segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Marcella Uchoa conquista resultado histórico em Mundial de Parapente

Poços de Caldas, MG - Marcella Uchoa, atleta poços-caldense de parapente e atual recordista mundial em voo de distância,  acaba de regressar da Europa onde disputou com a seleção brasileira o 16º Campeonato Mundial FAI de Parapente. Ela superou suas expectativas e chegou em 4º Lugar na categoria feminino, 68º na classificação geral entre 150 pilotos e ainda ajudou a colocar o Brasil em sétimo lugar entre os 49 países participantes. Um resultado histórico para o voo livre nacional, esporte que cresce a cada ano e promete muitos títulos para a nação.
As provas aconteceram em Krusevo, na Macedônia, e para participar dessa e de outras competições na Europa, Marcella contou com o patrocínio da prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria de Esportes. A atleta também teve o apoio da Confederação Brasileira de Voo Livre – CBVL, Liga Brasileira de Parapente, Go Pro Brasil, Spot Brasil e Naviter.
Marcella ainda conseguiu o feito inédito no sétimo dia de competição ao “matar” a prova, chegando em primeiro lugar na categoria feminino e em 9º lugar no geral. “Incrível e inimaginável até pouco tempo atrás conquistar um resultado desses. Estou muito feliz e podendo tornar realidade meu sonho de ser atleta profissional. Agradeço por todo apoio que venho recebendo, em especial ao patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas, que possibilitou parte desse sonho”, diz a atleta.
Marcella conta que foram 10 provas com quase 900 quilômetros voados de muita corrida no Vale de Pelagonija, que é uma mistura de montanhas e flat perfeita para competição. “Posso dizer que amei Krusevo, uma cidadezinha a 1.400 metros de altitude e cinco minutos de uma decolagem perfeita”, declarou a atleta em uma das postagens que fez em rede social. E completa: “Foi uma oportunidade incrível de voar com os melhores pilotos do mundo, aprendendo demais nesse Mundial de altíssimo nível. Tenho muito orgulho de ter representado meu país e ter feito parte dessa equipe fenomenal”, declara.
O Brasil integra ininterruptamente todas as edições da competição há exatos 30 anos, desde o Mundial da Áustria, em 1989, e este ano ficou entre os top10 da elite mundial da modalidade, com um esquadrão canarinho composto por atletas multicampeões dentro e fora do Brasil e, inclusive, detentores de recordes mundiais.
Retornando ao Brasil, a equipe foca suas atenções para mais uma etapa do campeonato brasileiro que acontece em Poços de Caldas de 31/08 a 06/09 e na seqüência, a etapa da Copa do Mundo que acontece no Pico do gavião em Andradas de 07 a 13 do próximo mês.

Campeã no Feminino na Espanha
Antes do 16º Campeonato Mundial FAI de Parapente, Marcella voou no Pre Paragliding World Cup Piedrahita, na Espanha, onde, depois de três provas e condições de vôo muito difíceis, conquistou o primeiro lugar no feminino e o 10º Lugar no geral.  Na primeira prova de 100 quilômetros chegou em 3º lugar no geral. No segundo dia teve algumas dificuldades e o resultado não foi tão positivo. Mas no terceiro dia encerrou a prova depois de quase seis horas de vôo, chegou no “goal” e em 17º Lugar. “Para mim foi um super aprendizado, voar nessa condição super forte, com espaço aéreo que não podia passar de 3500m, térmicas de 8m/s, convergências e vento forte. O segundo dia foi um dos mais turbulentos que eu já voei”, conta muito feliz com o resultado.

Conheça a Seleção Brasileira
O esquadrão canarinho é composto por quatro atletas e um team leader, responsável por coordenar o trabalho da equipe. Conta, também, com uma pequena equipe de apoio. Saiba quem são os atletas que representaram a nação verde e amarela:
Marcella Uchoa:
– Voa desde 2010
– Possui três recordes mundiais: de voo em distância em linha reta, voo por três pontos e voo declarado (modalidade em que o atleta informa onde irá chegar antes de decolar);
– Campeã Brasileira de Parapente em 2018;
– 3º lugar feminino no Paragliding World Cup Andradas 2017;
– Campeã Mineira e Paulista de Parapente.

Frank Brown:
– 12 vezes Campeão Brasileiro de Parapente;
– Vice-campeão mundial FAI (Federação Aeronáutica Internacional) ;
– Vice-Campeão Superfinal Paragliding World Cup ;
– Possui dois recordes mundiais de distância livre, conquistados em 2007 e 2016 ;
– Ex Líder Ranking Mundial FAI (Federação Aeronáutica Internacional) ;
– Já integrou a equipe brasileira no Mundial de Parapente em oito ocasiões .

Rafael Saladini:
– Possui dois recordes mundiais de distância livre;
– Atual bicampeão Brasileiro de Parapente 2017/2018;
– Campeão do Paragliding World Cup Andradas 2017;
– Integrou a equipe Brasileira no Mundial de Parapente de 2017.

Rafael Barros:
– Voa desde 2002;
– Tricampeão Paulista de Parapente;
– 7º lugar no Paragliding World Cup Argentina 2014;
– 5º lugar no Paragliding World Cup Andradas 2017;
– 3º lugar no Paragliding World Cup Bulgaria 2018.

Nenhum comentário: