domingo, 24 de novembro de 2013

Trabalho com atletas acima de 35 anos é destaque em Poços e região

Poços de Caldas, MG -  O atletismo local é bastante respeitado na região. Em todas as provas que participa, a cidade se destaca com diversos atletas se posicionando entre os primeiros colocados. Recentemente, o trabalho desenvolvido com atletas acima dos 35 anos está chamando a atenção. Quem acompanha de perto esta modalidade tem visto um crescimento expressivo nos resultados destes corredores. Homens e mulheres nesta faixa etária estão se destacando, mostrando que idade não é problema para a prática de esporte de alto nível.
A reportagem conversou com o treinador José Luis Azevedo, responsável para Assessoria Pé Q Voa. Boa parte dos quarentões, cinquentões, sessentões, etc, que estão em evidência treina sob seu comando.
A Pé Q Voa teve seu início em 2009. A ideia inicial de José Luis era que sua academia tivesse um serviço extra para oferecer a seus clientes. O projeto cresceu tanto que os papéis se inverteram e a academia passou a funcionar como complemento dos treinos dos atletas da assessoria.
A assessoria conta atualmente com quase duzentos componentes de várias faixas etárias. Segundo Azevedo, o objetivo é dar qualidade de vida a todos. “Nunca visamos vencer competições. Orientamos o modo certo de treinamento e acompanhamos cada integrante passo a passo em sua preparação”, conta o professor. A Pé Q Voa conta também com o maior número de mulheres praticando esporte na região. Segundo o criador da Assessoria, quase 80% dos clientes é do sexo feminino. O crescimento é tanto que existe projeto de expandir a marca para outras cidades do Estado. “Temos um atendimento personalizado e por isto conseguimos reunir num mesmo local praticantes adolescentes e idosos que desenvolvem os trabalhos com total desenvoltura e sem atropelos”, conta o treinador.

 Atividades
Caminhadas ao ar livre e pequenas corridas fazem parte dos treinamentos para os integrantes da Pé Q. Voa. “Todo atleta que passa a integrar a assessoria toma conhecimento que nossa meta é voltada para que ele tenha boa saúde, condicionamento físico excelente e consiga desenvolver sua atividade física sem sentir o peso da idade. Se ele quiser ser um vencedor de maratonas ou corridas de rua vai precisar procurar outro meio para isto”, disse Azevedo. “Quando percebemos que determinado integrante tem potencial para ser um atleta o encaminhamos para treinadores parceiros para ser melhor trabalhado neste sentido”, continuou. Outra parceria que a assessoria possui é com nutricionistas da cidade. “Fui atleta e parei devido às inúmeras decepções que tive neste segmento. Correr em alto nível é solitário. O atleta de elite não consegue dividir o espaço com outro e isto acaba sendo o oposto da nossa ideia. Queremos que as pessoas dividam os objetivos comuns para que deem espaço para uma qualidade de vida maior para todos”, disse Azevedo.
O interessado em participar da assessoria passa por rigorosa entrevista. Antes de entrar para o grupo o candidato também precisa passar por exame médico completo. Depois de feitos estes dois primeiros passos, o candidato passa por avaliação física e inicia as atividades junto ao grupo.
Todo o trabalho tem uma planilha de treinamento que precisa ser seguida à risca. “Muitas pessoas acham que correr é só colocar um calção, uma camiseta, um tênis e sair por aí. Não é assim. É preciso saber correr, caso contrário as chances de lesões ou outros problemas são enormes”, disse José Luis.

Resultados
O sucesso da Pé Q Voa vai além dos objetivos de assessoria. Azevedo disse que o trabalho não visa resultados em competições, porém, eles insistem em aparecer. Em quase 100% das competições em que atletas da Pé Q Voa participam, o pódio nas categorias acima dos 35 anos é garantido. “Acredito que este resultado vem devido aos trabalhos de acompanhamento realizados. A equipe feminina da Pé Q Voa é a que mais tem bons resultados e pódios acima de 40 anos e isto mostra que nunca é tarde para aprender a praticar esporte”, disse Azevedo.

Sucesso no exterior
A Pé Q Voa teve o primeiro grupo de corredores de Poços de Caldas a disputar uma prova fora do Brasil. Cerca de trinta corredores estiveram na Argentina em setembro quando correram a Maratona de Buenos Aires. Todos os atletas tiveram boa participação na prova. Atletas da assessoria já participaram de provas no deserto do Atacama, em Paris, Nova Iorque, Berlim, Portugal. “Individualmente tenho corredores que participam de provas no mundo todo e nossos projetos neste sentindo estão crescendo”, disse o treinador. Em 2014 a equipe deverá competir no Chile e também na Maratona de Nova Iorque.
Os interessados em participar da Assessoria Pé Q Voa podem entrar em contato com José Luis Azevedo pelos telefone 3713-4746 ou 9969-6793, ou ainda ir até a sede da entidade que fica na rua João Batista Pansini. O grupo treina diariamente no parque municipal.

Solidariedade
Desde seu surgimento, a Pé Q Voa abraçou causas beneficentes. Recentemente, a equipe ajudou na organização da Corrida de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, em parceria com o Poços de Caldas Golfe Clube. Todos os recursos angariados foram doados para a Avocc. A Pé Q Voa ainda foi organizadora da Corrida da Apae, que é considerada a segunda maior de Poços. “São trabalhos que fazemos e que nos recompensam muito. Durante os treinamento procuramos conscientizar os participantes da assessoria da importância de ajudar o próximo”, disse. Uma das campanhas conseguiu arrecadar, em apenas um sábado, cerca de mil litros de leite, que foram doados para o Cacon. Recentemente, a assessoria auxiliou a Polícia Federal na organização da Corrida da Adefip. O próximo projeto é a Corrida Pé Q Voa de Natal.

Nenhum comentário: