sábado, 10 de outubro de 2015

Escolinha Zico 10/Coopoços completa cinco anos de sucesso

Poços de Caldas, MG - Num sábado, dia 9 de outubro de 2010, a Escolinha Zico 10/Coopoços iniciava suas atividades em Poços de Caldas. Trazida por Sérgio Azevedo, os primeiros passos foram em grande estilo, com direito à presença do ídolo Zico, craque do Flamengo e da Seleção Brasileira. Os trabalhos começaram com os professores Paulista e André Oliveira e a equipe ainda contava com os professores Marcela Carvalho, Thiago e Diogo. As primeiras conversas sobre a implantação da escolinha em Poços de Caldas foram em meados de 2010. Na oportunidade, Sérgio Azevedo, presidente da Coopoços, se entusiasmou com o projeto e colocou toda a estrutura da instituição à disposição. Nutricionistas, terapeutas, psicólogos e um acompanhamento sobre o desempenho escolar eram os diferenciais para atrair os meninos. Foi firmada uma parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e com isto a escolinha estaria em vários campos da cidade, sendo que uma cota de meninos do município poderia participar das atividades ao lado de filhos de associados da Coopoços.


Visita de Zico

Num ginásio poliesportivo tomado por fãs de todas as idades, Zico deu o pontapé inicial para as atividades da escolinha em Poços de Caldas. Zico sentou-se ao lado de Sérgio Azevedo, presidente da Coopoços, e entre um autógrafo e outro falou da importância do trabalho com garotos da iniciação esportiva. O ídolo frisou a necessidade de se formar o cidadão. “Nunca trabalhei pensando em formar apenas um atleta. É necessário encaminharmos bem o jovem para que ele tenha uma vida longe de problemas diversos que podem aparecer no seu caminho”, disse ele. Foi apresentado um vídeo em homenagem ao ex-jogador. Durante uma concorrida coletiva acontecida nas dependências do Palace Hotel, Zico contou aos jornalistas um pouco sobre os detalhes do trabalho da escolinha Zico 10. “O objetivo deste projeto é sempre a formação do cidadão de bem, do menino que vai bem na escola. O esporte vem depois. Se ele for um atleta no futuro, muito bom, mas se for um grande homem, um cidadão de bem, melhor ainda”, disse Zico, na oportunidade.

 As conquistas

 Não demorou para as conquistas em campo tivessem início. Tanto em Poços de Caldas como na região os comandados do professor Paulista foram colecionando troféus, como Brazil Cup, Copa Danone, Lázaro Walter Alvisi, competições da Liga poços-caldense, entre muitas outras.

 Orgulho

 Sérgio Azevedo não esconde o orgulho pelo sucesso que a escolinha se tornou e o respeito conquistado em Poços de Caldas e região. “Desde que tivemos a ideia de montar a escolinha a certeza de que seria uma coisa muito boa já existia, porém, nossa expectativa foi superada, e muito, pois o sucesso foi maior do que pensávamos. Tudo é devido à dedicação da equipe, comandada pelo professor Paulista, Marcela Carvalho e Zé Carlos, nosso mais novo professor. Não podemos esquecer daqueles que passaram por aqui, como o André Oliveira, que iniciou o projeto em 2010 com o Paulista, o Rafael, enfim, todos com uma grande importância na caminhada de sucesso da escolinha. Ao longo destes cinco anos conseguimos vários títulos, porém, o principal, e que deve mais ser valorizado, é a amizade que estes meninos criaram entre eles. Aqui somos uma família e fazemos questão da participação de pais que são sempre bem recebidos. A escolinha é muito forte exatamente por isto, por ser uma grande família”, disse Azevedo. Vale destacar ainda que Marcela Carvalho foi a primeira mulher a trabalhar com futebol em Poços de Caldas. “Fui a primeira educadora a trabalhar com os meninos e fazer parte desta equipe é um grande prazer, é minha segunda família”, conta Marcela.
Pais dos alunos também não escondem o orgulho de verem seus filhos participando das atividades. Vivian Aparecida de Barros tem dois filhos treinando na escolinha. Os gêmeos Bruno e Breno fazem parte do grupo e se destacam em diversas atividades. “Muitas das crianças que treinam aqui não tinham uma convivência com o esporte, só ficavam na rua, no computador e a escolinha proporciona um rumo diferente para eles. Tirar a criança da rua, além da melhora da saúde física e mental, é muito importante. Muitos aqui mostraram grande talento, têm um grande futuro e quem sabe um dia não estejam numa seleção. Não custa nada sonhar, pois a escolinha proporciona esta possibilidade para eles”, disse. Outra mãe que destaca o trabalho da escolinha é Áurea Cristina Mendes, mãe de Lucas Bernardes. Lucas faz parte do time sub-12 da escolinha, um dos mais fortes e mais vencedores da cidade. “O Lucas gosta muito de treinar aqui, fez amigos inseparáveis, além de ter crescido muito com pessoa e jogador. Hoje ele se empolga com as competições, as oportunidades de jogar fora de Poços de Caldas e vencer competições. A escolinha fez muito bem para ele e isto me deixa muito contente, pois o bem-estar do meu filho é o que mais me interessa”, disse Áurea.

Torneio interno

Para comemorar os cinco anos, a escolinha promoveu, na manhã de ontem, um torneio interno com os alunos. A atividade amistosa foi mais uma confraternização no clube de campo da Coopoços. O professor Paulista conversou com o Mantiqueira e ressaltou que a formação do cidadão sempre esteve acima de tudo na filosofia de trabalho da escolinha. “Procuramos no dia a dia fazer um trabalho com os meninos tanto no lado esportivo quando na vida pessoal, através de conversas com os familiares. É um trabalho bastante gratificante e eles aprendem um pouco mais conosco, mas também aprendemos muito com eles. Existem meninos que treinam aqui desde o início e são verdadeiros irmãos num grupo muito unido”, disse Paulista. O torneio interno reuniu alunos do Conjunto Habitacional, Santa Rosália, Parque Municipal, entre outros da cidade. “Estes torneios são importantes para aproximar ainda mais os garotos. Aqueles que não se conhecem acabam tendo contato, disputam uma competição num dia bastante diferente. São momentos de muita alegria num ambiente completamente familiar”, disse Paulista.

Competições

 A escolinha está envolvida com algumas competições importantes neste final de temporada. A Copa Sul-Mineira de Futebol Society, em andamento, e a Copa Sesc, que está por começar, são alguns dos destaques. “O ano foi muito positivo em todas as categorias, com excelentes resultados dentro de campo.

 Escola de goleiros

 A mais recente novidade é a escolinha de goleiros. O trabalho está sendo desenvolvido pelo professor Zé Carlos. Este trabalho visa desenvolver a parte técnica dos meninos numa posição onde as dificuldades são bem maiores para os iniciantes.

Nenhum comentário: