terça-feira, 11 de outubro de 2011

Atleta de Poços de Caldas se prepara para o Campeonato de Salto Nacional Agromen

Um simples passeio acabou despertando o desejo da jovem Isis Olga Danza Latrônico, 17 anos, entrar para o mundo do esporte. Ao passar em frente à Sociedade Hípica Chácara Flora, as margens da Avenida Alcoa, veio à vontade de conhecer a modalidade. A admiração por cavalos ajudou bastante na realização deste desejo. “Fiquei encantada logo em meu primeiro contato. O lugar é maravilhoso, aconchegante, os animais muito bem tratados, enfim, foi amor a primeira vista”, conta Isis, que uma semana depois já realizava suas primeiras aulas. Este primeiro contato com o hipismo aconteceu em março de 2010. “Lembro-me que cada cavalo que montava a paixão aumentava. O hipismo ainda tem um lado de superação, não depende só do seu desempenho, tem que ter o conjunto bem harmonioso para que tudo ocorra bem durante uma disputa”, completa a atleta. Segundo Isis, são horas e horas de treinamento para superar os vários níveis de obstáculos. “No começo eu tinha medo por não ter uma noção do que fazer, porém, os professores tiveram muita paciência comigo”.
Para realizar bem os percursos de uma prova Isis conta que 99% é comando do cavaleiro ou amazonas e apenas 1% fica por conta do cavalo. “É um esporte que precisa de muita vontade e dedicação, mas, acima de tudo amor”, conta ela, que tem seu próprio cavalo. “Sou apaixonada pelo Ravache, não consigo ficar um dia sem estar perto dele. Todos que conheço mantém esta relação com o animal e ninguém sabe explicar o porquê deste amor pelo hipismo”, disse Isis.
Competição
Cerca de um ano e meio do início desta história de amor com o hipismo, Isis representará Poços de Caldas no próximo final de semana no Campeonato de Salto Nacional Agromen, que acontece na cidade paulista de Ortolândia. A jovem estará representando a cidade junto com outros oito cavaleiros e amazonas da Sociedade Hípica Chácara Flora. A competição reunirá participantes de todo o Brasil.
Isis aposta no bom entrosamento com o cavalo Ravache para conquistar bom resultado no campeonato nacional. A atleta, que terá apoio de Marcus Togni e do Instituto de Oncologia, conta que os dias de treinamentos são bastante puxados. Isis aquece o cavalo três dias na semana e nos outros dois dias treina saltos. Nestes quase um ano e meio de treinamentos, a atleta se encontra em nível de grande evolução. “Pelo pouco tempo que pratico o hipismo estou num patamar bastante satisfatório e meus treinamentos estão muito bons”, disse à atleta que treina com o cavalo Ravache desde o início do ano. “Esta parceria com o Ravache fui fundamental para minha evolução. Hoje somos um conjunto bastante harmonioso e por isto acredito que farei uma boa apresentação neste campeonato”, completou a atleta.  Isis é treinada por Mário Lúcio de Almeida Vilela que vai acompanhar a equipe em Ortolândia.

SAIBA MAIS SOBRE O HIPISMO
O hipismo é um esporte muito antigo, praticado por um homem e seu cavalo. Desde os Jogos Olímpicos Antigos ele era praticado como competição. Porém, as regras e as competições como as que ocorrem hoje, começaram somente no ano de 1883, nos Estados Unidos. No programa dos Jogos Olímpicos Modernos, o hipismo foi incluído nas Olimpíadas de 1912 em Estocolmo (Suécia).
Conhecendo o hipismo
O Hipismo esportivo consiste em várias provas. Nas Olimpíadas ocorrem as seguintes: adestramento, saltos e concurso completo de equitação (individual e em equipe).
Adestramento
Nesta prova, o cavaleiro deve executar uma série de movimentos num determinado período de tempo. Os jurados avaliam o competidor com notas de 0 a 10.
Saltos
Nos saltos, o cavaleiro deve transpor, com seu cavalo, de 12 a 15 obstáculos numa pista que mede de 700 a 900 metros. O cavaleiro deve fazer duas vezes o percurso da prova. O vencedor será o cavaleiro que errar menos (conquistando mais pontos) em menos tempo. Potência, força, velocidade e obediência do cavalo são fundamentais nas competições de saltos.
Concurso Completo de Equitação
Reúne provas de adestramento, cross country e salto. As provas são feitas em um ou três dias. O cross country é realizado numa área que simula um ambiente natural, sendo que o cavaleiro deve passar por obstáculos naturais (tanques de água e troncos de árvores). Vence o cavaleiro ou equipe que somar o maior número de pontos negativos (errar menos), além de apresentar habilidades durante a equitação (harmonia com o cavalo, obediência, resistência e habilidade).
Outras provas de hipismo não olímpicas
Não estão no quadro olímpico as seguintes provas de hipismo: enduro eqüestre (prova em longa distância separada em etapas); volteio (ginástica sobre o cavalo) e a tradicional corrida de cavalos.
Federação e Confederação
Internacionalmente, a FEI (Federação Eqüestre Internacional), com sede na Suiça, organiza as competições e eventos de hipismo. No Brasil, temos a CBH (Confederação Brasileira de Hipismo).
Conquistas recentes do Brasil no Hipismo
- Nas Olimpíadas de Atenas (2004) o cavaleiro brasileiro Rodrigo Pessoa ganhou a medalha de ouro.
- Nas Copas do Mundo de 1998, 1999 e 2000, Rodrigo Pessoa ganhou o título mundial na prova de saltos.

Nenhum comentário: