quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Equipe poços-caldense vai participar de expedição na Antártida Chilena

Poços de Caldas, MG - Um grupo de seis poços-caldenses participa de uma expedição em Torres Del Paine, na região de Magalhães e Antártida Chilena, no início de janeiro próximo. O parque é conhecido pela sua inconfundível geografia e por ser um dos mais belos do mundo. O trekking terá seis dias de duração e será feito no Circuito W, com mais de 70 km de extensão e inúmeros desafios ao longo do trajeto.
Durante o percurso será possível conhecer algumas das principais atrações, como Base Torres Del Paine, onde é possível ter uma visão das três torres que dão nome ao parque e do glacial suspenso, o Vale do Francês, que possui uma das mais belas paisagens do trajeto, e o Glacial Grey, onde é possível se aproximar de um dos mais importantes glaciais que compõem o Campo de Gelo Patagônico Sur, a terceira fonte de água doce do planeta. Dentre as principais dificuldades apontadas pelo grupo estão o vento gelado, as baixas temperaturas à noite e a possibilidade de chover ou até mesmo nevar durante o percurso.
A equipe, batizada de Carapanã – nome regional de origem tupi para um determinado tipo de pernilongo – realiza em Torres Del Paine a décima expedição. Este ano, o destino do grupo foi o Monte Roraima, na tríplice fronteira do Brasil, Venezuela e Guiana. Foram sete dias de desafios enfrentando oscilações extremas de temperatura e clima, com plantas, animais exóticos e paisagens de tirar o fôlego.
Para um dos fundadores do grupo, o biólogo Mário Terra, o objetivo é garantir aos amigos uma experiência única com superação de desafios e cenários paradisíacos. “Temos muitas histórias destes dez anos de viagens. Curiosamente, as melhores se referem às situações que envolveram maior sofrimento do grupo”.
Mário e os outros três fundadores da equipe, o engenheiro mecânico Felipe Cagnani, o biólogo Filipe Barros e o jornalista Juliano Borges trouxeram do Movimento Escoteiro a amizade, os conhecimentos e a vivência necessária para a realização das expedições.
O foco do grupo para as próximas viagens deve ser trekkings internacionais. Para isso, a equipe está se profissionalizando e buscando parcerias que garantam desafios cada vez mais radicais. “Estamos finalizando a elaboração de um site e de uma página no Facebook para a divulgação das ações do grupo. Queremos através destes meios buscar patrocinadores que queiram divulgar sua marca com a nossa equipe”, finaliza.

Nenhum comentário: