quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Partes da mesma história

Poços de Caldas, MG - A história de Poços de Caldas está diretamente ligada na história da Associação Atlética Caldense, um dos clubes mais tradicionais do interior brasileiro. A cidade completa hoje 141 anos, enquanto o clube recentemente fez 89 anos, apenas 52 anos de diferença.
O futebol profissional sempre foi responsável em colocar a cidade em grande evidência no cenário nacional e até mundial. Nomes como Mauro Ramos de Oliveira, Ailton Lira, Jânio Joaquim, Nildo, Elzo, Casagrande, Jota Lopes, Paulo Roberto, Buzuca, Augusto, entre outros, integraram a equipe de futebol da Veterana e fizeram história em Poços de Caldas. Foram épocas memoráveis que até hoje fazem parte das lembranças de centenas de poços-caldenses. Os tempos áureos de Christiano Osório são realmente inesquecíveis, e as partidas memoráveis, os gols, a série invicta e os craques que por aquele gramado passaram ficaram marcados para toda uma vida. O Christiano Osório viu desfile de craques como Pelé e Garrincha, um privilégio que poucas cidades tiveram. O estádio acabou, virou passado, e a Caldense teve que aprender a jogar em nova casa. O estádio Ronaldo Junqueira passou a receber os jogos da Veterana e também fez história no futebol brasileiro e de Poços de Caldas. Foi em Poços, e no Ronaldão, que um dos maiores craques da história recente de futebol brasileiro despontou para o futebol. No dia 25 de maio de 1993, Ronaldinho (como era chamado), entrava em campo pela primeira vez na vida como jogador de futebol profissional. A partida valia pela sexta rodada do Campeonato Mineiro e o Cruzeiro venceu por 1×0, gol de Ramon Menezes. A Caldense jogou com a seguinte formação: Aílton Cruz, Adriano, Russo, Renê, Luis Carlos, Dácio, Pio Eugênio (Rubio), Tostão (Rubinho), Osmarzinho, Brandão, Marquinho. O Cruzeiro entrou em campo com Harlei, Nonato, Robson, Marcus Vinícius, Zelão, Rogério Lage, Ramon Menezes, Éder Aleixo, Nivaldo, Ronaldo, Daniel. Técnico: Pinheiro.
Outros nomes famosos como Eder Aleixo, Dida, Zico, Socrates, Edinho, Serginho Chulapa, Cláudio Adão, Valdir Peres, Tupãzinho, entre outros, também jogaram por aqui. Treinadores consagrados como Telê Santana, Carbone, Carlos Alberto Silva, Ney Franco, Luxemburgo, Nelsinho Batista e Luis Felipe Scolari tiveram o privilégio de sentarem no banco do nosso estádio.  Uma história fantástica para uma cidade verdadeiramente maravilhosa. O Ronaldão ainda foi palco da maior conquista da Caldense e de Poços de Caldas. Em 2002 o time foi campeão mineiro e a festa foi uma das maiores que a cidade já presenciou.
Fora do futebol os destaques foram Raul Togni Filho e Raul Togni Neto, que  iniciaram a vitoriosa carreira no basquetebol defendendo as cores da Veterana. Raul Togni Neto é hoje uma das promessas do basquete brasileiro e tem caminho aberto para fazer parte da NBA, principal liga de basquetebol do mundo. Ainda no basquete como esquecer o grande Luis Cagnani, o Zinho, que depois se tornou num dos maiores comentaristas esportivos da cidade. Zinho foi espelho para uma geração que hoje se destaca com a competência do professor Júlio César Freitas, que vem conseguindo títulos para Poços de Caldas com meninos e meninas de grande talento.  Temos ainda o Mário Xandó de Oliveira Neto, nome respeitado no voleibol mundial e que fez parte da geração de prata. Xandó é um dos responsáveis pelo crescimento do vôlei brasileiro. Antes das Olimpíadas de Los Angeles o Brasil não tinha história no esporte, após a passagem de Xandó num time que tinha craques como Bernard, Montanaro, William, entre outros, o esporte se tornou numa potência e hoje é respeitado em todo o mundo.
Retratamos um pouco da história da Caldense e de Poços de Caldas no esporte. Certamente ficaram de fora grandes figuras e nomes de relevância da cidade, porém, cada um, ao seu estilo fez de Caldense e de Poços de Caldas grandes e são partes de uma história que nunca será esquecida.
Hoje a Caldense, a exemplo de Poços de Caldas, cresceram. A cidade beira os 200 mil habitantes, tem uma qualidade de vida incomparável, enquanto o clube é referencia no Brasil.
 “A Caldense se orgulha em ter como sede Poços de Caldas. Todos que visitam a cidade ficam encantados e muitos ficam aqui de vez. Temos vários casos de jogadores que vieram defender as cores da Caldense e nunca mais foram embora, constituíram famílias, fizeram sua vida, geraram empregos, enfim, se tornaram poços-caldenses graças ao clube. É uma história parecida e que vai durar para sempre”, destacou o presidente do clube Laércio Otávio Martins.

Nenhum comentário: