sábado, 3 de outubro de 2015

Na raça e com um homem a menos, Caldense vence o Rio Branco e se classifica para as quartas

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

 Poços de Caldas, MG - Futebol é realmente um esporte cativante e imprevisível, sendo que nenhuma equipe está classificada ou eliminada por antecipação. A prova maior disto foi a grande vitória conquistada pela Caldense sobre o Rio Branco/ES, 1x0, ontem, em Cariacica. Com o resultado, a Veterana se classificou para as quartas de final do Campeonato Brasileiro, mesmo atuando com um jogador a menos desde os 25 minutos do primeiro tempo e com o adversário tendo a torcida a seu favor. Agora a Caldense espera para saber quem será seu adversário na próxima fase. Se passar pelas quartas a equipe de Poços de Caldas já estará garantida na Série C de 2016.

 O jogo

Com o empate em 0x0 em Poços de Caldas, semana passada, a Caldense teria que marcar pelo menos uma vez para seguir sonhando com a classificação. O Rio Branco entrou com o pensamento de pressionar e matar o jogo logo no início. O time da casa deu a impressão, nos primeiros minutos, que conseguiria o feito, porém, veio a surpresa. Logo aos três minutos de jogo, no primeiro ataque da Caldense, Paulo Morais balançou as redes. O lance foi confuso, mas, como dizia aquele famoso narrador, o que vale é bola na rede. Depois do chute de Paulo Morais a bola desviou em Douglas Bessa e tirou qualquer possibilidade de defesa para Paulo Vitor. 1x0 para a Veterana. Era tudo que a torcida de Poços queria. Na comemoração do gol, Paulo Morais recebeu amarelo, cartão que custou caro para a Veterana momentos mais tarde. Perdendo por 1x0, o time da casa partiu para a pressão. Foram várias chances, porém, sempre esbarrando na bem posicionada defesa da Caldense. Os destaques da Veterana eram Rafamar e Maradona, homens que levavam perigo nos contra-ataques. Aos 20 minutos quase veio o segundo gol. Paulo Morais entrou na área e chutou cruzado, porém, ninguém aproveitou o lance para empurrar a bola para o gol.

De herói a quase vilão

Aos 27 minutos, a Caldense teve Paulo Morais expulso. O jogador reclamou com a arbitragem a marcação de uma falta e foi mandado embora de campo. A partir daí o time da casa foi todo ataque. Na base da correria, o Rio Branco alugou o meio campo, porém, os atacantes pareciam afobados e não conseguiam furar a retaguarda da Caldense, que conseguiu segurar o 1x0 no primeiro tempo.

No coração e na raça

O segundo tempo foi um tremendo sufoco. O time da casa jogando no abafa e a Caldense no coração e na raça segurava do jeito que dava. Além de uma defesa muito bem postada, Neguet era a segurança debaixo das traves. O goleiro mostrou toda sua elasticidade aos seis minutos, quando defendeu uma cobrança de falta de Bruno Paiva. Com a mão trocada, Neguet mandou para escanteio. Aos 13 minutos, Ratinho chutou e a bola passou raspando a trave. Mesmo pressionada, a Caldense sabia o que fazia em campo e deixava claro que o Rio Branco teria que jogar muito mais para conseguir reverter o placar. Mesmo recuada, a Caldense ainda conseguiu criar grande chance e quase ampliou o placar. Aos 22 minutos, Francismar, cara a cara, perdeu um gol incrível e a chance de matar o jogo. O restante do jogo parecia caça de gato e rato. O Rio Branco buscando o gol e a Caldense se defendendo como podia. No fim prevaleceu a determinação do time de Poços de Caldas, que venceu com a autoridade de quem faz uma das melhores campanhas de seus 90 anos de história. A Série C agora parece mais perto, está logo ali. A determinação mostrada em campo ontem em Cariacica mostra que o time tem tudo para conquistar este objetivo.

A próxima fase
De acordo com o regulamento, os confrontos das quartas de final serão definidos por meio de um ranking que leva em consideração as somas das pontuações obtidas pelas equipes na primeira fase e nas oitavas. Com a ordenação dos times, o 1º pega o 8º, o 2º duela com o 7º, o 3º enfrenta o 6º e o 4º faz o embate com o 5º. Sempre o time de melhor campanha tem o mando de campo do jogo de volta. Assim como nas oitavas, nas quartas da Série D os gols marcados pelos visitantes são critérios de desempate. Persistindo a igualdade na soma dos resultados, a disputa da vaga para a semifinal e do consequente acesso para a Série C será decidida nas penalidades máximas.

Nenhum comentário: