domingo, 16 de outubro de 2011

Ultramaratonistas de Poços se unem em busca de estrutura e bons resultados

Ultramaratona é uma modalidade esportiva com altíssimo grau de dificuldade. Poucos eventos esportivos exigem tanto de um atleta como este esporte. Os vencedores de uma ultramaratona são apelidados de homens de ferro pois o esforço chega ao limite durante uma competição. Superação e força de vontade fora do comum são requisitos básicos para um bom ultramaratonista. Em Poços de Caldas existem vários praticantes deste esporte. Os treinamentos pedem dedicação quase em tempo integral, além de um acompanhamento muito bem feito. Até hoje os treinamentos dos atletas locais eram feitos de maneira individual, ou seja, cada um por si, o que muitas vezes atrapalhava o desempenho deles durante uma competição. Pensando nisto, José Luiz de Azevedo, da Assessoria Pé Voa, resolveu convidar os atletas da cidade a treinarem em equipe. A ideia foi bem aceita e o trabalho está em pleno andamento. Com a união, surgiu à possibilidade da cidade ficar fortalecida nesta modalidade. “Se a gente resolvesse somar a quilometragem dos atletas de Poços juntos, chegaríamos facilmente há uns 400 km por dia. Estes treinos eram feitos de qualquer jeito, sem apoio, estrutura ou organização”, disse Zé Luiz. “É exatamente isto que vamos mudar. O principal foco é dar estrutura para estes competidores”, completou Zé Luiz. O treinador acredita que o novo trabalho com os atletas trará benefício para todos. A programação de treinamentos é feita em academia e estradas. Serão feitas simulações de provas e nelas, todas as adversidades serão estudadas. Uma competição de ultramaratona é disputada pela manhã, tarde e noite e exige muito do atleta. “São 24 horas de competição sem parar. Nossa ideia é simular estes períodos. Claro que não tem como a gente dar um treino 24 horas sem parar, por isto, alguns dias eles treinam pela manhã, outros à tarde e em outros, no período noturno”, disse o treinador.
Primeiro teste - O primeiro teste do grupo de Poços será na Ultramaratona de Campinas. Nesta primeira competição Zé Luiz vai observar toda a estratégia organizada nos treinamentos. “Queremos ver se esta estratégia vai funcionar ou se teremos que mudar alguma coisa para as outras competições”, disse o treinador. A primeira prova oficial será a BR-135 de 2012. Até lá o treinador que o time em perfeita harmonia. A Ultramaratona de Campinas acontece nos dias 26 e 27 de novembro. “Poucas cidades mineiras possuem o número de ultramaratonistas que temos em Poços de Caldas. Todos são muito talentosos. Com esta equipe, Poços terá um grande número de ultramatonistas de grande potencial correndo junto, defendendo as cores da cidade. Nosso grupo está unido, sem competitividade entre eles. O objetivo é um ajudar ao outro”, disse Zé Luiz. O treinador acredita que com o novo trabalho, Poços tenha pelo menos cinco atletas entre os oito primeiros colocados na BR-135, uma das principais competições da modalidade no mundo. A competição acontecem em janeiro
A nova equipe de Poços é formada por Adilson Ligeirinho, Rovison Basso, o policial militar Edson Franco, José Orivaldo, José Claudimar, Luiz dos Santos e Romevaldo Dinei.
Treinamento - O primeiro treino da nova equipe foi realizado no último final de semana. O percurso foi à subida pela trilha do Cristo Redentor e a descida pelo asfalto. Este trajeto foi feito quatro vezes no mesmo dia. Durante a semana o grupo fez duas vezes o percurso Poços de Caldas/Caldas pela estrada de Pocinhos do Rio Verde. “Estes treinos em equipe ajudam muito, pois conseguimos puxar um pouco mais no ritmo. Outro lado positivo é que um atleta acaba passando mais segurança para o outro, incentivando e não deixando o cansaço falar mais alto e causar a desistência durante uma competição”, disse Ligeirinho.

Nenhum comentário: