quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Cricket de Poços se aproxima da profissionalização

Poços de Caldas, MG - O recente título sul-americano conquistado pelo cricket brasileiro, que tem na equipe jogadores formados em Poços de Caldas, gerou um grande interesse de todo o mundo pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade. Durante esta semana os projetos da cidade estão recebendo a visita do chefe do Internacional Cricket Council (ICC), o australiano Wade Edwards, que veio anunciar um aumento no investimento, que será de cinco anos e vai garantir o trabalho que está sendo desenvolvido. Segundo Edwards, o nível técnico do esporte em Poços de Caldas alcançou um patamar muito bom e agora o próximo passo é se profissionalizar. Depois da conquista do Sul-americano, as próximas metas passam a ser maiores, como até mesmo o campeonato mundial. Para Wade Edwards, que reside no Canadá, o trabalho que vem sendo feito em Poços de Caldas é dos melhores que já viu. Segundo ele, o apoio vai ajudar ainda mais o crescimento de uma modalidade que vem sendo bastante difundida em todo o mundo.

Principal responsável por trazer o cricket para Poços de Caldas, o inglês Matt Featherstone comemora o aumento do investimento nos projetos da cidade. Ele acredita que daqui por diante o nível técnico, que já está bem alto, deve aumentar e tornar o Brasil numa potência na modalidade. “Os resultados recentes foram inacreditáveis, mas eu sempre confiei no potencial destes meninos e sabia que eles tinham condições de ganhar. Agora eles conseguiram chamar a atenção de gente grande do cricket e daqui pra frente a tendência é de mais e mais resultados importantes para nosso esporte”, disse Featherstone.

Edwards não se cansou de elogiar o trabalho em Poços de Caldas. “É a segunda vez que venho a Poços de Caldas e o que está acontecendo aqui é realmente inacreditável. A cidade abraçou o trabalho desenvolvido por Matt e o resultado veio muito rápido. Chegando aonde chegou num prazo de tempo tão curto nos mostrou que vale a pena investir aqui. Estamos muito felizes com tudo que vimos e nosso desejo é que o cricket em Poços de Caldas seja profissional e leve as crianças da cidade para ganharem o mundo, fazerem história e terem muito sucesso. A primeira etapa foi feita e agora os passos serão cada vez maiores”, finalizou.

Sul-americano

O Brasil conquistou o título de campeão sul-americano de cricket nas categorias sub-13 e sub-17 no início deste mês. A competição aconteceu no Peru e o resultado confirmou a expectativa de Featherstone. “Eu acreditava muito neste time. Ano passado perdemos, mas neste ano fomos com um grupo mais forte e eu dizia que iríamos buscar o título. Conseguimos, com grande esforço destes meninos”, disse o professor. Cerca de 18 garotos da equipe fazem parte dos projetos de Poços. Outros 10 são de equipes de São Paulo. Uma semana depois foi a vez das meninas do Brasil fazerem bonito. O time derrotou a Argentina e venceu o V Women’s South American Championship pela primeira vez na história. Este campeonato tinha hegemonia da Argentina, que havia vencido todas as edições. A equipe brasileira contou com 14 jogadoras, sendo que cinco eram de Poços. A vitória foi muito comemorada.
O cricket de Poços de Caldas vem se tornando um dos mais fortes do Brasil graças ao trabalho de Featherstone. A viagem para o Sul-americano de Lima foi apenas a segunda dos meninos do cricket de Poços para o exterior. Ano passado, eles foram para o Sul-americano de Buenos Aires e trouxeram um vice-campeonato e um terceiro lugar. “A seleção campeã contou com meninos do Kennedy, Conjunto Habitacional, enfim, de todas as partes da cidade. Fomos com uma grande expectativa devido à qualidade de nossos jogadores e isto se confirmou com este belíssimo resultado”, finalizou Featherstone.

Nenhum comentário: