segunda-feira, 8 de abril de 2019

Jogadores da Caldense fazem teste de resistência aeróbica

 Após um treino na academia nesta segunda pela manhã, os jogadores da Caldense foram submetidos ao famoso Yoyo Test, que mede a capacidade de resistência aeróbica de cada atleta e serve para determinar o tempo em que os jogadores consegue manter um alto rendimento físico. A atividade irá servir como base para direcionar o foco dos treinamentos nas próximas semanas.

O Yoyo Test consiste em um circuito de 20 metros com ritmo progressivo. Os jogadores devem percorrer a distância e voltar, totalizando 40 metros. Na saída e chegada, é emitido um sinal sonoro pré-estabelecido, todos devem finalizar o trajeto antes que o tempo se esgote. Nos primeiros estágios os atletas começam a 10 km/h e vão aumentando a velocidade ao poucos, até chegarem próximo aos 19 km/h. A cada velocidade, o percurso é repetido até oito vezes, sendo que entre os tiros há um descanso de 20 segundos.

O teste ocorre até o atleta se sentir incapacitado de prosseguir ou se não terminar o percurso dentro do tempo estabelecido duas vezes seguidas. O objetivo é que os jogadores realizem o maior número de deslocamentos possíveis. O resultado é determinado pela distância percorrida pelo atleta durante o teste e, posteriormente, transformado em um cálculo de consumo de oxigênio (VO2 máximo). A partir disso, é possível determinar quanto tempo o atleta pode permanecer em alto nível físico e, consequentemente, saber quem precisa melhorar o condicionamento. O plantel apresentou bons resultados no teste.

A comissão técnica divulgou internamente o percentual de gordura corporal do elenco, a grande maioria dos jogadores está com os índices dentro do ideal, que é próximo aos 11%. Os poucos que destoam estão na faixa dos 13%, ou seja, bem próximos de um índice satisfatório e devem atingir a meta nas próximas semanas.

O lateral-direito Calebe e o meia-atacante Bruno Oliveira, que foram anunciados pelo clube na semana passada, se apresentaram hoje no Ninho do Periquitos e já treinaram normalmente com o grupo.

Renan Muniz / Caldense

Nenhum comentário: