sábado, 27 de abril de 2019

Esporte e integração marcam Festival Paralímpico em Poços

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - A Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip) promoveu, neste sábado (27), o Festival Paralímpico. O evento aconteceu no Ginásio Moleque César, no bairro Cascatinha, com apoio da Fundação Volkswagen e da Secretaria de Esportes. A competição reuniu cerca de 120 atletas, com e sem deficiência, de cidades como Poços de Caldas, Botelhos, Caldas e Santa Rita de Caldas.
Foram realizadas as modalidades de Futebol de 7 e Bocha Paralímpica, esportes que compõem os Jogos Paralímpicos das Olimpíadas. Além dos pacientes da Adefip e de outras entidades da região, o festival teve participação de alunos das escolas municipais Alvino Hosken de Oliveira e José Raphael dos Santos Netto e do Colégio Cepoc.
 “O Festival Paralímpico da Adefip é um momento único por integrar diferentes pessoas com o objetivo de fomentar e vivenciar as modalidades paralímpicas praticadas na instituição”, disse o professore Eraldo Sandi. Para Ana Paula Tranche, presidente voluntária da associação, o evento esportivo concretiza o trabalho do Centro de Desenvolvimento de Potenciais, uma das iniciativas realizadas pela Adefip a fim de desenvolver os aspectos físicos e motores das pessoas com deficiência. “Este evento é mais um sonho realizado pelos alunos da Adefip e uma emoção muito grande participar de tudo isto”, falou Ana Paula. O evento foi aberto com presença de autoridades, alunos e familiares e teve apresentação de danças, teatro e da fanfarra do Centro de Desenvolvimento de potenciais da Adefip. “Eventos assim fazem com que nossas crianças e adultos comecem a se integrar na sociedade com outros jovens e crianças sem deficiência e este é o propósito, a união através do esporte”, falou Ana Paula. “Agradecemos as escolas participantes que são parceiras, estão sempre junto conosco nos projetos e os alunos destas escolas tiveram a vivência do esporte adaptado. Já para nossas crianças foi a chance de mostrar que podem fazer juntos”, continuou ela. “Este é um momento único que nos deixa feliz e emocionada pela integração”, complementa a presidente, que teve um filho com deficiência e se emocionou ao falar dele, falecido recentemente. “Meu filho não participava de um teatro e hoje as crianças participam de teatro, dança, entre muitas atividades. Com deficiência ou sem deficiência precisam de oportunidades para se sentirem capazes. Momentos como este nos fazem sonhar com uma sociedade mais justa e dá forças para lutar contra as diferenças”.

 Adefip

A Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip) é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 5 de junho de 1987 e reconhecida com os títulos de utilidade pública municipal, estadual e federal. Ao longo do tempo se tornou uma das principais associações do município ao prestar atendimento a pacientes por meio dos quatro grandes centros: Reabilitação Multidisciplinar, Inclusão Escolar, Capacitação e Inclusão Profissional e Desenvolvimento de Potenciais. A Adefip é mantida por meio de doações e através de parcerias com órgãos públicos, empresas e instituições.
(Com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: