sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Vulcão preocupado com o meio ambiente

O Vulcão está em busca de aliar esporte e sustentabilidade. O time pode se tornar o primeiro no Brasil a trabalhar em prol da não emissão do carbono e CO2 no meio ambiente. A iniciativa partiu do atual gerente de futebol do clube Rúbio Guerra, o Rubinho. A ideia é colocar duas carretas fornecidas pela Transportadora Gaspar na porta do estádio em dias de jogos do Vulcão recolhendo materiais recicláveis. A “carreta amiga da população” fará o recolhimento de latinhas de alumínio, garrafas pet e papel. Esta carreta também vai percorrer os bairros. Todo o material recolhido será vendido e a arrecadação ajudará a manter o futebol profissional do Vulcão. Segundo Rubinho, o torcedor não irá comprar seu ingresso. Os ingressos serão confeccionados nas cores do lixo reciclável e o torcedor fará a troca pelo material que levar. Ele pode levar papel, pode levar latinhas, ou garrafas pet. Ele não vai desembolsar um tostão.  “Vamos tentar apoio junto às empresas da cidade para que nos ajudem a pagar os custos de Federação e viagens da equipe durante o Campeonato Mineiro do Módulo II”, disse Rubinho. Segundo o gerente o resto dos custos serão gerados pelo lixo reciclável. “Tenho certeza de que assim a gente dispute a competição”, disse Rubinho.
Rubinho acredita que sem a cobrança de ingressos os jogos do Vulcão terão grande público e a arrecadação de lixo reciclável bancará os custos de folha de pagamento entre outros. “Parte da renda com os lixos será doada para a Cooperativa dos Catadores de Papel de Poços de Caldas para que este dinheiro seja investido em melhorias para os trabalhadores”, disse Rubinho. Para o projeto ir para frente Rubinho espera que as empresas da cidade abracem a causa. “No mundo de hoje não se perde nada, tudo é aproveitável. Da mesma forma que este material volta a ser matéria prima, ele gera uma verba que poderá ser investida em esporte”, falou Rubinho.
Enquanto o projeto de Rubinho não sai do papel, cerca de 90 atletas estão passando pelas peneiras do clube que acontecem no Marco Divisório e no CT Ninho dos Periquitos. No momento ninguém foi cortado e a comissão técnica está tentando observar o máximo de jogadores possível. Segundo Rubinho, no próximo dia 5 alguns atletas serão selecionados e vão para Belo Horizonte onde podem enfrentar os juniores de Atlético ou Cruzeiro. A equipe ainda pode realizar um amistoso em Campestre.
Rubinho busca apoio com empresas da cidade ou da região para o projeto Adote um Atleta. Neste projeto o empresário escolhe alguns jogadores, paga o salário deles, em torno de R$ 1, 200, 00 e fica com 70% do passe destes jogadores caso eles sejam negociados. Rubinho está otimista com relação ao futuro do time. “Tenho cerca de um mês para resolver tudo e estou bastante otimista. Acredito que vamos conseguir o apoio necessário e o Vulcão estará em campo no Campeonato Mineiro em 2012”, disse Rubinho. “O Vulcão hoje está resumido em duas pessoas, eu e o Giovanne Gaspar, ninguém mais. Muitos abandonaram o barco, ninguém mais do Poços de Caldas quis ajudar. Eles acham que o time deveria parar. Eu e o Giovanne acreditamos ainda neste time, o Vulcão não deve morrer e vamos lutar até o fim. Se não der para disputar o Campeonato Mineiro, o Vulcão continua com as categorias de base, participando de torneios da Liga Poços-caldense de Futebol. Quando a gente conseguir as parcerias que precisamos, ai a gente volta”, disse Rubinho. “Eu peguei um Vulcão morto, não tem ninguém ajudando, mesmo assim estamos arregaçando as mangas e indo a luta,  fazendo tudo dentro da lei, respeitando secretaria, prefeitura, Caldense, cidade, torcida, empresas, enfim, todos. Vamos por partes e se Deus quiser vamos vencer”, finalizou Rubinho. Os trabalhos de peneita do Vulcão estão sendo comandados pelo treinador interino Marcelo Albino.

Nenhum comentário: