sábado, 16 de janeiro de 2010

Escolinha incentiva as primeiras pedaladas

Sob a coordenação do professor Elber Oliveira, a Secretaria Municipal de Esporte mantém um projeto na pista de bicicross do Parque Municipal Antônio Molinari. “Este projeto já está com oito meses, faz parte do Viva Esporte e trabalha com iniciação para crianças”, disse Elber. Atualmente cerca de 25 atletas treinam no local sempre às terças e quintas das 9h às 10h30. Segundo o professor, alguns já estão prontos para competições e devem tem um calendário cheio em 2010. “Teremos a Copa Paulínia, o Campeonato Paulista, enfim, provas mais próximas de Poços de Caldas, às quais vamos dar prioridade”, disse Elber.
A escolinha ensina meninos e meninas a partir dos seis anos e hoje o atleta mais velho em atividade tem 14 anos. “Graças a Deus o projeto vai caminhando bem, ano passado estivemos numa etapa da Copa Paulínia, uma das mais importantes no Brasil. Os meninos foram conhecer, ter um contato com a competição, com uma pista fora de Poços de Caldas, puderam interagir com outros pilotos com um grau técnico maior e acabou sendo um sucesso, eles foram muito bem apesar dos resultados não terem sido muito expressivos. Eles ficaram satisfeitos e eu também gostei muito da experiência, disse o professor.
Segundo Elber, existe proposta da Secretaria Municipal de Esportes para incrementar a modalidade em termos de material, acessórios de proteção e segurança e ainda com bicicletas. “Vamos ver se com esse apoio da SME a gente consegue melhorar as condições para os meninos treinarem na cidade”, disse.
Segundo o professor, existe a possibilidade de realização de algumas competições na cidade com intuito de arrecadar dinheiro para a escolinha. “Trabalhamos com meninos carentes e existe muita dificuldade de conseguir equipamentos básicos, como capacete, cotoveleira, joelheira. Vamos tentar ajudar na medida do possível neste aspecto”, complementa. O professor comenta que os meninos estão vivendo um período de evolução técnica e de força e por serem o futuro do bicicross em Poços de Caldas há a necessidade de equipamentos certos para a prática do esporte. “Às vezes recebemos doações. Para citar um exemplo, recebi uma bicicleta e ela está com um garoto que faz parte da escolinha. Ele não tem condições de comprar uma bicicleta e resolvemos ajudá-lo emprestando o veículo. Se amanhã ele resolver parar de frequentar as aulas eu repasso esta bicicleta para outro menino que esteja precisando. Se alguém se interessar em fazer alguma doação para nossa escolinha será muito bem recebido pois assim conseguiremos ajudar nossos meninos, futuro do bicicross em Poços de Caldas”, diz. Segundo o professor, alguns atletas do Bicicross Poços Clube, que já participam de eventos de grande porte, ajudam muito com doações aos meninos da escolinha. “Sempre doam camisetas, acessórios. O Renato Rezende, um dos grandes nomes do bicicross brasileiro, ajuda muito o pessoal. “Temos muitos exemplos de pessoas que amam esse esporte e querem ver o bem do bicicross local”, conta Elber, que ressalta que a solidariedade das pessoas envolvidas acaba ajudando a todos e a tendência é um bicicross cada vez mais forte em Poços.
O professor convida meninos e meninas para participarem do projeto, e não existe um custo. Elber disse que está à disposição dos interessados na pista do parque às terças e quintas pela manhã e novos praticantes serão bem recebidos. "A única coisa que exijo no começo é o capacete, pois ele é um acessório que não pode faltar, mas se tiver dificuldade de conseguir o equipamento damos um jeito. O que interessa é a atividade esportiva, que faz muito bem para a saúde”, disse. Existe um estudo para ampliação de horários de treinos na pista do parque, mas, segundo Elber, isso ainda depende de conversas com o secretário de Esportes Carlos Alberto dos Santos. Com a ampliação dos horários as turmas poderiam ser divididas, sendo que pela manhã as aulas seriam para meninos de 6 a 12 anos e à tarde para os alunos mais velhos que estudam na parte da manhã.
Elber comenta que a oportunidade de trabalhar com a escolinha acrescentou muito em sua vida. “A oportunidade de trabalhar com crianças em qualquer modalidade é muito importante, pois gera uma movimentação dos pais e um envolvimento muito grande de pessoas que muitas vezes desconhecem o esporte. O bicicross hoje é uma modalidade olímpica e quem sabe a gente não consiga aqui em Poços de Caldas descobrir algum talento que possa brilhar no Rio de Janeiro em 2016. Nossos alunos hoje estão numa idade em que é possível sonhar um futuro com medalhas para nosso país. Os dois primeiros brinquedos de uma criança são a bola e a bicicleta e depois ela precisa ter oportunidades e opções para escolher uma prática esportiva”, disse Elber. Segundo ele, uma das coisas exigidas na escolinha de bicicross é que o aluno tenha um bom desempenho nos estudos. Se ele tiver nota baixa recebe algum tipo de punição, que quase sempre é o afastamento dos treinos por algum período. “Ficar longe da pista para eles é terrível e por isso acaba dando resultado e eles geralmente conseguem boas notas na escola”, ressaltou o professor da SME.

Competições
Segundo Elber, a intenção é que os alunos da escolinha participem este ano das cinco etapas da Copa Paulínia, uma competição que facilita a presença dos meninos, pois os competidores não precisam ser federados e ficam isentos de pagar taxas. As etapas são nas cidades de Paulínia, Sorocaba, Indaiatuba, Americana, Salto e Paulínia novamente. A Secretaria Municipal de Esporte ajuda no transporte através do Bicicross Poços Clube que tem uma subvenção com a prefeitura. “Eu, como profissional da escolinha, sempre entro em contato com o pessoal do Bicicross Poços Clube e eles nos viabilizam o transporte. Na parte de alimentação recebemos apoio de outras pessoas e entidades privadas” disse Elber.

Nenhum comentário: