São servidas quatro refeições diárias. O campo principal do CT recebe hoje algumas partidas amistosas e seu gramado é considerado de primeiro mundo. “Muitos estádios do Brasil não possuem um gramado com a qualidade do que temos em nosso CT, fruto de muito cuidado, usando sempre o que se tem de melhor na hora do tratamento. O resultado é o melhor possível”, disse Jânio Joaquim, gerente de futebol da Caldense, que cuida pessoalmente de todos os detalhes para proporcionar mais qualidade para jogadores e comissão técnica. Existe ainda um campo menor utilizado apenas para os treinamentos físicos e técnicos. Um campo menor localizado na entrada do CT é utilizado pelo treinador em certas atividades. Ele preserva o campo principal que fica disponível para a realização de coletivos e jogos-treinos.
Existe ainda um cuidado especial com a história da Caldense e no CT é possível ver nas paredes de várias salas fotos de campeonatos, títulos e pessoas que já defenderam as cores verde e branco da Caldense. Podem ser observadas fotos de Carlos Alberto Silva, treinador que passou pela Caldense e depois teve uma grande história no futebol brasileiro e mundial, e ainda de um encontro histórico entre Jânio Joaquim na época em que era jogador de futebol com o craque Pelé, no duelo entre Caldense e Santos, único realizado na história dos dois clubes. Os principais troféus também estão expostos no clube com destaque para os de campeão mineiro de 2002 e vice-campeão do módulo II em 2009.

Homenagens
O CT da Caldense passou, no último ano, por uma reforma, sendo ampliado para atender melhor toda a equipe. Aproveitando a ocasião, as salas dos dois prédios receberam o nome de pessoas que fazem parte da história do clube: sala de imprensa Lázaro Walter Alvise, restaurante Orlando Moraes, sala de musculação Carlos Alberto Silva, sala de reunião Juquita José Lúcio, vestiário I Romeu Cagnani, vestiário II Mané da Pinta, vestiário III Olimar Marcondes, rouparia Sebastião Rufino, sala da supervisão Edson Carmelito e sala da comissão técnica Haroldo Nastrini.

Nenhum comentário: