quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Jogadora de futsal de Poços vai defender o Guadalcacin da Espanha

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com


Poços de Caldas, MG - Aos 19 anos, Angélia Amanda Júlia da Silva, natural de Poços de Caldas, está dando mais um passo em sua carreira de jogadora de futsal profissional. A atleta seguiu ontem para a Espanha, onde vai defender as cores do Guadalcacin. Depois de começar a jogar em Poços, Angélia passou por clubes como Barateiro Futsal de Santa Catariana em 2017, Blumenau Futsal, Santa Catarina, também em 2017, e Seleto Maringá, do Paraná, em 2018.

Preconceito
O Mantiqueira conversou com a atleta antes da viagem para a Espanha. Ela contou que sempre adorou o futsal e começou a jogar na escolinha do professor Luiz Marçal aos oito anos. Ele mantinha um trabalho no bairro Santa Rosália e como não havia meninas na equipe ela jogava junto com os meninos. Angélia conta que o início foi difícil devido ao preconceito, porém, com muita determinação e vontade ela superou as adversidades e seguiu jogando com o professor Marçal até completar 11 anos.

Seleção de Poços
Aos 11 anos ela já era um talento reconhecido na cidade e chamou a atenção da treinadora da seleção de Poços de Caldas Josane Faria. Angélia conta que a treinadora a procurou e fez o convite para que ela defendesse a cidade em competições regionais. “Foram seis anos de muita luta, pois o esporte aqui não tem tanto apoio, muitas vezes tiramos dinheiro do nosso bolso para transporte, alimentação etc, mas foram anos muitos felizes, me considero muito realizada”, disse a atleta, que foi campeã com Poços de Caldas em competições como Joju, Jojuninho, Lidarp, Semesp, entre outras. Com os títulos vieram as premiações individuais. Angélia foi artilheira em destaque de inúmeras competições defendendo a seleção de Poços de Caldas.

Liga Rio-pardense
Em 2016, Angélia fez a primeira mudança importante na carreira. A atleta foi defender a cidade de Divinolândia e sagrou-se campeã da Liga Rio-pardense adulta de futsal. Foi neste ano que a jovem vislumbrou a possibilidade de saltos maiores. “Senti que era o momento de sair, buscar novos desafios, ir atrás do meu sonho”, contou. Logo no início de 2017, a chance apareceu e Angélia não deixou a oportunidade passar. Ela participou de uma peneira da equipe Barateiro Futsal de Brusque, em Santa Catarina. A seletiva era concorrida, com cerca de 80 candidatas para apenas quatro vagas. Uma destas vagas foi para Angélia. Defendendo as cores do Barateiro, ela participou de competições importantes no Estado, como os Jogos Abertos de Santa Catarina, o Estadual sub-17 e ainda os Jogos Escolares de Santa Catarina, competição na qual o Barateiro ficou como a terceira melhor equipe do Estado.

Nova casa
Incansável na luta em buscar o melhor, em 2018 nova mudança na vida de Angélia. Ela foi para a equipe de Blumenau. “Neste time tive uma das melhores experiências da minha vida, pois nele tive a sorte de trabalhar com um dos técnicos mais respeitados do Estado, Michel Schlosser, e sua auxiliar Maria Letícia. Mesmo com pouca verba conseguimos fazer frente com as melhores equipes do Estado”, falou a atleta.

Paraná
Quem disse que ficar numa zona de conforto era tudo o que a jovem desejava? Este ano ela foi ao Paraná buscar novamente outros desafios. “Mudei para um Estado onde o futsal está crescendo a cada ano, com equipes muito respeitadas, como Cianorte e ADTB Telêmaco Borba”, falou ela, que depois de receber algumas propostas optou por fazer parte da equipe Seleto Maringá. No time ela atuou o primeiro semestre deste ano e participou dos jogos sub-20, sendo capitã e destaque da equipe. Angélia jogou ainda este ano o campeonato paranaense adulto feminino, série ouro, sendo premiada como a melhor atleta da primeira rodada.

Decepção
Angélia relata que mesmo num bom momento e jogando onde achava que poderia crescer, acabou se decepcionando e por isto encerrou o vínculo com o time paranaense. “Um ano conturbado, como todos sabem o futsal feminino não é mil maravilhas, nem sempre cumprem com tudo o que foi combinado, foi quando eu achei melhor deixar a equipe, já não estava me fazendo bem. Gosto de estar feliz 100%, não importa onde eu esteja”, falou Angélia.

Guadalcacin
E foi em meio a toda decepção que aconteceu o inesperado, a proposta para deixar o Brasil e ir para a Espanha, uma das principais ligas de futsal do mundo. “Acredito que tenha sido por Deus que recebi uma proposta para jogar na Espanha, representando a equipe de Guadalcacin em Cadiz”, contou ela. Angélia diz que se reuniu com sua empresária Camila Mattos, elas avaliaram a proposta e juntas decidiram que era o momento de ir jogar fora. “É um sonho que todas têm e eu fico muito feliz que tenha chegado o meu momento. Só quem é mais próximo sabe o quanto batalhei e por quantas dificuldades passei para chegar até aqui. Viajando sozinha, mais de um dia viajando de ônibus, morando longe da família desde cedo, enfim, estou vencendo tudo e muito feliz”, falou Angélia.

Nova etapa
A nova etapa na vida da jovem poços-caldense começou ontem, quando ela embarcou para a Espanha. Na bagagem novamente o sentimento de que venceu na vida e a esperança de novas conquistas pela frente. “Estou realizando o que eu sonhei por muitos anos e a impressão é que cada preconceito, cada vez que alguém me olhou e disse que mulher não servia pra jogar futsal, tudo isso que passei só me fez ficar mais forte. Hoje tenho orgulho de falar que eu sou atleta profissional de futsal feminino, que vivo disso e que sou o orgulho da família”, comemorou. “Estou muito feliz, é o momento mais feliz da minha carreira e eu só tenho a agradecer. Agradeço primeiramente a Deus, mas também minha família que tem sido minha base todos esses anos, agradeço aos meus amigos que apoiam e torcem de longe. Não posso deixar de agradecer a cada professor que passou pela minha vida e me ensinou um pouco do futsal. Em especial destaco dois professores, Luiz Marçal, porque se não fosse este projeto eu nunca teria começado, e ele sempre me defendia pra jogar no meio dos meninos, e também a professora Maria Letícia, de Blumenau, hoje professora da AD Hering, que desde o começo depositou suas fichas em mim, reconheceu o meu esforço e vem fazendo parte desta nova etapa da minha vida. Este ano usarei a camisa 8 em sua homenagem como forma de gratidão por tudo que ela tem feito”, falou Angélia.

“Com todas as forças”
A jovem promete agarrar a chance de atuar no exterior com todas as suas forças. “É uma chance única e vou agarrar com todas as forças, espero levar o nome da cidade para que Poços seja reconhecida como uma cidade que descobre atletas e que apoia o esporte. Estou ansiosa para chegar à Espanha, conhecer minha nova equipe e, principalmente, fazer minha estreia, fazer gols e poder ajudar a equipe a alcançar os objetivos. Como muitos sabem, sou extremamente competitiva e dentro de quadra eu dou a vida”.

Não desista
Angélia finaliza deixando mensagem especial para as meninas que estão começando no esporte e sonham em se profissionalizarem e jogarem por grandes times. “Se esforcem mais de 100%, abram mão de muitas coisas porque ser atleta é isso, é querer mais, é se preparar mais, as dificuldades sempre vão existir, o preconceito está aí, mas nós temos que fazer a diferença”, finalizou Angélia.

Nenhum comentário: