segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Centro de Esportes e Artes Unificado oferece curso de Informática Básica

Poços de Caldas, MG - O Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU) vai formar, em setembro, a primeira turma do curso de Informática Básica em 2019. A iniciativa é desenvolvida em parceria entre as Secretarias de Educação e Cultura, no Telecentro da unidade. A formação teve início em janeiro desse ano e é voltada para crianças a partir de 9 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos que residam nas proximidades do CEU, instalado no Jardim Itamaraty, na zona leste.
O projeto está sob a responsabilidade da Seção do Programa de Inclusão Digital da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação, que oferece a tutoria do curso, hoje ocupada pelo estagiário de Ciência da Computação da PUC Bruno César Querino.
“Além da instrumentalização técnica do usuário para adquirir habilidades como utilizar editor de texto, editor de apresentação e pesquisa na internet, a iniciativa ainda abre espaço para levar o participante a refletir sobre o uso da tecnologia na sociedade”, destaca a gerente do Programa de Inclusão Digital da SME Patrícia Lisboa.
O monitor Bruno Querino ressalta que o trabalho desenvolvido é muito gratificante. “Trabalhar com essa turma foi muito bom, especialmente com os adultos, que nos surpreenderam positivamente. Inicialmente, houve grande procura entre os adolescentes, mas os adultos abraçaram o curso e teremos mais formandos nesta faixa etária. Inclusive, eles solicitaram que haja continuidade na oferta, com novos cursos rápidos na área”, enfatiza.
O Centro de Artes e Esportes Unificados é um espaço que tem como objetivo reunir programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania.
“O projeto de informática básica é uma parceria entre o CEU e a Secretaria de Educação. A iniciativa tem sido muito importante para a nossa comunidade, já que abrange diversos públicos, desde crianças até terceira idade. Estamos formando a primeira turma, inclusive com certificação. É um dos principais projetos que temos porque auxilia no currículo dos participantes e na inserção no mundo do trabalho. Nossa intenção é realizar outros projetos nessa área”, afirma o coordenador do CEU, Anderson Santos.

Inscrições abertas
As inscrições para a segunda turma de 2019 já estão abertas. Os interessados devem procurar o CEU e informar nome e idade, até dia 2 de setembro, data do início do curso, que é voltado para pessoas acima de 9 anos, usuários do CEU e moradores da região.
São oferecidas 12 vagas por horário, sendo quatro horários segunda e quarta-feira e mais quatro para turmas às terças e quintas-feiras: das 8h30 às 9h30, das 9h30 às 10h30, das 10h30 às 11h30 e das 13h às 14h. Mais informações podem ser obtidas no CEU (rua Miguel Calixto de Moraes, 1153 - Jardim Itamaraty V) ou pelo telefone (35) 3697-2242.

Nenhum comentário: