domingo, 10 de novembro de 2013

Fábio Dechichi vence competição de Cross Fitt em Araraquara

Poços de Caldas, MG - No último domingo, 3, o atleta Fábio Dechichi sagrou-se campeão do primeiro Cross Fit Tribo Tournament. A competição foi realizada em Araraquara, interior paulista e foi organizada pelo professor Caê Lima, de Poços de Caldas e sua irmã, que tem uma academia em Araraquara. Além das academias de Poços e de Araraquara, a Cross Fit de São Carlos e Cross Fit Nove de Julho participaram do evento. A seleção dos participantes durou quatro semanas. Os interessados em disputarem o campeonato tinham que seguir alguns exercícios que eram colocados na internet, sendo que os melhores desempenhos foram selecionados. Poços de Caldas foi representada por 10 atletas.
Para ser campeão em Araraquara Fábio Dechichi teve que suar muito a camisa. Segundo o atleta, foi preciso superar seis desafios num mesmo dia. O desempenho de Dechichi foi quase 100%. Dos seis eventos propostos pela organização ele venceu cinco, terminando o outro na terceira posição. “O resultado foi muito bom já que estou me preparando para o Campeonato da América Latina no ano que vem”, disse Fábio. “Superei um dos melhores atletas do Brasil na atualidade e isto foi muito bom para minha alto estima, pois, mostrou que os treinamentos em Poços de Caldas estão valendo a pena”, disse. O atleta de Poços teve apoio da Casa do Atleta. Fábio vem fazendo um trabalho diferenciado com o professor visando a competição internacional.

Em Poços
O crossfit se instalou em Poços no início do ano. Em abril o professor Caê Lima abriu uma academia e começou a ministrar aulas. Antes disto ele dava aulas  no Parque Municipal. “O crossfit pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer situação, desde que sejam bem orientadas e procurem os profissionais certos”, disse o professor, que se capacitou em crossfit na Argentina. Ele recomenda o esporte para todos mas alerta sobre a procura de um profissional capacitado. “Se alguém quiser praticar este esporte procure saber se o professor é formado, se tem capacitação adequada, se é formado pela crossfit como treinador. São cuidados que podem fazer muita diferença”, finalizou o professor.

 Modalidade
O crossfit é um método baseado em técnicas de Levantamento Básico, Olímpico, Strongman e exercícios funcionais executados em alta intensidade e constantemente variados que trabalha o corpo de uma forma geral dando ênfase às 10 capacidades físicas básicas que nosso corpo é capaz de desenvolver: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. O principal objetivo do crossfit não é atingir objetivos isolados e sim melhorar o condicionamento físico geral dos seus praticantes, não aumentando somente sua força ou sua resistência, mas deixando o corpo preparado para qualquer exigência e em qualquer circunstância. Isso faz com que o método seja eficiente tanto para atletas olímpicos como para donas de casa, isso porque, independente da aptidão de cada um, as funções básicas do ser humano são as mesmas, puxar, levantar, correr, saltar e empurrar. O treino em si tem uma característica muito interessante, pois não se repete, todos os dias existe um desafio diferente fazendo com que seus praticantes fiquem extremamente motivados. O treino é normalmente separado em três partes. O aquecimento, que já é uma parte bem intensa, técnica, em que se trabalha a mecânica a fim de corrigir e melhorar os movimentos para evitar lesões, e a parte final, o wod, sigla em inglês de “workoutoftheday”, que é a parte mais esperada, amada e odiada do dia, quando são propostos um ou mais desafios ao aluno e ele tem que cumprir o mais rápido possível ou com o maior número de repetições possíveis. É nesse momento que o aluno se supera. Essa sensação de superação é um dos pontos fortes do crossfit porque após todo o esforço físico e mental a que o aluno é submetido, e com muito empenho, garra e determinação, ele o supera, faz com que a autoestima se eleve dando muitas vezes ao aluno forças para superar obstáculos na sua vida. São vários os relatos de alunos que após iniciarem o crossfit  mudaram sua vida para melhor porque a cada dia, a cada desafio superado, eles descobrem uma força que muitas vezes está adormecida, descobrem um atleta dentro de si. Por isso que o crossfit não é somente um esporte, é um estilo de vida, quem se dá a oportunidade de experimentar acaba descobrindo que não se trata somente da estética e sim de algo muito maior, para a vida, mesmo a parte estética sendo muito beneficiada, conseguindo aumento de massa muscular e emagrecimento muito consistentes.
No Brasil o crossfit chegou em 2009, hoje em todo o país existem 42 crossfits oficiais, sendo que em Minas Gerais somente quatro, três em Belo Horizonte e um em Poços de Caldas, a CrossFitThribo II.


Nenhum comentário: