quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Caldense manda jogador para Portugal

A Caldense reuniu a imprensa ontem na sala do Conselho Deliberativo e apresentou as últimas notícias do time que estreia em poucos dias no Campeonato Mineiro da primeira divisão. Novidades em relação a parcerias, preparação e jogadores foram divulgadas. Um dos pontos principais da entrevista foi a transferência do jogador Juninho, de 16 anos, para o Benfica de Portugal, onde fará um estágio. O atleta passará por um período de testes no futebol europeu e pode ser negociado definitivamente. Participaram da coletiva o presidente da Caldense Laércio Martins, o gerente de futebol Jânio Joaquim, Luiz da Flama, diretor de futebol, Aldo Lobo,diretor de futebol e Alex Joaquim, supervisor de futebol Confira os principais assuntos apresentados.
Depois de dois meses de negociações, a Caldense concretizou a transferência de Juninho para o Benfica de Portugal. É o primeiro atleta da Caldense que sai de Poços para tentar a sorte no futebol europeu, que é a grande vitrine mundial. Segundo o gerente de futebol Jânio Joaquim, a transferência de Juninho, mesmo que ainda de forma não definitiva, acaba sendo uma resposta para muitos críticos que dizem que a Caldense não cuida dos jogadores da cidade. “Estamos trabalhando, conseguimos a parceria junto ao Cruzeiro e enquanto nos criticam respondemos com trabalho sério”, disse Jânio. O jogador já está treinando para os juniores do Benfica e no seu primeiro treino marcou três gols e causou uma boa impressão. “Já adianto, sem estardalhaço, que a princípio o Juninho fará um estágio através de um convênio com a Traffic e não se conversou nada em termos de dinheiro. Por enquanto, ele está em um período de avaliação. O atleta foi a Portugal acompanhado por sua mãe, - que já retornou a Poços de Caldas - que gostou muito do que viu por lá. Tudo foi feito dentro da maior clareza, com seriedade e nada foi conversado sobre negociação. Se amanhã ou depois aparecer uma boa proposta a Caldense vai estudar com carinho e o atleta pode ser negociado em definitivo, mas por enquanto ele está fazendo apenas um estágio. Ele não foi vendido e não está à venda, porém, isso pode acontecer se aparecer uma proposta boa para todas as partes,” disse Jânio Joaquim. Para o presidente Laércio Martins, a ida de Juninho para Portugal é muito positiva para a Caldense que tem a possibilidades de ter portas abertas com o futebol europeu. “Se tudo der certo será muito bom para a Caldense. O Benfica é um dos grandes clubes do futebol mundial e essa parceria, dando certo, possibilita que mandemos outros atletas para a Europa e coloquemos nosso clube definitivamente em destaque no forte futebol europeu”, disse ele, que ressaltou que os grandes clubes do futebol brasileiro e mundial vivem desta maneira, cobrindo os déficits negociando jogadores. “Hoje no interior manter futebol é muito complicado, muitos gastos, buscando um apoio daqui e dali e uma parceria desta dando certo é mais um canal que a Caldense pode buscar para manter seu futebol profissional.
Dois jogadores importantes devem ficar de fora da primeira rodada, quando a Caldense joga em Poços contra o Democrata de Governador Valadares. Fidel está em processo de renovação do seu visto no Brasil e, segundo Alex Joaquim, o jogador só entra em campo após a situação ser regularizada e isso pode levar alguns dias. Para a primeira partida ele praticamente está fora mas o clube está se esforçando para que o jogador entre em campo contra o Democrata. Fidel está não está em situação ilegal no país mas seu visto termina antes do final do campeonato mineiro e por isso a situação precisa ser resolvida. Outro caso apontado por Alex Joaquim é o do atacante Tiago Pereira. O jogador fechou contrato com o time de Poços de Caldas em dezembro mas a janela de transferência para jogadores que estavam atuando fora do Brasil só foi aberta em janeiro. A Federação Mineira de Futebol deu entrada nos documentos apenas no dia 12 deste mês. Como a liberação total para o atleta atuar com as cores da Caldense só deve ocorrer em 10 ou 15 dias ele também pode não jogar a primeira rodada do Campeonato Mineiro. O zagueiro Fábio Paulista, que fraturou uma costela, está entregue ao departamento médico e ainda é dúvida para o primeiro jogo. Pouco antes da coletiva com a imprensa, a diretoria da Caldense se reuniu com a comissão técnica. “Colocamos nesta reunião todos os problemas enfrentados pela comissão técnica e vamos procurar resolver tudo para que nada de anormal atrapalhe o caminho do time durante a competição”, disse Jânio. Segundo o gerente de futebol, tudo que for pedido será atendido, desde equipamentos a suplementos. “Nada foi deixado de lado na reunião para que na hora que a bola rolar para valer nenhum fato extracampo seja fator prejudicial que reflita dentro na equipe," disse.
Jânio Joaquim criticou a postura da FMF, que disse uma coisa no arbitral e agora, na hora de cumprir o prometido, mudou a conversa. “Foi definido no arbitral, com a inclusão do América-TO na primeira divisão, foi feita uma promessa pelo presidente de que seria fechada uma parceria com uma empresa que colocaria placas de publicidade nos dias de jogos. Essa empresa arcaria com as despesas de arbitragem nos times durante o campeonato. Agora a conversa mudou, estão alegando diversos problemas e para este campeonato o acordo será muito difícil de ser cumprido. Ou seja, o que estava certo já não é certo mais. Me lembro que na época recebemos críticas porque a Caldense havia sido a única equipe contra a inclusão do América de Teófilo Otoni na vaga do Rio Branco de Andradas. Essas coisas mostram que os anos que, tanto eu quanto o Laércio, temos à frente da Caldense nos permitem saber que coisas assim acontecem e as promessas nem sempre são cumpridas. Eu já sabia que era “conversa para boi dormir” e não me surpreendi com esse recuo na palavra que já tinha sido empenhada”, desabafou Jânio Joaquim.
Segundo o presidente Laércio Martins, a Caldense traçou várias metas em termos de patrocínio para a temporada, porém, devido às dificuldades pelas quais muitas empresas passam, pouco avanço foi conseguido. “As grandes empresas do Brasil já estão com seus orçamentos para 2010 fechados e infelizmente não conseguimos ainda nada de novo em termos de apoio. Pode ser que em 2011 tenhamos alguma novidade”, disse o presidente do clube. A Unimed, antiga parceria da Caldense, está mantida este ano. Segundo o presidente, o acordo com a Unimed foi fechado esta semana e ela será, ao lado da GM Costa, as grandes parceiras do clube no Campeonato Mineiro. “Se amanhã ou depois aparecer alguma novidade, ainda para este ano, tenho facilidade de excluir a GM Costa e colocar esta empresa no lugar”, disse. Existe ainda uma parceria com a Rápido Luxo Campinas que fará o transporte do time. A empresa terá sua marca estampada em placas de publicidade no estádio municipal. Segundo Laércio Martins, o clube está tentando uma parceria com a prefeitura, que envolverá a Água Mineral Poços de Caldas, DMAE e DME, no entanto nada ainda foi definido sobre o assunto. Segundo Laércio, essa parceria está sendo negociada através do conselheiro do Clube Rodopiano Marques Evangelista, que tem uma procuração da Caldense e está à frente das conversas.

Nenhum comentário: