O Festival Paralímpico, realizado simultaneamente em 69 cidades do Brasil neste sábado, 21, acontece pela primeira vez em Poços de Caldas. O evento irá reunir 160 pessoas, com deficiência ou não, já que o intuito é a integração e a prática esportiva. O festival é direcionado para crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 17 anos e acontece nas dependências da Associação Atlética Caldense, de 7:30h às 11h.
O Festival acontece em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, 22 de setembro. Assim como em 2018, a programação contará com três modalidades por sede, com duração de 3h30. Serão apresentadas as modalidades: bocha paralímpica, vôlei sentado e goalbal. A intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades físicas. No ano passado, 48 cidades brasileiras receberam a festividade.
Além das modalidades esportivas, o Festival paralímpico 2019 em Poços de Caldas contará também com apresentação de dança, organizada pelas instituições da cidade, voltadas às pessoas com deficiência, seguida de abertura oficial realizada pelo prefeito Sérgio Azevedo, pelo secretário municipal de Esportes, Wellington Guimarães (Paulista) e Eraldo Sandi dos Santos, da comissão organizadora do evento.
O Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi instituído a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012, mas começou a ser comemorada em 2014. Também no dia 22, comemora-se a fundação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), que completa 30 anos de existência. A entidade é a autoridade máxima do paradesporto e detém o direito de organizar os Jogos Paralímpicos. O Festival Paralímpico em Poços tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Caldense e Pitágoras. A realização é do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário