sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Ciclista de Poços vai disputar o Desafio da Serra do Rastro em Santa Catarina

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas,MG - Luiz Paulo Santos, o Buraco, se prepara para disputar uma das provas mais importantes e bonitas do calendário mundial do ciclismo. No próximo dia 5 de março, ele estará no Desafio da Serra do Rastro, uma das competições mais difíceis do Brasil. A largada acontece na praça central e a chegada no Mirante Serra do Rio do Rastro.

Sonho
Buraco conta que disputar esta prova sempre fez parte de um sonho que está prestes a se realizar. “É uma prova muito importante, num cenário maravilhoso e por isto eu sempre sonhei estar ali. Graças a Deus este ano deu certo e não vejo a hora de colocar a bike naquele percurso e começar a pedalar subindo o morro. Será uma sensação indescritível e uma realização pessoal”, falou Buraco.

Amigos e família
Para realizar o sonho e disputar o Desafio da Serra do Rastro, Buraco teve a ajuda importante de familiares e amigos. Cada um juntou um pouco daqui e dali e conseguiram arrecadar recursos para patrocinar a aventura do ciclista de Poços de Caldas. “O Buraco ama o que faz e nós da família sempre o apoiamos. A ajuda para esta viagem veio por vontade de todos e o que fica é o sentimento de felicidade em poder propiciar para ele a realização deste sonho de estar nesta prova. Nós ficamos aqui na torcida por um bom desempenho e ele pode ter a certeza que para nós, independente do resultado, ele é um grande vitorioso por tudo que faz por amor ao esporte”, disse o irmão Luciano Santos. O empresário Benedito Bazar, da Mudanças TransBazar, conhece o atleta há mais de 15 anos e acompanhou seu crescimento no meio ciclístico. “Sei das dificuldades que ele passou quando foi representar a cidade de Iracemápolis-SP em competições de ciclismo, sei que ele tem potencial e é disciplinado nos treinos, então, nada mais justo do que agora poder contribuir para que ele represente Poços de Caldas nessa prova tão importante para os ciclistas”, comenta Bazar.

Treinos
Buraco sabe que agora é mãos à obra e enfrentar cerca de 25 quilômetros de puro desafio, como o próprio nome da prova diz. “Sei que não será fácil, muito difícil todo o percurso, mas estou preparado para isto e quero fazer parte disto. Os últimos dias foram de treinos intensos e no que depender de mim farei de tudo para representar bem a equipe Ciclo Sports e Poços de Caldas”, conta o ciclista que conseguiu apoio da Secretaria Municipal de Esportes para ir ao Desafio. “Além da minha família, que fez de tudo para me ajudar, ainda consegui apoio de muitos amigos e empresas. Quero agradecer imensamente a Art Fibras, Secretaria de Esportes, MG Tools, MG Ferramentas, Mudanças TransBazar, além de meus pais Antonio e Graça, irmãos Luciano e Leonardo e minhas cunhadas Renata e Elaine, minha esposa Simone, ao grande amigo Wilson Morgado e ao jornal Mantiqueira, que está sempre ajudando divulgando nossas aventuras. Agora é continuar estes dias de preparação e ir para a prova”, falou Buraco. Questionado sobre a maior dificuldade da prova ele conta que a largada é seu maior temor. “Muita gente se tocando, dando cotovelada e acredito que é o ponto mais crítico. Depois disso é me manter focado que tenho certeza que posso fazer uma competição muito boa”, falou.
Para se ter ideia da preparação que vem fazendo, semana passada Buraco percorreu quase o dobro da distância do Desafio da Serra do Rastro. Ele veio de Águas da Prata, passou pela Fazenda Córrego D´Antas, subiu até o Cristo e depois percorreu as ruas centrais. Duas vezes por semana ele percorre de três a quatro horas em treinos intensos. Foram diariamente percorridos cerca de 90 quilômetros, sendo 40 apenas de subidas. Os treinos focaram mais as subidas e o ciclista disse que conseguiu fazer bons percursos preparatórios.

A prova
A serra sempre reserva surpresas, a largada em Lauro Müller pode ser com temperatura amena e a chegada ao alto com a temperatura de 10ºC. A dificuldade do percurso são inúmeras e variadas. O trajeto cheio de curvas sinuosas e subidas fortes fazem com que a maioria dos competidores não consiga terminar o percurso, ficando pelo meio do caminho. O percurso é de 24,6 km com chegada no Mirante da Serra do Rio do Rastro com 4 pontos de hidratação mais frutas, 3 pontos ao longo do percurso e um ponto na chegada.

Nenhum comentário: