quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ronaldão pronto para o Campeonato Mineiro

Palco, no próximo dia 24, de uma partida histórica que marca o retorno da Caldense à elite do futebol de Minas Gerais, o estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira está pronto. Um trabalho feito em parceria entre as Secretarias de Obras e de Esportes colocou aquela praça esportiva em condições de receber o futebol profissional e seus apaixonados torcedores. “O estádio está pronto, foram feitas adequações já no início do ano passado no sistema de segurança quando seguimos todas as orientações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Foram ainda implantados hidrantes, saídas de emergências, espaço para queimas de fogos e sistema de iluminação de emergência”, disse Israel Silva Pereira, assessor de atividades esportivas e lazer da Secretaria de Esportes.
O estádio hoje conta com 24 portões que deixa o local preparado tanto para os jogos de futebol quanto para quaisquer outros eventos. Foram ainda construídas 12 novas escadas, seis de cada lado do estádio, que visam dar maior conforto para o público. “Ainda faltam alguns detalhes, como corte de grama, placar eletrônico, que está sendo preparado, algumas pinturas, limpeza, enfim, tudo está dentro do planejado para que a volta do futebol profissional seja realizada num grande palco que é o Ronaldão”, finalizou Israel. O placar eletrônico do estádio será o mesmo que funcionava antigamente. Ele foi reformado em parceria com os alunos de eletrônica da Puc. Segundo o secretário de esportes Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, houve uma licitação para que fosse instalado um novo placar no estádio mas nenhuma empresa se interessou.
As obras feitas no estádio foram todas aprovadas pelos órgãos competentes e o Ronaldão foi um dos primeiros aprovados para o Campeonato Mineiro. “Algumas equipes tiveram problemas para a liberação de suas praças esportivas, mas em Poços de Caldas graças a um trabalho competente e rápido não houve qualquer motivo para que a Federação Mineira de Futebol não liberasse o estádio para os jogos do Campeonato Mineiro”, diz Lelo.
Inaugurado dia 4 de setembro de 1979, o estádio já recebeu nomes consagrados do futebol brasileiro como Casagrande, Zico, Sócrates, Elzo, Eder, Paulo Isidoro, entre outros e viu partidas memoráveis da Associação Atlética Caldense. Neste palco o time de Poços de Caldas derrotou Atlético, Cruzeiro, Juventude e empatou com o Internacional de Porto Alegre, campeão brasileiro invicto de 1979. Foi no Ronaldão que o torcedor de Poços de Caldas viveu um momento mágico em 2002, quando vibrou com o título de campeã mineira da Caldense numa partida onde o estádio recebeu seu maior público na história, cerca de 15 mil expectadores. Hoje os tempos são outros e o Estado está liberado apenas para 7.500 pessoas e por este motivo a Caldense terá que jogar as fases decisivas longe de sua casa e de seus torcedores.
“Infelizmente é uma condição imposta por Atlético, Cruzeiro e América que obriga que isso ocorra nas fases finais. No entanto, os times do interior acabam sendo compensados financeiramente para jogar longe de casa. Eu acho que se um jogo pode ser realizado na primeira fase em determinado local ele pode perfeitamente ser repetido numa fase final, mas isso tudo é decidido no arbitral e todos aceitam”, disse o secretário de esportes.
O Mantiqueira está se preparando para a cobertura do Campeonato Mineiro da primeira divisão. Como já está se tornando tradicional, haverá uma equipe nos jogos do estádio para o jornal impresso e ao mesmo tempo a partida estará sendo transmitida pela internet em tempo real. O primeiro jogo em Poços de Caldas será dia 24 de janeiro, quando a Caldense enfrenta o Democrata de Governador Valadares.

Nenhum comentário: