quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Poços-caldense será o único representante de Minas nos Jogos Escolares em Natal

Poços de Caldas, MG - Pedro Xavier Paulino tem apenas um ano e meio de prática de xadrez, porém, o pouco tempo na difícil modalidade não foi obstáculo para que o jovem de 14 anos se tornasse um dos grandes nomes de Minas Gerais. Ele acaba de sagrar-se campeão no Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), realizado em Passos. O título credenciou o jogador a ser o único representante de Minas Gerais na edição nacional que acontece em Natal no próximo mês. Pedro estuda no Colégio Jesus Maria José e falou sobre as dificuldades que a modalidade exige. “Para ser um bom jogador é preciso todos os conhecimentos básicos da modalidade, porém não é apenas isto. Você consegue diferenciar um jogador do outro pelo conhecimento tático e pela estratégia. Para ser um bom jogador de xadrez é preciso muito estudo e treinar exaustivamente posições”, disse Pedro Xavier.

A competição
Para ser campeão em Passos, Xavier enfrentou uma maratona de jogos com alto nível técnico. A competição foi realizada em três etapas e atraiu os melhores jogadores do Estado.
“Consegui disputar partidas interessantes e vencer bem. Minha meta era o primeiro lugar, já que apenas o campeão estaria na etapa nacional e eu não poderia ficar de fora desta competição”, disse. O jovem enxadrista sabe da responsabilidade de ser o único mineiro num campeonato tão forte. “Serei Minas Gerais e sei que a expectativa em torno de minha participação é enorme. Minas tem tradição no xadrez, é tricampeã e este ano quero dar continuidade nesta história vencedora de Minas nos Jogos Escolares”, disse.

 Família
O interesse pelo xadrez veio graças ao incentivo do pai, Pedro Aparecido Paulino. O jovem começou a prática do esporte pelo computador, mas a habilidade e o conhecimento só foram desenvolvidos após importante ajuda e incentivo. “Meu pai passou a me orientar, comecei a gostar do esporte e com o tempo consegui me aperfeiçoar e crescer”, conta o jogador que também contratou alguns professores para conhecer todas as regras e “segredos” do xadrez. Com o conhecimento e técnicas dominadas, Xavier  começou a disputar o xadrez competitivo. Ano passado, ele disputou o Jemg, mas os resultados não foram o que o atleta esperava. Persistente, não desanimou e começou a buscar melhor desempenho nas competições. O resultado apareceu nas Olimpíadas Escolares do ano passado quando ele terminou na quinta colocação. Então o atleta traçou o título como meta nas Olimpíadas Escolares deste ano. “Estou me sentindo muito bem preparado e vou em busca do título. Sei que é difícil, mas com confiança nada é impossível”, disse.
O incentivo no esporte vindo da família não se limita ao apoio moral e o garoto tem total ajuda financeira do pai. É ele que banca as viagens e campeonatos onde o jovem participa. “Não tenho nenhum apoio da escola onde estudo e se quero participar das competições tenho que contar com a ajuda do meu pai. Sei que com o secretário Albert Mareca posso contar, pois ele já me ajudou em outros campeonatos, mas a maior parte dos gastos sai do bolso de minha família”, disse o campeão. No caso da competição em Natal, Xavier terá suas despesas pagas pelo Governo do Estado. “Tenho um filho muito esforçado e dedicado ao xadrez e isto ajuda muito. Ele treina muito e o nível de concentração dele é muito alto, por isto os resultados estão aparecendo. Só lamento que o xadrez não seja praticado por tantas pessoas como o futebol por exemplo. Se houvesse mais pessoas praticando o nível técnico poderia ser maior. Ele gosta e isto acaba ajudando, inclusive na escola”, disse o pai do jovem campeão. “O xadrez é amplo com muitas regras e difícil. Um erro é fatal e por isto poucas pessoas se interessam pelo esporte, o que é uma pena”, lamentou.

Nenhum comentário: