domingo, 9 de outubro de 2011

“Apanhei um pouquinho, agora quero treinar para bater também”, diz novato

O judô de Poços de Caldas vive dias agitados. Várias competições em Poços e região movimentam o grupo treinado pelo sensei Elton Fiebig, que com sua Kombi, atravessa fronteiras em busca de resultados e dar experiência aos seus alunos do projeto Judô Móvel.
No último domingo a Kombi de Fiebig não precisou ir muito longe. Cerca de 28 atletas do professor disputaram a etapa de Poços de Caldas da Liga Sul - Mineira de Judô. 12 judocas participaram do festival, que reúne a categoria até oito anos enquanto outros 16 disputaram a competição oficial. A equipe conquistou 13 medalhas, sendo 6 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze. Apenas três judocas ficaram de fora do pódio. “Novamente são resultados que mostram que estamos muito bem. Claro que um número maior de competidores poderímos alcançar uma melhor classificação, porém, vejo que os meninos estão no caminho certo”, disse Fiebig. A equipe do sensei fechou sua participação no Sul - Mineiro na sexta colocação.

Primeiro campeonato
O campeonato em Poços de Caldas foi a primeira participação da maioria dos atletas da equipe de Fiebig em competições oficiais. “Levamos a turma da escola Mariquinhas Brochado, do Lar Criança Feliz, além das escolas associadas ao Projeto Soma. Foi uma competição muito interessante e nela pudemos observar o nível que estes meninos se encontram. Muitos deles começaram a treinar em agosto e tiveram a chance neste campeonato de um grande aprendizado”, disse Fiebig. “Quero agradecer à Pizza Pizza, que pagou uma parte das inscrições, a Unimed, através do Projeto de Lei de Incentivo da Secretaria Municipal de Esportes”, completou Fiebig.

“Apanhei um pouco”
Os novatos gostaram muito de participarem pela primeira vez de uma competição. Mesmo apanhando bastante, segundo relato de um deles, o mais importante é o gostinho de subir no tatame e colocar em prática o esporte que escolheu. “Foi uma experiência nova, já que há pouco tempo, nem conhecia o judô direito. Com o tempo fui tomando gosto pelo esporte”, disse Felipe dos Santos, que fez cinco lutas, venceu uma e perdeu as outras quatro. Giovane Artur, outro novato, acabou tendo páreo duro. O pequeno judoca enfrentou o campeão brasileiro estudantil e como previsto, saiu do tatame derrotado. “Peguei um atleta muito bom logo no começo e ainda por cima, em minha primeira competição. Gostei muito da oportunidade e espero mais chances. Quero melhorar com os treinamentos”, disse Giovane. Para André, que também anda de skate, apanhar faz parte do aprendizado de quem quer um dia passar a se defender melhor dos golpes, e também passar a bater. “Apanhei um pouquinho, mas é isso mesmo. Estamos aprendendo e tenho que treinar mesmo”, disse ele que ainda recomenda o esporte para todos. “É maravilhoso praticar o judô e quem quiser entrar para este esporte pode vir sem medo”, completou.

Vice Paulista
Ao mesmo tempo em que se preocupa com a preparação de seus atletas, Elton Fiebig não se cansa de colecionar bons resultados. No último final de semana o judoca, campeão master em 2009 e vice em 2010, disputou a final do Campeonato Paulista onde ficou com o vice-campeonato. Fiebig enfrentou na decisão Leandro Gonçalves e acabou sendo derrotado por causa de uma punição. “Foi uma luta bem parelha e acabou definida pela arbitragem. Recebi uma punição faltando pouco mais de um minuto para o encerramento do combate. A arbitragem em qualquer esporte é primordial, mas aquela punição, num momento final da luta praticamente decretou a vitória do meu oponente, pois eu não tinha tempo de reação”, lamentou Fiebig. Mesmo perdendo a final, Elton gostou do próprio desempenho na competição. O atleta recentemente foi campeão Pan-Americano e ainda vinha com um certo desgaste físico. Fiebig agora se prepara para a disputa dos Jogos Abertos do Interior Paulista, em novembro. Além de Fiebig, Poços de Caldas terá Vinícius Marcondes na competição. Vale lembrar que os atletas de Poços de Caldas representam cidades de São Paulo nas competições naquele Estado. Enquanto Fiebig lutará por São José do Rio Preto, Marcondes representará Indaiatuba. Os dois estão nas finais dos Jogos Abertos.

Nenhum comentário: