sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Confraternização lembra os anos de glórias do futsal da Caldense

Poços de Caldas,MG - Neste sábado acontece na sede da Associação Atlética Caldense uma grande festa em homenagem aos 40 anos de futsal da Veterana. Será uma confraternização dos jogadores que defenderam as cores da Caldense entre os anos de 1960 a 1974. Os times formados nos anos de 60,62 e 63 foram verdadeiras “máquinas” de jogar futsal, numa época em que a equipe de Poços de Caldas era praticamente imbatível.

A história

Em 1974  o Sr. Orlando Moraes, então diretor da Caldense, foi transferido do futebol de campo, pelo  presidente Dr. Benedito Norberto, para o futebol de salão. Moraes tinha a obrigação de montar um time vencedor. Ele foi escolhendo jogadores dedo a dedo, como se diz, e acabou formando uma equipe que revolucionou o futebol de salão, vencendo  o Campeonato Municipal de 1974 e, pouco depois, o time se tornou conhecido no cenário nacional.
Foram grandes partidas contra equipes tradicionais do Brasil. Dentre os jogos memoráveis estão duelos contra o Internacional de Porto Alegre e contra a seleção do Paraguai. A Caldense ainda enfrentou Atlético Mineiro, Olímpico de BH, Minas Tênis, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Reio de São João da Boa Vista, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, entre outros.
A equipe não se cansava de colecionar grandes resultados como o vice-campeonato mineiro de 1981. No mesmo período disputou um campeonato memorável, em que o Olímpico de Belo Horizonte foi o grande campeão. O time da capital tinha destaques como  Jackson  - melhor do Brasil na época - , Paulo Bonfim, Paulinho, entre outros craques.

O encontro

No encontro deste sábado, na Caldense, o objetivo é recordar aqueles tempos, rever amigos e colocar o futsal em pauta. O esporte hoje não é nem sombra do que foi naquela época, porém, a amizade continua e o amor pelo esporte da bola pesada segue indestrutível. “Quem sabe uma dia apareça outro Orlando Moraes para  fazer com que a Caldense novamente apareça com destaque no cenário nacional”, disse Itamir Ricci Dalla Rosa, um dos organizadores do evento.

Nenhum comentário: