sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Confederação Brasileira de Voo Livre homenageia primeiro campeão nacional de Parapente

Bruno Menescal conquistou o título em 1989 e ainda está ativo no esporte. Ato aconteceu   em Poços de Caldas (MG)


Entre briefings, decolagens e pousos, a final do Campeonato Brasileiro de Parapente 2019 destinou uma pausa para um justo agradecimento. Durante o evento, que ocorreu em Poços de Caldas (MG) na primeira semana de setembro, a Confederação Brasileira de Voo Livre - CBVL prestou homenagem a Bruno Menescal, o primeiro campeão nacional da modalidade.


O carioca levantou a taça em 1989, nos primórdios do esporte no país. No mesmo ano, integrou a seleção verde e amarela no primeiro campeonato mundial, na Áustria. Depois, conquistou uma série de outros títulos, além de incentivar a formação de novos atletas por décadas através de sua escola para pilotos.


Três décadas de evolução no voo livre

Se hoje o Brasil é reconhecido como uma das maiores potências e possui alguns dos principais sítios de voo do mundo, essa tradição se consolidou através de pessoas como Bruno. Pilotos e gestores atenciosos, que se dedicaram através do tempo para fortalecer a imagem do país.


Menescal começou a voar por curiosidade, quando tinha pouco mais de 20 anos. “Eu era alpinista e lembro bem quando chegou o primeiro parapente. Causou certo espanto e o pessoal usava para descer as montanhas. Logo quis participar”, recorda.


“Pude acompanhar a grande evolução que o esporte teve nos últimos 33 anos. No início era praticamente um paraquedas e aconteciam várias coisas experimentais, quase bizarras, inclusive. Logo os equipamentos, tecidos, materiais, se desenvolveram muito. A grande evolução foi no campo da segurança e aí o aprimoramento das técnicas de pilotagem emergiu junto”, destaca.


A conquista do primeiro Brasileiro

Mas e como era a prática do voo livre no Brasil de 30 anos atrás? Bruno se lembra bem. “Estávamos em um clima festivo naquele primeiro Brasileiro. Éramos um grupo de amigos, algo em torno de 25 ou 30 pilotos. O sentimento que tínhamos, além desse de amizade e confraternização, era o de desbravar. Estávamos descobrindo algo novo”, frisa o campeão. 


Atualmente, Bruno vive na Polônia e segue ativo em competições, aos 60 anos de idade. “Eu tenho um enorme sentimento de saudosismo quando penso em tudo o que passou. Em todas as coisas boas e nas dificuldades, também. Mas sobretudo é uma sensação de gratidão. E parar não está nos planos. Vou voar enquanto ficar de pé”, garante.


E, para finalizar, aquela dica de veterano aos iniciantes no voo livre? Tem, também. “O voo livre é aprendizado, então nunca pule as etapas. Conhecimento e habilidade só vêm com o tempo, então tenha calma e domine uma lição de cada vez. Tive escola de parapente (a primeira do Brasil) por mais de 20 anos e essa é a grande lição que aprendi”.



Sobre o Campeonato Brasileiro de Parapente 2019
A segunda etapa - e final - do Campeonato aconteceu em Poços de Caldas (MG), de 31 de agosto a 6 de setembro. O evento também foi válido como etapa Pré PWC (Paragliding World Cup), o que atraiu pilotos de vários países. Ao todo, 14 nacionalidades estavam representadas, da Argentina aos Estados Unidos, da Inglaterra à Nova Zelândia, passando por Trindade e Tobago e Rússia.


Além dos mais de 120 atletas, a realização ainda contou com expressivo público espectador. Já através de demandas com hospedagem, alimentação e serviços, estima-se que o evento injetará aproximadamente meio milhão de reais na economia local.


A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente 2019 ocorreu em Governador Valadares (MG), em abril. Agora, Andradas (MG) está sendo o principal palco da modalidade, pois sedia, de 7 a 14 de setembro, o Paragliding World Cup (PWC) Brasil.

Nenhum comentário: