quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Atletas de projeto de Poços são destaque em competição nacional

Poços de Caldas, MG - Entre os dias 8 a 11 de outubro, aconteceu, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Conjunto Desportivo do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, o VI Campeonato Brasileiro Caixa Mirim Interclubes de Atletismo. Participaram 117 equipes, 821 atletas, 180 treinadores, 89 dirigentes de 15 Estados, mais o Distrito Federal. Desde sua criação foi a segunda vez que o Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo” participa deste evento. A primeira participação foi ano passado na pista de atletismo do Centro Olímpico, em São Paulo.
O projeto foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte 8.624/09, que tem como incentivadores as empresas Climepe Total e Construtora Etapa e apoio do DME energética. “Gostaria de destacar que a aprovação do nosso projeto, a participação dos nossos incentivadores, os apoios do DME Energética e Secretaria Municipal de Esportes são de fundamental importância para a formação dos nossos alunos. Sem estas parcerias ficaria muito difícil, pois hoje temos transporte gratuito para os alunos treinarem, materiais de boa qualidade adquiridos para as aulas diárias e apoio nas viagens”, disse o professor Sidnei Carlos de Parolis.
A equipe de Poços participou do evento com atletas qualificadas. Maria Fernanda Jeremias Pelozi foi a grande campeã no pentatlo, fez 2.800 pontos. O pentatlo é composto pelas provas 80m com barreiras, salto em altura, arremesso do peso, salto em distância e 800 metros rasos. A atleta realiza todas estas provas e vai somando pontos, para, no final, saber quem é a mais completa da competição. “A nossa aluna/atleta competiu com 32 atletas nesta prova, sempre esteve entre as nove primeiras colocadas durante o evento, chegando à última prova dos 800 metros na quinta colocação geral. Após o término da corrida dos 800metros tínhamos a esperança de uma boa colocação. Assim que o resultado saiu foi só comemoração, a Maria Fernanda somou 2.800 pontos contra 2.799 pontos de Juliana, do Centro Olímpico da cidade de São Paulo”, comenta o professor.
Rafaela Cristine Maciel de Souza ficou em quarto lugar no salto em altura. Ela fez a marca de 1,54 metros. No arremesso de peso, Rafaela ficou em quarto lugar com 12,53metros. “A Rafaela é a atual vice-campeã brasileira e sul-americana estudantil da categoria pré-mirim do pentatlo. Competindo com atletas específicas das provas de saltos e lançamentos ela se saiu muito bem, principalmente porque é uma aluna/atleta da categoria pré-mirim e participou do Campeonato Mirim. A Rafaela aguarda ainda este ano a sua convocação para a Seleção Brasileira Estudantil de Atletismo, que irá competir o Campeonato Sul-Americano Escolar de Atletismo no Paraguai. Nosso projeto e a cidade de Poços de Caldas hoje têm as duas principais atletas das provas combinadas das categorias Pré-Mirim e Mirim do nosso país. Procuramos realizar a formação a longo prazo. Que possui características multifacetadas e abrangentes da modalidade, sem especializar a criança em idades precoces. Futuramente elas talvez nem façam as provas combinadas, mas na idade delas é o indicado a fazer, comprovados por estudos científicos para a modalidade. Uma criança especializada em determinada prova nesta idade terá uma grande possibilidade de abandonar o esporte ou ter os seus resultados estagnados no futuro. Gostaríamos de agradecer a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que sempre nos ajuda no nosso dia a dia. Ao secretário municipal de Esportes Albert Nogueira Mareca, que tem nos dado o apoio necessário e oportunidades aos nossos alunos/atletas para que possam desenvolver seus talentos esportivos”, finalizou Parolis.

Nenhum comentário: