sábado, 2 de janeiro de 2010

Poços ganha Lei de Incentivo ao Esporte

O ano começa de uma maneira muito positiva para o esporte na cidade. Foi criada a Lei de Incentivo ao Esporte, que não está mais agregada à Lei de Incentivo à Cultura. “Fizemos uma solicitação no passado para a Câmara Municipal para que fosse criada a Lei de Incentivo ao Esporte idêntica à da Cultura, porém, na época, os vereadores preferiram deixar o esporte com a cultura e foi assim até hoje. Agora, graças ao trabalho do prefeito Paulo César Silva e da secretária de governo Salma Neder Camacho, foi feita nova solicitação de separação das leis, sendo aprovada pelos vereadores por unânimidade”, disse Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, secretário municipal de Esportes. “Quero agradecer aos vereadores que aprovaram uma lei que veio para beneficiar os projetos a serem desenvolvidos pelo esporte em Poços de Caldas’, concluiu ele. A lei abrange inclusive projetos para melhorias de praças esportivas. Segundo o secretário, campeonatos podem ser desenvolvidos agora com o apoio da lei, basta que seja feito um projeto dentro do orçamento. Uma das entidades que pode se beneficiar com o projeto é a Liga Poços-caldense de Futebol, que deve buscar recursos na lei para seus campeonatos. “Sabemos que a LPF enfrenta muitos problemas e a verba que a prefeitura repassa não dá para tocar todas as competições. Agora esse quadro de dificuldade pode se modificar”, disse Lelo.
Os projetos serão analisados por pessoas da área esportiva e acredita-se que a demanda será muito grande. Segundo Lelo, os projetos podem ser desenvolvidos tanto por pessoas jurídicas quanto físicas. “Para se ter um exemplo das facilidades que essa lei vai proporcionar, qualquer pessoa pode elaborar um projeto, desde que ele seja executado por um profissional da educação física, registrado em seu Conselho”, explica Lelo. “Foi um ganho que tivemos para esse ano novo e sem dúvida um grande presente para os amantes dos esportes de Poços de Caldas, dado pelo prefeito e pela Câmara de Vereadores”, conclui o secretário.
A lei na verdade só entra em vigor para valer em 2011, já que o projeto de incentivo para 2010 foi feito em agosto. “No segundo semestre deste ano vamos trabalhar e estudar como será 2011 e daí pra frente eternamente se Deus quiser”, conta o secretário.

Balanço do ano e novidades para 2010
Obras – “Tínhamos o compromisso de entregar algumas obras e conseguimos trabalhar para fechar o ano bem neste aspecto. Foram feitas melhorias de segurança no Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira e no Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves, atendendo a pedidos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Foram obras concluídas com sucesso, prova disso é que o ginásio está liberado para grandes eventos enquanto que o estádio está apto para atender aos clubes da cidade com todos os alvarás dentro das exigências. O Ronaldão foi um dos primeiros estádios aprovados pela Federação Mineira. Há muito tempo a gente não conseguia deixar o estádio em boas condições de segurança e isso foi resolvido completamente esse ano. A pista de atletismo teve uma melhoria em sua estrutura com a construção de banheiro, vestiário e esses foram os destaques em termos de obras importantes. Foram feitos muitos reparos em praticamente todos os ginásios da cidade. Agora estamos trabalhando para a construção de um ginásio na zona leste e logo entregaremos uma praça esportiva para aquela população. O ginásio será construído no antigo campo de futebol do Nova Aurora. Será nosso carro chefe em 2010. Já foi licitada e a ordem de serviço será assinada nos próximos dias. Uma grande parceria com os nossos deputados que ofereceram a verba”.

Competições – “Conseguimos realizar todos os nossos eventos que estavam programados e ainda recebemos alguns de porte nacional, como a Mitsubishi Cup. Inicialmente ela não estava programada para acontecer na cidade e em três meses montamos uma estrutura exclusiva e adequada. Tivemos as Olimpíadas Escolares, evento grande, tivemos a Copa Petrobras de Handebol, Joju, Jojuninho, Lidarp, enfim, eventos importantes realizados em nossa cidade".

Calendário para 2010 – Já fizemos nosso calendário com os eventos locais e vamos ainda buscar outros. Infelizmente esse ano não seremos sede das Olimpíadas Escolares mas estamos trabalhando novos eventos fortes para o ano. Em 2011 as Olimpíadas Escolares podem voltar para Poços de Caldas. Este ano poderemos trazer o Campeonato Nacional da Terceira Idade, que agrega aproximadamente 1.500 pessoas do Brasil todo. Já para janeiro teremos dois grandes eventos locais.O primeiro será a Corrida Ciclística que estará agregada à primeira etapa do Campeonato da Média Paulista e com certeza teremos pilotos do mais elevado nível técnico. Essa prova ainda comemora a Comarca de Poços de Caldas. Fechando o mês acontece a corrida Volta ao Cristo, tradicional competição que entra em sua 28ª edição. Cerca de 150 atletas já estão inscritos pelo sistema online. A Contra Relógio, revista especializada em corrida pedestre, considerada a melhor publicação da área na América do Sul, colocou a Volta ao Cristo em seu calendário oficial, com fotos da competição, destacando Poços. Vê-se aí a importância da nossa Volta ao Cristo. Foi gratificante ver que a grande mídia coloca uma prova nossa como as principais do mundo".

Motocross – Vamos construir na área do Thatersal, com autorização do prefeito e em parceria com o pessoal do motocross, uma pista oficial de 1.200 m e nesta área receberemos eventos de nível nacional voltados para o motocross. O trabalho de terraplanagem já começou e a pista deve ser concluída no final deste mês. Haverá uma competição oficial nos dias 20 a 21 de fevereiro que receberá nomes importantes deste esporte radical.”

Placar do Ronaldão – “Tentamos por duas vezes uma parceria para resolver o problema do placar eletrônico do estádio e não conseguimos. Fizemos duas licitações e o custo gira em torno de 70 mil reais para colocar o placar que gostaríamos. Na primeira tentativa colocamos cinco anos para a empresa parceira explorar o placar e não apareceu ninguém. Na segunda licitação também não apareceu ninguém. Neste segunda tentativa passamos para dez anos a exploração do placar. A empresa faria um investimento de 70 mil e teria 10 anos para explorar propagandas no entorno do placar e não conseguimos. Então fizemos uma parceria com os alunos da Puc e vamos voltar a ter o placar antigo. Todo o sistema eletrônico dele foi reformado pelos alunos do curso de Engenharia Eletrônica, já fizemos alguns testes e ele está funcionando perfeitamente e será esse o placar durante os jogos do Campeonato Mineiro".

Capacidade do estádio – Nosso estádio não terá sua capacidade aumentada em curto período de espaço de tempo. A prefeitura tem outras prioridades e essa não é uma delas. Quando a Caldense foi campeã mineira em 2002 jogou a final em Poços. Mas naquele ano não tinha time grande na competição, ou seja, o campeonato é feito para time grande em Minas Gerais. Limitar a capacidade em jogos decisivos é exigência de Cruzeiro, Atlético e América e os times do interior, interessados em ganhar dinheiro, assinam concordando com isso. Se pode jogar na primeira fase, por que não pode jogar na segunda? Os times interessados em dinheiro concordam. Claro que na hora de jogar para 10 mil pessoas aqui ou 40 mil em BH eles vão preferir jogar lá. Então eu vejo que os clubes são responsáveis por isso. Agora vamos supor que a Caldense se classifique para jogar contra o Ituiutaba. Onde seria o jogo? Possivelmente no Mineirão. Quantas pessoas iriam ver esse jogo? Então qual é o caminho? Um acordo para jogar uma partida na Fazendinha e outra no Ronaldão. Na minha opinião um estádio que recebe um jogo numa fase inicial pode perfeitamente receber partidas do campeonato todo”.

Nenhum comentário: