quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Projeto social e esporte mudam a vida de jovem atleta

Poços de Caldas, MG - Que o esporte é o melhor caminho para mudar a vida de qualquer pessoa todos sabem. Que os projetos sociais são iniciativas que dão oportunidade para comunidades das mais diversas partes da cidade também não é novidade para ninguém. Mas a vontade e o interesse dos jovens em se dedicarem aos ensinamentos são fundamentais para o sucesso destas iniciativas. Por isto histórias de superação e dedicação de jovens que não tinham oportunidades se multiplicam. Um dos casos mais recentes é da adolescente Laura Lima, 14 anos, que aproveitou a chance oferecida por um projeto social no Marco Divisório e desde então teve sua vida mudada completamente.  “Para mim o esporte é vida e faço tudo por amor a ele. Desde que comecei a participar do projeto vi que era aquilo que queria para minha vida, mesmo enfrentando as desconfianças de todos que não acreditavam que eu levaria aquilo a sério”, conta Laura, que não estava satisfeita com sua vida antes e se agarrou com unhas e dentes na esporte. “Minha vida era de um jeito e se transformou completamente e para muito melhor”, contou a jovem. Depois de um tempo o projeto acabou no bairro de Laura e com isto ele ficou preocupada. Logo apareceram novas oportunidades que Laura não desperdiçou. Através do professor Betinho, da Academia Gracie Barra Poços, ela conseguiu novas oportunidades. Passou a treinar na Academia Metamorfose três vezes por semana e se transformou numas das mais novas revelações do MMA local.

Competições
Laura disputou seu primeiro evento de MMA ano passado e acabou derrotada. Ela conseguiu uma revanche para novembro deste ano e está treinando para a disputa que será em São José do Rio Pardo. “Graças a Deus tenho total apoio de minha família, principalmente meus avós. Minha avó tem um pouco de medo, mesmo assim, está do meu lado em todas as minhas decisões. A fé em Deus também é grande motivadora e quero conquistar muitas vitórias na vida e no esporte”, disse Laura.

Treinamentos
O professor Betinho destaca a  dedicação de Laura, que vem de uma comunidade carente mas tem o perfil de uma jovem batalhadora, guerreira e vitoriosa. “Ela foi descoberta no projeto “Mudando Vidas Ensinando Jiu-Jitsu”, no Marco Divisório, e desde o começo mostrou muito futuro. Já disputou alguns eventos e este ano o principal objetivo é disputar este revanche em São José do Rio Pardo”, contou Betinho, que conseguiu uma equipe para ajudar Laura na preparação. Laura terá à disposição o fisioterapeuta Tiago Torraca, além de apoio de Diego Almeida, da House Texas Ink, que ajuda patrocinando os treinamentos e transportes. Tem ainda a parte de musculação que está à cargo de Paulão Junqueira e Márcio, que são professores da Academia Metamorfose. “Todo este trabalho é para a Laura ter um treinamento de qualidade para conseguir disputar esta revanche e ter chances reais de vitória”, contou o professor Betinho.  
Para Diego Almeida, um dos incentivadores de Laura, o investimento na jovem é uma questão obrigatória por ela representar um talento que surge no esporte de Poços de Caldas e que precisa ser trabalhado com carinho. “Fui atleta de MMA e vi na Laura um grande talento. O fato de ser uma menina com um futuro brilhante me chamou a atenção e resolvi dar este apoio e ajudar no que for possível”, disse Almeida. O fisioterapeuta Tiago Torraca conta que será dado para Laura todo um suporte na área da saúde. Serão exercícios de alongamentos, fortalecimentos físicos, entre outros. “Também sou professor de jiu-jitsu e vou ensinar alguma técnicas e dar total apoio em várias áreas, como acupuntura. Vamos usar todas as técnicas disponíveis nos consultórios para ajudar no máximo que pudermos”, disse Torraca.

Nenhum comentário: