domingo, 24 de abril de 2016

Franco Martins se destaca como dirigente e promete uma Caldense cada vez mais forte

Poços de Caldas, MG - “O torcedor pode ter certeza de que verá uma Caldense cada vez mais forte no futebol de Minas e do Brasil. Sempre fomos muito cobrados para que o time disputasse competições o ano todo e isto hoje é uma realidade”, disse Franco Martins, que mesmo trabalhando com um orçamento baixo para manter o futebol profissional, busca, ao lado do gerente de futebol Alex Joaquim, montar um bom elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. O time deverá contar com 60 a 70% dos jogadores que disputaram o Campeonato Mineiro e o restante será “caras novas”. Sobre o nome do treinador Franco Martins garante que não tem ninguém contratado neste momento. “Estamos estudando quatro nomes e qualquer um destes pode assumir o clube, pois são profissionais de alto gabarito”, disse Martins.
Confira entrevista completa realizada com o dirigente.

Mantiqueira - A Caldense teve futebol o ano inteiro em 2015, terá em 2016 e 2017. Até onde o time pode chegar em curto prazo?
Franco Martins - Desde que entrei no futebol da Caldense como diretor ter este esporte o ano todo era projeto prioritário. Todos queriam o time em atividade, tanto torcida, quanto imprensa e a diretoria. Conseguimos este objetivo, mesmo tendo muita gente torcendo contra. Colocamos a Caldense no campeonato nacional da Série D em 2016 e 2017 e também na Copa do Brasil em 2016 e 2017, isto é um grande feito. Este resultado ninguém pode negar que é fruto do nosso trabalho, junto com nossa equipe. Tanto eu na direção, quanto o Alex Joaquim na gerência de futebol, estamos correndo atrás e mesmo com curto orçamento estamos mantendo o time em atividade.  O trabalho vem sendo feito com os pés no chão e acredito que está dando certo. 2015 e 2016 foram temporadas muito boas da Caldense, as melhores nos últimos tempos, e isto colocou a Caldense em evidência. Vice-campeã em 2015 e quinta colocada em 2016 são resultados importantes e vamos tentar manter a equipe neste patamar ou até mesmo acima dele. Nosso objetivo é, de momento, a Série C do Brasileiro, mas isto só será possível através de muito trabalho sério como o que vem sendo feito.

Mantiqueira - O futebol está dando retorno financeiro ao clube?
Franco Martins - Esta é nossa principal meta e estamos trabalhando num projeto para trazer dinheiro para o clube através do futebol. Precisamos de parceiros e a corrida atrás deles é incansável.

Mantiqueira - Como funciona o processo de buscar parceiros para o futebol?
Franco Martins - Temos alguns passos nesta incansável tarefa. O primeiro é a busca de patrocinadores, o segundo é tentar ajuda dos times grandes de BH e o terceiro são os investidores. Este trabalho é feito pelo nosso departamento de marketing, que busca o máximo de patrocinadores possível. É bom ressaltar que o marketing trabalha para arrecadar recursos para todo o clube e não só para o futebol, num trabalho muito bem feito. Estamos tentando parcerias com grandes clubes do Estado, coisa que o futebol do interior necessita muito, pois é um meio de conseguir baixar a folha de pagamento. Estamos conversando com Atlético, Cruzeiro e América e podemos ter boas notícias em breve. O outro meio de buscar ajuda para o futebol é através de investidores. Existem investidores honestos, do bem e que querem investir nos times do interior e vamos atrás deles tentar alguma ajuda. A Caldense busca este tipo de parceria e estamos com alguns contatos bastante interessantes que podem ajudar muito nosso futebol. Estamos mantendo conversas com alguns investidores de São Paulo e Minas e se der certo teremos excelentes novidades em curto prazo.

Mantiqueira - A Caldense está satisfeita com o projeto sócio-torcedor?
Franco Martins - Foi uma iniciativa acertada, mas ainda está no começo e as adesões certamente crescerão à medida que o tempo vai passando. O futebol o ano todo é um dos caminhos para o sucesso deste projeto, pois as promoções feitas nos dias de jogos são bem atrativas. O principal produto deste projeto é o futebol e estamos estudando promoções para as partidas do Campeonato Brasileiro.  Estamos satisfeitos com este início de projeto que ainda vai ajudar muito nosso futebol profissional. Estamos estudando várias atividades  para nosso sócio torcedor e no dia 7 de maio todos estão convidas para terem serem jogadores por um dia. O evento será no Ninho dos Periquitos e todos os sócios-torcedores estão convocados para participarem do evento.

Mantiqueira - Que balanço a diretoria faz do Campeonato Mineiro?
Franco Martins - Achei que o Gian conseguiu cumprir as metas traçadas. O time não caiu e terminou num bom quinto lugar e se classificou para duas importantes competições nacionais. A dispensa dele se fez necessária pelo novo projeto que traçamos para o futebol, mas foi um treinador que não nos decepcionou. Infelizmente, tem treinador que cai no gosto da torcida e outros não. O Gian foi muito contestado pela torcida e parte da imprensa, mas se os números forem analisados friamente verão que ele fez um bom trabalho. Derrotas contra o Uberlândia em Poços e Guarani, que foi rebaixado, em Divinópolis, acabaram pesando contra nossa classificação para a semifinal e com isto o Gian foi muito criticado.

Mantiqueira - Manter o Gian até o fim foi acertado?
Franco Martins - Não tenho dúvidas disto. Como disse, o trabalho atingiu os objetivos no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil o time quase conseguiu reverter uma situação em Campinas. Perdeu aqui por causa de duas bobeiras da zaga, mas foi muito valente no segundo jogo e merecia sorte melhor.

Mantiqueira - Qual o perfil do novo treinador?
Franco Martins - Temos pelo menos quatro nomes em estudo e nas próximas semanas vamos definir quem vem para a Caldense. O treinador que chegar terá tempo para dirigir o time na Série D e pensar no Campeonato Mineiro do ano que vem para montar uma Caldense forte e que possa manter o grupo entre os primeiros colocados como aconteceu em 2015 e 2016. Queremos um treinador com perfil novo e que queira crescer no futebol junto com a Caldense. O Alex e eu estamos pesquisando e chegamos a nomes de profissionais que estão no futebol paulista, do Rio e do Paraná.

Mantiqueira - Quem fica e quem sai do elenco?
Franco Martins - Dependemos muito do novo treinador que certamente terá suas indicações para o elenco. O restante do time deve ser 60% ou 70% do que disputou o Campeonato Mineiro.  Esta semana vamos conversar com todos. Quem quiser ficar e se adequar na realidade salarial da Caldense terá o contrato renovado, sabemos que alguns podem sair por propostas que não podemos cobrir. Enfim, este é um trabalho bom de se fazer e dia 9 de maio todo mundo estará no CT para um projeto que estou acreditando muito e que vai colocar a Caldense na Série C de 2017.

Mantiqueira - Como você o crescimento da torcida da Caldense?
Franco Martins - Muito bom. A Caldense hoje tem uma torcida jovem, muitas crianças, este número cresceu com a campanha de 2015 e vai aumentar ainda mais com a Caldense mantendo seu futebol o ano todo. Temos torcedores apaixonados pela Caldense, que pintam a cara de verde e branco, que cantam, que incentivam, que criticam quando precisa criticar, mas que, acima de tudo, amam a Veterana. Este perfil de torcedor é o que queremos manter e não vamos medir esforços para fazer com que eles tenham dias de futebol mais felizes, que torçam para a Caldense sempre e que nos ajudem a cada conquista. É bonito ver o Ronaldão com crianças e idosos com o mesmo sentimento, isto motiva a todos e certamente o objetivo será fazer uma Caldense cada vez maior e no lugar onde este torcedor quer e merece.

Nenhum comentário: