quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Cavaleiro de Poços de Caldas vence etapa do CCE e Adestramento

Poços de Caldas, MG - Aconteceu no último final de semana - dias 10 e 11 - a VII etapa do CCE e Adestramento. O evento foi realizado na cidade de Pirassununga, interior paulista.
A prova teve como sede o Centro Hípico Pagoto, uma dos mais conceituadas hípicas de CCE e Adestramento do interior de São Paulo. O proprietário do local é Éder Gustavo Pagoto, que faz parte da equipe olímpica brasileira.
A competição foi disputada em oito categorias - Iniciantes, Novatos, Avançados, Nível I, Graduados, Master, Uma estrela e  Duas estrelas - e reuniu em torno de 200 conjuntos de todas as partes do Brasil. O evento também contou com cavaleiros olímpicos do Brasil como Serguei Fofanoff, atual campeão brasileiro de CCE, título que ele já venceu oito vezes, além de conquistas diversas em competições olímpicas e pan-americanas.

Poços em destaque
O cavaleiro de Poços de Caldas, Otávio Tomé de Castro, foi novamente um dos destaques. Ele ficou com o título na modalidade de adestramento e ficou na quinta colocação competindo com seu segundo cavalo a mesma modalidade. Otávio ainda terminou em terceiro na modalidade CCE. O jovem competiu na categoria Avançados com os cavalo “Euller”, da raça BH (Brasileiro de Hipismo), e a égua Polly Pocket, da raça puro sangue inglês.
A prova contou com alto rigor técnico, sendo julgada por juízes internacionais. “Estou muito feliz por ter conseguido mais um título para minha carreira e também para Poços de Caldas”, disse Otávio.
A prova foi válida para o ranking  da Associação Brasileira de Hipismo Rural de CCE, Federação Paulista de Hipismo e Confederação Brasileira de Hipismo. Otávio César atualmente lidera o ranking brasileiro de CCE e Adestramento e disputa uma vaga para entrar na equipe de base brasileira de CCE e Adestramento.
O cavaleiro teve acompanhamento dos instrutores Mazinho, de São José do Rio Parto, e Alina Júlia Tomé de Castro, de Poços de Caldas. Otávio tem apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, do secretário de esportes, Albert Mareca, Colégio Integral e Sudeste Móveis Escolares.

CCE
O CCE - Concurso Completo de Equitação - é um esporte que vem crescendo aos poucos no Brasil. A modalidade nada mais é do que o hipismo completo, prova disputada em dois dias e que contém três modalidades. A primeira modalidade é o Adestramento ou Dressage. É a modalidade do hipismo mais clássica e seus princípios básicos são os pilares da equitação e adotados por todas as demais modalidades. A segunda modalidade é o Salto Clássico, a mais popular do hipismo, que é divida em categorias conforme a altura dos obstáculos.  A terceira modalidade é chamada da Cross Country. Nesta modalidade exige-se força, resistência, equilíbrio e concentração do conjunto durante os obstáculos naturais como troncos de árvores, obstáculos em declive e salto sobre em obstáculos com água.

Nenhum comentário: