quinta-feira, 7 de abril de 2016

Luiz Carlos Caldiron comemora sua oitava temporada na Caldense

Poços de Caldas,MG - A matéria especial desta edição, feita pelo Mantiqueira em conjunto com a Mayra Ayres, assessora de imprensa da Caldense, é com o preparador físico Luiz Carlos Caldiron, que já trabalhou na Caldense em oito temporadas e fez parte da comissão técnica de 2015, quando foi vice-campeão mineiro. Formado em educação física e pós-graduado em treinamento esportivo de alto rendimento, ambos pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho, e especialista em fisiologia do exercício, pela Faculdade Metropolitana Unidas (FMU), Caldiron é um dos profissionais mais respeitados do meio esportivo.

O início

Caldiron começou a trabalhar com futebol em 1992 e seu primeiro time foi o Valério, da cidade de Itabira. Na época ele era auxiliar de preparação física e depois de quatro meses já era o preparador físico oficial da equipe do vale do aço. Depois da passagem pelo Valério, Caldiron começou a ganhar projeção e respeito no futebol e foi para o Atlético Mineiro, onde ficou por algumas temporadas. Na capital mineira ele também trabalhou no América. Depois vieram o Democrata de Governador Valadares, Americano-RJ, Volta Redonda-RJ, XV de Piracicaba-SP, Al Whedh (Arábia Saudita), URT, entre outros.

Exterior

O Al Ahli da Arábia Saudita abriu as portas para um novo mercado de trabalho para Caldiron, Ele foi levado pelo técnico Vantuir Galdino e ficou fora do Brasil por cinco anos. Natural de Casa Branca-SP, Caldiron afirma que procura utilizar nas atividades o que tem de mais moderno em preparação física. “Eu sempre procuro estar atualizado, uma vez que nesta esta área existem mudanças constantes. O objetivo é trabalhar os atletas individualmente, pois cada organismo é de um jeito”.

Goleiro

Caldiron foi goleiro do Rádium de Mococa e chegou a disputar a segunda divisão do futebol paulista. Foi nesta época que veio a vontade em trabalhar com preparação física. “Passei no vestibular e meus pais me obrigaram a fazer pelo menos um ano de vestibular. Gostei muito da educação física e resolvi deixar os campos para seguir esta carreira. Vi que seria muito melhor com preparador físico do que jogador de futebol e mudei meu destino”, disse Caldiron. “Não me arrependo de nada pois sou apaixonado no que faço e trabalhar com futebol me dá muita atisfação”,completou.

Caldense

O preparador físico chegou na Caldense em 2008, contratado pelo então gerente de futebol Jânio Joaquim para a disputa do Módulo II daquele ano. Ao todo já participou de oito temporadas em Poços de Caldas. ‘Estou aqui com muita alegria e satisfação. A Caldense é um clube muito profissional e que me dá todas as condições de trabalho”, disse. “Tivemos bons campeonatos e 2015 foi o ano que corou tudo que fizemos. Foi uma temporada brilhante e que ficará marcada para sempre”.

2016

Caldiron conta que vem tentando ajudar o técnico Gian Rodrigues da melhor maneira possível. “A parte técnica e tática não é meu forte. Fico o tempo todo observando o rendimento dos atletas, tanto nos treinos como nos jogos. Minha grande preocupação é avaliar cada atleta e passar caso a caso para o treinador. O Gian é um grande profissional e sempre trocamos informações e procuro orientá-lo sobre a condição de atleta por atleta. Ele me escuta muito e temos nos dado muito bem”, contou Caldiron.

Nenhum comentário: