quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Atletas da ADEFIP conquistam três medalhas no JEMG

Os pacientes da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP) conquistaram três medalhas durante os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).  Os nove atletas participaram da competição paradesportiva estadual que aconteceu entre os dias 29 de julho e 3 de agosto, na cidade de Uberlândia (MG).

A disputa da modalidade futebol de 7 consagrou a equipe da ADEFIP como bicampeã ao marcar 4 gols em cima do time AM Paradesporto de Belo Horizonte. A partida única, realizada no Estádio Municipal Parque do Sabiá, contou com a participação de Thiago Henrique, Otávio Miguel, Lucas Henrique, Isadora Mafra, João Guilherme Cauteli e João Pedro Heldt.

O jogador Thiago foi um dos grandes responsáveis pela vitória da equipe por ter marcado 3 dos 4 gols. Já a Isadora se tornou a primeira mulher da instituição a participar de uma partida oficial de futebol de 7.

Com o resultado positivo, a equipe da ADEFIP garantiu vaga para as Paralímpiadas Escolares 2019 que serão realizadas entre os dias 18 e 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo (SP). A competição é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar.

A Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas também foi representada na modalidade bocha paralímpica, com a participação de Allan Carlos, Luiz Carlos Basílio e Gabriele Dias. O atleta Allan conquistou a medalha de ouro na Classe BC4 (com chances de ser convocado para a etapa nacional) e Luiz Carlos garantiu a medalha de bronze na Classe BC3. A paciente Gabriele apresentou grande desempenho em suas partidas. Foi a primeira vez que o trio participou do JEMG.

Segundo Ana Paula Tranche, presidente voluntária da ADEFIP, o resultado reforça a importância de trabalhar o esporte paralímpico e demostra a necessidade de levar os pacientes para além dos muros da instituição. “Nós estamos muito felizes e orgulhosos de nossos atletas e de toda equipe que representou e representa com excelência a cidade de Poços de Caldas!”

A comissão técnica foi formada pelo fisioterapeuta esportivo da ADEFIP, Alan Luiz, pelo treinador de atletismo e de bocha paralímpica da AADV, Herley Henrique, e pelos profissionais do Projeto Superar Limites no Paradesportivo, Eraldo Sandi, Bruno Santos e Leonardo Souza.

Para Alan, a maior conquista dos atletas foi a oportunidade de vivenciar o esporte paralímpico. “A atividade esportiva proporciona ganhos biopsicossociais, como fazer novas amizades, conhecer novas cidades, ganhar mais independência e trabalhar os aspectos cognitivos e motores.”

Sobre a ADEFIP

A Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP) é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 5 de junho de 1987 e reconhecida com os títulos de utilidade pública municipal, estadual e federal. Ao longo do tempo se tornou uma das principais associações do município ao prestar atendimento a pacientes por meio dos quatro grandes Centros: Reabilitação Multidisciplinar, Inclusão Escolar, Capacitação e Inclusão Profissional e Desenvolvimento de Potenciais. A ADEFIP é mantida por meio de doações e através de parcerias com órgãos públicos, empresas e instituições.

Nenhum comentário: