quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Viva Esporte/Natação retorna após 10 anos sem atividades

Poços de Caldas, MG - O atual secretário de Esportes Albert Mareca resolveu colocar em atividade alguns projetos que estavam parados desde que ele deixou a pasta em sua primeira passagem pela administração municipal. A mais nova retomada é o Viva Esporte de Natação, que está funcionando em parceria com o clube Praia do Sol. A intenção é formar uma equipe para representar Poços de Caldas em competições. Para coordenar o projeto, a professora Roseli Martins foi convidada e aceitou de imediato o desafio. De início eram apenas dois alunos, agora cerca de 40 meninos e meninas estão em atividades, alguns já sendo preparados para as primeiras competições.  “Este projeto de natação implantado em nossa administração vem retomar um trabalho que ficou paralisado por muitos anos. Queremos desenvolver atividades para, num futuro bem próximo, além de criar um novo núcleo do Viva Esporte, poderemos também criar nossa equipe de competição em várias categorias”, disse Mareca.
A professora Roseli está bastante empolgada com o início dos trabalhos e já traçou uma meta. Segundo ela, a cidade precisa de uma equipe forte. As inscrições e as aulas são gratuitas e em breve a Secretaria de Esportes estará colocando um ônibus para facilitar a ida dos alunos até o clube. A estrutura do local ajuda muito. As aulas são ministradas em piscinas aquecidas, além de piscinas frias (abertas). “Resolvi aceitar o convite do Albert e estou muito satisfeita com o resultado que estamos conseguindo até o momento. Temos muito ainda que crescer, mas tenho certeza de que logo este clube estará lotado de praticantes da natação e com grande potencial para representar a cidade”, disse Roseli.

Evento
No próximo dia 31, às 10h, haverá um grande evento, no clube Praia do Sol, onde a professora mostrará aos pais dos alunos os avanços que conseguiu no pouco tempo de trabalho. Segundo ela, alguns não sabiam sequer nadar e agora se encontram num estágio bastante avançado. “Além da natação o evento terá apresentação de dança e músicas. Queremos reunir aqui pelo menos 150 pessoas para mostrar tudo que estes meninos e meninas aprenderam dentro das piscinas em um curto espaço de tempo”, disse a professora. “Peço para que os pais não deixem de trazer as crianças, mesmo as que não estão inscritas no projeto e conto com eles para o sucesso do evento. É importante que todos venham e prestigiem, pois o trabalho que estamos fazendo é muito bonito. A natação em Poços precisa ser reconhecida e tenho certeza que quando a população ver o que está sendo feito irá nos apoiar”, continuou Roseli. “Preciso agradecer o grande apoio da Secretaria Municipal de Esportes. Estamos num começo de trabalho bastante promissor”, disse.
Para participar do evento do dia 31 qualquer criança que sabe nadar está convocada.  As que não sabem nadar podem ir também, porém, apenas para conhecer o projeto. As aulas para elas começam após o dia 31. “O evento é para que as pessoas tomem conhecimento que o filho está numa atividade completa, que trabalha todos os músculos do corpo, oxigena o cérebro, trabalha a postura, queima calorias, desenvolve o crescimento, ajuda na inteligência”, disse Roseli. Segundo a professora, em alguns dos movimentos criados dentro da água é preciso que o aluno raciocine, desenvolva trabalhos em equipe, entre outras atividades. “Hoje não dá mais para ficar apenas na ida e vinda dentro da piscina. É preciso fazer a criança refletir na água, às vezes com números, cores, problemas matemáticos. A velocidade da informação nos dias de hoje é muito rápida e nossas crianças preferem ficar no computador do que apenas naquele vai e volta nas piscinas. Estamos fazendo um trabalho diferenciado para estimular o interesse e a continuidade das atividades”, disse Roseli.

Competições
A primeira competição com participação de alunos do projeto Viva Esporte acontece em outubro. Quatro atletas estão sendo preparados e se encontram em estágio bastante avançado. A professora alerta que a equipe formada é para o futuro e resultados não podem ser cobrados neste momento, porém, o simples fato deles estarem representando a cidade neste início de trabalho já é um grande avanço.
Os primeiros garotos que estão se preparando para competir dão duro nas piscinas. Sob orientação da professora fazem diversos tiros - atravessam a piscina - em pouco tempo. A equipe será composta pelos atletas Gabriel, Otávio, Maurício e Sandro. Algumas meninas do projeto também vão participar da competição. Segundo Roseli Martins, a meta é que todos os alunos estejam prontos para disputarem campeonatos em 2014.

Nenhum comentário: