sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Técnico da Fazenda Souza Lima lamenta punição branda para a Fazenda Cocal

Poços de Caldas,MG -  “Vou doar mil reais para qualquer instituição de caridade, mas para a Liga não dou tostão algum”. A frase acima foi dita por Airton Pessoa Marques, o Ito, técnico da Fazenda Souza Lima.  O valor de R$ 1.000,00 (mil reais) é quanto ele tem que pagar caso a Souza Lima recorra da punição imposta pela comissão técnica da Liga Poços-caldense ao time da Fazenda Cocal, que perdeu 10 mandos de campo para a próxima temporada. Com a punição, foi mantida a final do campeonato entre Cocal e Sete Quedas, eliminando a Souza Lima da competição. “Não estou questionando o resultado dentro de campo. Eles foram superiores, venceram porque o time deles é muito forte, mas deveriam ser eliminados do campeonato como diz o regulamento”, falou Ito. “Eles sequer foram julgados pela comissão disciplinar da Liga, mas sim pelo departamento técnico, que ao meu ver não tem autoridade neste caso”, disse. A reportagem procurou o presidente da Liga Poços-caldense de Futebol, Antônio Carlos dos Santos, o Ceará, e o mesmo disse que a Fazenda Cocal foi punida de acordo com o que diz o STJD. “Não é caso de exclusão de campeonato e sim de uma outra punição e foi isto que fizemos. A final de domingo está confirmada, a não ser que a Fazenda Souza Lima entre com algum recurso”, disse Ceará. Para entrar com o recurso a Fazenda Souza Lima tem até a tarde de hoje, porém, Ito disse que não fará a apelação. “Não me interessa apelar. Tenho dinheiro para isto, mas prefiro doar a quantia para quem precisa do que ter que brigar por um erro que foi da própria Liga. Está tudo errado no nosso futebol rural e isto me deixa muito triste”, disse ele.

Entenda o caso

No último domingo o estádio Benedito Bandola de Oliveira recebeu um grande público para acompanhar os jogos semifinais da categoria titulares do Campeonato Integração da Zona Rural. Alguns incidentes foram registrados, porém, a maioria sem causar danos aos jogos. O presidente da Liga, Ceará, chegou a reclamar da falta de policiamento ao Mantiqueira. “Mandei ofício solicitando a presença da PM, mas não vieram. É muito perigoso acontecer alguma coisa aqui pela quantidade de pessoas que estão no estádio”, disse Ceará.
O temor do presidente da LPF acabou se confirmando pouco depois quando o auxiliar  Luiz Fernando de Souza foi agredido com um soco por Leandro Batistão. Leandro tomou as dores do tio Alcebíades Bastistão, técnico da Fazenda Cocal - que havia sido expulso de campo momentos antes - e invadiu o campo para agredir o auxiliar. Depois do fato, segundo testemunhas,  ele correu e saiu pelo portão que dá acesso ao parque municipal. A PM foi solicitada e registrou tudo num boletim de ocorrência.

Segurança

A transferência dos jogos finais da zona rural para a cidade é justamente por questão de segurança. A decisão aconteceu em reunião com todos os clubes. No jogo de domingo Ito também acabou expulso, segundo ele por pressionar a arbitragem para encerrar o jogo por falta de segurança. “Questionei a Liga e fui expulso por isto. Não havia segurança para a partida continuar, por isto pedi a sua suspensão. A resposta foi minha expulsão”, disse Ito. “Estou inconformado porque o Ceará sabia que o agressor era torcedor do Cocal, disse que o conhecia e que por isto o Cocal seria eliminado. Ele falou para todo mundo ouvir, porém, tomou decisão completamente diferente”, continuou Ito. “Fiquei muito surpreso com a nota tirando mandos de campo do Cocal. Como pode uma punição para o próximo ano? Não sabemos nem se vai ter campeonato em 2015, então porque não punir corretamente agora como pede o próprio regulamento do campeonato?”, questionou.  “Tudo foi relatado em súmula, boletim de ocorrência, relatórios do árbitro e do auxiliar, então não tem como explicar a decisão da LPF. Ceará me disse que para eliminar o Cocal teria que uma multidão invadir o campo e, não apenas uma pessoa como aconteceu. Como assim? Então é preciso uma tragédia para que tomem medidas mais sérias?”.  “Não estou brigando porque quero disputar a final. O time deles é muito melhor que o meu, porém, cometeram um erro grave e tinham que pagar por isto. Foi tudo errado neste caso. Eles tinham que mandar o julgamento para o departamento disciplinar e não para o departamento técnico como aconteceu”. “Minha vontade é de moralizar o campeonato rural, que é uma competição gostosa de se disputar. A gente faz muitas amizades e tem um clima muito bom. Infelizmente nos dias de hoje o povo não vê mais este lado. Quando se entra em campo o que prevalece é a guerra, o jogador olha para o adversário com olho de raiva e futebol não é por ai. Sempre pratiquei o futebol de amizade, de confraternização após os jogos. O caso de domingo deixou claro como tudo está caminhada para um lado ruim. O auxiliar é pai de família, tem filhos, ganha pouco e ainda tem que ir embora apanhando no campo de jogo. Vamos parar com isto, vamos mudar isto para o bem do nosso futebol rural. Quero finalizar dizendo que o presidente da Liga não pode torcer para uma bandeira. Ele tem que ser igual para todo mundo e fazer valer a regra. Ele presenciou tudo que aconteceu domingo e fica na consciência dele  se fez o certo”, lamentou Ito.

Os jogos

No próximo domingo a Fazenda Cocal decide o título do Campeonato Integração da Zona Rural contra a Fazenda Sete Quedas na categoria titulares. O título da categoria aspirantes será disputado entre as Fazendas Curitiba e Santo Antônio. Os dois jogos acontecem no estádio Benedito Bandola de Oliveira à partir das 14h.

Nenhum comentário: