quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Atleta de Poços é campeão de taekwondo

Nos dias 21 a 24 foi realizada, em São José dos Campos, a 3ª Copa América de Taekwondo, o maior festival de Verão da categoria no Brasil, em comemoração aos 40 anos de existência no país. O evento reuniu equipes de todo o continente americano como, EUA, Chile, Argentina e Paraguay.
Poços de Caldas foi representada pelo atleta Adriano Ramos de Castro, da Academia Nafar, que acabou fazendo uma brilhante competição e conquistando o título na faixa vermelha/preta com atletas pesando até 67 quilos.
Adriano, que competiu pela Liga Interestadual de São Paulo (Litesp), realizou três lutas sendo vencedor em todas. Na luta final, quando ficou com a medalha de ouro, venceu seu oponente por nocaute. “Foi um campeonato muito disputado, bastante difícil com um nível técnico bem alto por se tratar de um evento grande, com competidores muito bem preparados”, disse Adriano, que foi treinado na competição por Renato de Bate, da cidade de São Carlos. Em Poços de Caldas o treinador de Adriano é Flavio Cazzaro, da Nafar, responsável por toda a preparação do atleta. “Fiz uma preparação muito difícil com treinos todos os dias para buscar este resultado lá fora”, disse Adriano. Além das aulas de taekwondo o atleta ainda faz musculação, corrida para ganhar resistência e ainda um trabalho de resistência na piscina da academia. “Nos treinamentos em piscina pratico os chutes que são aplicados no taekwondo e todas as técnicas eu procuro fazer dentro da água para conseguir mais potência, força nos golpes. Praticamente luto contra a água”, conta o campeão.
O foco de Adriano a partir de agora é disputar o máximo de competições possíveis para conseguir desenvolver seu taekwondo. O atleta até o momento disputou poucos campeonatos, a maioria pelo Estado de São Paulo, mas, segundo ele, ainda não existe um ritmo mais forte de competição. “Este ano está todo planejado, vou participar dos regionais, abertos, pré-olímpico, mundial e vamos partir forte e tentar buscar os resultados. Estamos saindo quase do zero mas buscando um bom espaço dentro do taekwondo”, diz. O atleta deve participar de pelo menos uma competição a cada dois meses e seu objetivo é estar futuramente em uma olimpíada já que o Taekwondo como esporte olímpico é uma das modalidades em que o Brasil vem crescendo. “Minha rotina de treinos e campeonatos é justamente para começar de baixo, quietinho, e tentar feitos maiores na carreira. Tenho que conquistar os títulos, construir uma boa reputação dentro do esporte e depois tentar uma vaga olímpica, vou treinar duro para consegui o meu espaço”, disse o atleta.
Adriano treina taekwondo há quatro anos e em agosto fará exame para faixa preta. Segundo o atleta, na faixa preta as chances de crescer dentro da modalidade são bem maiores. Atualmente ele é faixa vermelha/preta. “A cada campeonato que ganho vou abrindo portas para ir mais longe e quero chegar o mais longe possível dentro do taekwondo”, disse ele, vislumbrando grandes competições dentro e fora do Brasil.
Atualmente, devido ao Taekwondo ser muito pouco conhecido e ter uma pouca divulgação em Poços de Caldas, ele não tenho apoios. “É complicado viajar e disputar os campeonatos. O taekwondo precisa ser divulgado mais, fora de Poços todo mundo conhece, todo mundo apóia, o esporte está crescendo. Muitas cidades não têm a modalidade, devemos nos orgulhar de Poços ter representantes, e no que depender de mim vou me dedicar ao máximo para tornar o esporte mais conhecido. Participando de campeonatos teremos mais condições de buscar mais apoio”, finalizou o atleta.
Para o treinador Flávio, o título num campeonato reconhecido pela Federação Mundial de Taekwondo é muito importante para Poços de Caldas e principalmente para o crescimento do atleta. “Adriano é uma promessa muito forte por se tratar de um atleta muito técnico, habilidoso e tem um condicionamento físico excelente, qualidades que o credenciam para figurar em breve entre os grandes nomes deste esporte no Brasil”, disse o treinador.
A preparação física de Adriano é feita por Fernando Nascimento, dono da Academia Nafar, responsável por toda a programação de treinos do atleta.

Nenhum comentário: