segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Associação de Poços é contemplada pelo Fundo Estadual de Cultura

Poços de Caldas, MG - A Associação Candeias de Capoeira foi contemplada através da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais pelo edital do Fundo Estadual de Cultura do ano de 2017. Os recursos do fundo serão utilizados para a organização do tradicional evento realizado em novembro em homenagem a Zumbi e Dandara de Palmares.

Como parte do cronograma de atividades, estão sendo realizados ensaios abertos de danças afro-brasileiras que incluem capoeira, maracatu e dança de rua. O projeto Zumbimba, coordenado por Antônio Carlos Batista, o mestre Carlão da Capoeira, possui atividades que objetivam a democratização de acesso à cultura, a garantia do pleno direito de exercício cultural e especialmente a valorização e reconhecimento da cultura negra.

No último sábado (3), o projeto da associação teve sua primeira atividade de oficinas abertas com incentivo do Fundo Estadual com realização dos ensaios de pré-produção. As ações realizadas gratuitamente e com participação da população foram as três oficinas de danças afro-brasileiras (capoeira, maracatu e dança de rua) oferecidas pelo Projeto Zumbimba. O evento aconteceu desde 8h da manhã na sede da associação, no bairro Vila Rica. O endereço para visitação e instruções sobre as oficinas é rua Galileu José Maggi, 290, chácara Santa Bárbara, no alto do Vila Rica. O intuito da instituição é manter a frequência de eventos abertos para ocupação do espaço cultural pela população do bairro.

A Associação Candeias de Capoeira Poços de Caldas desenvolve há mais de 20 anos projetos no município centrados na cultura afro-brasileira. As oficinas de danças afro do Projeto Zumbimba já formaram milhares de jovens, tanto como mestres como cidadãos conscientes destes elementos culturais de identidade e resistência. Saiba mais no https://www.facebook.com/projetozumbimba/

Nenhum comentário: