domingo, 17 de novembro de 2013

Novo Maracanã continua encantando

Poços de Caldas, MG - O novo Maracanã continua com seus velhos encantos. Totalmente reconstruído para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, o estádio se firma como o principal do Brasil e sua história ainda fascina. Se pelo velho Maraca, Pelé fez seu milésimo gol, o Brasil conseguiu vitórias memoráveis, mas também conheceu derrotas doloridas - como a final da Copa de 1950 - e Zico desfilou toda sua elegância, o novo Maracanã tem uma beleza indescritível e uma nova história que ganhará corpo com a Copa de 2014, quem sabe com o Brasil sendo campeão mundial em seu gramado.
Na semana passada um grupo de Poços, membros da FlaPoços, presidida por Sérgio Azevedo, esteve no estádio juntamente com meninos da escolinha de futebol da Coopoços. Eles assistiram ao jogo entre Flamengo e Goiás, pelo Campeonato Brasileiro, e ainda conheceram todo o estádio e sua história em um tour especial. Em entrevista ao Mantiqueira, Azevedo, apaixonado pelo Flamengo e pelo Maracanã, falou sobre a emoção de voltar ao estádio e lembrou momentos marcantes que viveu nas arquibancadas do templo futebolístico.

Mantiqueira - O que você acha que passou pela cabeça destes meninos , que pela primeira vez tiveram contato com um templo do futebol mundial?
Sérgio Azevedo - Tenho certeza que eles irão guardar para o resto da vida  em suas memórias a oportunidade que tiveram ao conhecer um estádio desta magnitude. Ter contato com um local tão cheio de história como o Maracanã é sensacional para qualquer pessoa no mundo.
Mantiqueira - E você, o que sentiu em voltar a este estádio?
Azevedo - Sempre frequentei o Maracanã, mas o novo estádio ainda não conhecia. Sempre que venho aqui me emociono muito. Muitos da FlaPoços estão aqui pela primeira vez e fico imaginando o que está se passando pela cabeça de cada um deles. Certamente todos ficaram emocionados, pois aqui é diferente de qualquer outro estádio. Quem ama futebol e conhece o Maracanã sabe o que estou dizendo.

Mantiqueira - Como é para um flamenguista conhecer um grande ídolo do clube como o Zico?
Sérgio Azevedo - O Zico é um caso a parte. Uma pessoa que parou de jogar há mais de 20 anos e até hoje é adorado por todo amante do futebol, seja ele de qual torcida for é um fenômeno.  Além de ter sido um grande jogador, é uma pessoa de um caráter muito grande, valoriza a família e nunca deixou de ser um exemplo de vida.  Este foi um dos motivos que resolvemos fazer uma parceria com ele, pois sabemos o espelho que é mesmo para os mais jovens que nunca tiveram a chance de vê-lo jogar.  Conheço o Zico desde que ele começou no juvenil do Flamengo, vi todos os jogos e gols dele, é meu ídolo de verdade, não tenho vergonha alguma em contar que tremi nas bases quando tive a chance de conhecê-lo pessoalmente.

Mantiqueira - Das passagens suas pelo Maracanã, o que mais ficou marcado?
Azevedo - Tive duas oportunidades que sempre destaco. A primeira foi a final do Campeonato Brasileiro de 1983 contra o Santos. Havia 153 mil pessoas aqui, a gente não conseguia nem se mexer nas arquibancadas, foi espetacular. Outro momento que destaco foi a final do Brasileiro de 1992, uma época que eu morava perto do Maracanã e vinha muito ao estádio. Grandes tempos.

Mantiqueira - Você acha o Maracanã a arena mais bonita construída para a Copa do Mundo?
Azevedo - Conheci o Mané Garrincha ainda em construção e achei muito bonito. Agora, o Maracanã tem uma áurea especial. A única coisa que está incomodando é o preço dos ingressos. Estão salgados para o padrão brasileiro e isto acaba afastando o verdadeiro torcedor.

Nenhum comentário: