quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Natação de Poços é destaque e esporte paralímpico volta cheio de medalhas

Paulo Vitor de Campos
pvcampos@gmail.com


Poços de Caldas, MG - Ontem foram realizadas, em Uberlândia, as competições de natação na etapa final dos Jogos Escolares de Minas Gerais. A competição  foi muito forte contou com a participação de 400 atletas de 164 escolas de todo o estado. Os alunos/atletas de Poços de Caldas se destacaram e conquistaram resultados expressivos para o esporte da cidade. Foi a primeira vez que Poços teve representantes na modalidade e não fez feio. Bárbara Colageno foi terceira colocada nos 100 metros livre. Ela estuda no Colégio Municipal. Bárbara também disputou os 200 metros medley e também ficou com a medalha de bronze.
O nadador Mateus Gonçalves disputou os 100 metros borboleta. O aluno/atleta que estuda na escola Júlio Bonazzi foi vice-campeão conquistando uma importante medalha de prata.

Tênis de Mesa
O Tênis de Mesa de Poços de Caldas segue fazendo bonito na cidade de Uberlãndia. Felipe Galafassi, Bruno Enrico Saab Kunkar e Miguel Alves Esteves passaram para as finais que acontecem nesta sexta-feira. Eles terminaram em primeiro no seus grupos e continuam com chances de medalhas. Gabriela Sancinetti Rodrigues fez um grande campeonato e terminou em segundo lugar no grupo. Hoje serão disputadas as eliminatórias e apenas os vencedores seguem na disputa. A reportagem do Mantiqueira agradece os professores Marcela Carvalho, da secretaria de Esportes, Eraldo Sandi e Wagner Sidney Silva pela colaboração com o jornal.

Esporte paralímpico
Os atletas da ADEFIP/Projeto Superar Limites no Paradesportivo da cidade de Poços de Caldas-MG participaram nos dias 30 e 31 de julho de 2019 da etapa Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A atleta Gabriele Dias (Classe BC2) apresentou bom desempenho em suas partidas. Ela esteve acompanhada de sua mãe Ana Lúcia que alegrou a todos com sua energia e simpatia. Luiz Carlos (BC3) acompanhado do fisioterapeuta e calheiro Alan Luiz conquistou a medalha de bronze em sua categoria. Já o atleta Allan Carlos  (BC4) foi campeão da classe após uma partida emocionante decidida na última bola. Estiveram presentes também o profissional de educação física Erley e as mães Claudia Moreira (Luiz Carlos) e Cláudia Aparecida (Allan Carlos). A equipe de Poços foi a maior delegação do sul de Minas.

Resultados
Confira alguns resultados dos atletas de Poços.  Samuel Teixeira, lançamento de pelota, medalha de prata, 60 metros, medalha de prata, 150 metrosm medalha de prata. Otávio Souza Martins, lançamento de pelota ouro, 60 metros ouro e 150 metros ouro. Mônica Xavier, arremesso de peso, medalha de ouro, 75 metros, medalha de ouro e lançamento de dardo ouro. Aba Clara Caetano, lançamento de dardo, medalha de ouro e arremesso de peso, medalha de prata. Eric Rezende da Cruz, arremesso peso, demlha de ouro, lançamento dardo, medalha ouro e Lançamento de disco, medalha de ouro. Na natação o atleta Carlos Henrique, da AADV, disputou três provas e conquistou duas medalhas de ouro. Uma nos 50m livre e outra 100m costas. O esporte paralímpico faz parte do Projeto Superar Limites e desafiando limites que conta com o patrocínio direto e incentivo institucional da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte nº 8.624/09, Incentivado pela Unimed e instituto Donato de Oftalmologia. A equipe disputou ainda os jogos de Futebol de 7.

Legado
Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) buscam fomentar a prática do esporte para fins educativos, contribuir para o desenvolvimento integral do estudante como ser social, democrático e participante, bem como estimular o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares.
Neste ano, os Jogos Escolares de Minas Gerais tiveram recorde de municípios inscritos, alcançando 839 cidades, o que representa 98% dos 853 municípios do Estado. Em 2008, foram 835.
Ao longo das últimas edições, o Jemg revelou atletas de destaque nos cenários esportivos nacional e internacional. Entre eles estão a saltadora Núbia Soares, que esteve nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e o armador Raulzinho, do basquete, que participou dos Jogos Londres 2012, do Rio 2016 e da disputa da NBA.
Todas as informações como tabelas, programações e resultados podem ser acompanhadas no site jogosescolares.esportes.mg.gov.br.

Nenhum comentário: