sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Poços recebe um torneio profissional de tênis pela primeira vez na história

Poços de Caldas, MG - As chuvas que estão caindo em Itajubá deram para Poços de Caldas o privilégio de sediar, pela primeira vez em sua história, jogos de um torneio profissional de tênis. As dependências da Academia Tennis Center estão recebendo as partidas do Itajubá Open de Tênis, válido pelo  ITF Pro Circuit, competição com uma premiação de U$ 10 mil e que dá pontos para o ranking mundial. Dentre os participantes destaque para o tenista Caio Zampieri, atualmente o número 194 da ATP. Caio fez duas partidas ontem e venceu ambas. O tenista é natural de Mogi Guaçu, porém, foi nas quadras da Tennis Center, em Poços de Caldas, que ele nasceu para o tênis. O jogador teve diversas passagens pela cidade, mas é a primeira vez que disputa um torneio oficial em sua “casa”. “Disputar este torneio em Poços de Caldas é muito legal. Nunca tinha jogado uma competição deste porte aqui na cidade e adorei. É uma oportunidade para minha família e amigos de me verem em ação depois de tanto tempo. A energia aqui  foi muito boa e me senti diferente dentro da academia”, disse Zampieri.  “O tênis dá poucas oportunidades de momentos como este, viajamos o ano todo, sempre longe de casa e isto torna difícil o apoio da torcida. Jogar em casa é maravilhoso, estou aproveitando cada momento aqui em Poços de Caldas”, disse o tenista que teve uma temporada complicada. O jogador operou o quadril no ano passado e  acabou tendo uma queda normal de rendimento em 2013. “Foi um ano de volta as quadras e venho me readaptando. Estive nos Estados Unidos onde joguei muito bem. Estes torneios de fim de ano são importantes, pois irão me ajudar na preparação para 2014”, disse Caio, que espera um grande ano para sua carreira. O tenista ainda não tem nada traçado para a próxima temporada. “Quero esperar este restinho desta temporada para ver em que situação vou terminar no ranking, só depois definir meu calendário”, disse o tenista. Caio destacou a nova geração do tênis brasileiro. Para ele o Brasil tem grandes possibilidades de ter tenistas jogando em alto nível muito em breve. “Estou vendo uma molecada vindo aí de muito talento. Semana passada enfrentei um garoto de 17 anos que me deu uma canseira danada. Isto é bom para um esporte que tem muito a crescer”, finalizou o atleta.
Os jogos do Itajubá Open de Tênis ainda acontecem em Poços de Caldas nesta sexta-feira. As partidas são disputadas o dia todo. Segundo a organizadora do evento, Zilenita Zivkovic, os duelos semifinais e finais da competição, que acontecem no sábado e domingo, serão em Itajubá.

O torneio
O torneio ITF Pro Circuit é o primeiro nível dos torneios profissionais. O Brasil já recebeu este ano eventos deste tipo, sendo uma etapa em São Paulo, uma em Goiânia e agora em Itajubá. “Trazer o torneio para o sul de Minas foi uma questão de estratégia para divulgar minha marca esportiva Ruzzia”, disse Zilenita Zivkovic.  A competição reúne 78 tenistas vindos de Brasil, Chile e Argentina.  Segundo a organizadora, Poços de Caldas tem boas chances de entrar para o calendário da competição nos próximos anos. “Estar aqui em Poços neste dois dias de disputa parece uma coisa do destino. Eu tinha dito para o Serginho, aqui da Tennis Center, que estava com muita vontade conhecer a academia. Disse que em breve estaria aqui, porém, não sabia que este breve seria realmente tão breve como foi. A estrutura aqui é fantástica, gostei muito, fomos recebidos muito bem e a possibilidade de  termos jogos na cidade é muito grande”, disse Zilenita Zivkovic, que levantou a possibilidade de um circuito no sul de Minas.
O professor Sérgio Alcântara da Tennis Center destacou que a realização dos jogos em Poços de Caldas deixa a cidade e a academia em evidência. “Estamos fazendo uma pequena contribuição aos nossos colegas emprestando a estrutura da Tennis Center e ao mesmo tempo trazendo para Poços de Caldas bons jogos de tênis.  Os profissionais estão tendo a oportunidade de conhecerem nossa cidade e quem sabe nos próximo anos a gente não esteja fazendo o nosso evento. Seria muito bom  para a Poços e para o tênis local e da região”, disse Serginho. Além de Caio Zampieri, o torneio tem nomes como Rafael Camilo, irmão do judoca Tiago Camilo, Ricardo Hocevar, além de alguns destaques juvenis. “É um torneio de acesso para os Challengers, ATPs e Grand Slans, por isto ele se torna no principal torneio desta modalidade que Poços de Caldas já recebeu”, finalizou o professor Serginho.

Nenhum comentário: