sexta-feira, 29 de abril de 2016

Montagem de elenco com orçamento baixo é quebra-cabeça para diretoria da Caldense

Poços de Caldas,MG - Faltam apenas onze dias para a apresentação do novo time da Caldense, que vai disputar o Campeonato Brasileiro. Alex Joaquim e Franco Martins quebram a cabeça na montagem do elenco, que deve ser competitivo, porém, com um orçamento bem mais modesto que a maioria das equipes. O Mantiqueira conversou com Alex Joaquim, gerente de futebol, e ele disse que a meta é colocar a Caldense na série C para que nos próximos anos fique mais fácil conseguir contratar. “Muitos jogadores preferem jogar uma Série B ou C do que a D, por isto fica complicado este processo de formação de elenco para a Série D”, disse. Confira entrevista completa do dirigente.

Mantiqueira - Como está o processo de montagem de time com um orçamento bem mais baixo?
Alex Joaquim - É bem mais difícil, mas tanto eu quanto o Franco Martins trabalhamos intensamente na montagem da equipe e vamos conseguir formar um time competitivo, mesmo com o pouco recurso financeiro que temos. Vamos ter um grupo com no máximo 25 jogadores e serão contratados de 14 a 15 atletas, nomes que queremos que cheguem a Poços de Caldas em condições de vestir a camisa da Caldense e realizarem um bom campeonato. Eu e o Franco temos viagens agendadas para visitas em alguns clubes e a meta é tentar conseguir atletas cedidos por estes clubes com custo zero. No Campeonato Mineiro o Gian Rodrigues utilizou de 15 a 16 jogadores em 11 partidas e acredito que no Brasileiro poderemos ter um número menor de atletas, que será suficiente para uma boa campanha. Teremos um curto período para deixar o time no ponto para a competição, mas temos um dos melhores preparadores físicos na atualidade que é o Luiz Carlos Caldiron. Ele certamente fará um bom trabalho e deixará o grupo preparado para as disputas.

Mantiqueira - Este trabalho de montagem é feito de que maneira?
Alex Joaquim - Ele é dividido em fases. A primeira é a tentativa de segurar o máximo possível da base que disputou o Campeonato Mineiro e depois esperar o fechamento com o novo treinador do time e ele nos ajudar a terminar neste processo de montagem. Não podemos montar uma equipe completa aqui e entregar nas mãos do treinador. Ele certamente indicará nomes e tudo é preciso ser feito em comum acordo. Naturalmente o treinador tem nomes de jogadores de sua confiança e vamos analisar tudo certinho.

Mantiqueira - Do elenco que fica do Campeonato Mineiro, tem como adiantar nomes?
Alex Joaquim - Não temos como falar nada ainda porque estamos negociando. Fizemos contato com a maioria dos jogadores. Desde o término do campeonato, o tempo foi muito curto, temos só mais uma semana para trabalhar antes da apresentação e neste momento não temos como divulgar nomes porque tudo ainda está sendo conversado. Garanto que do elenco que disputou o Campeonato Mineiro cerca de 60 a 70% estarão no Campeonato Brasileiro.

Mantiqueira - Qual o perfil de treinador que está sendo buscado pela diretoria da Caldense?
Alex Joaquim - Será o perfil dos últimos técnicos da Caldense. Desde 2002, quando eu e o Franco passamos a cuidar juntos do futebol, procuramos trazer técnicos jovens, que buscam crescer na vida e que vejam na Caldense a vitrine para irem longe na carreira de treinadores de futebol. Foi assim com o Tarcísio Pugliese, Léo Condé e agora com o Gian Rodrigues.  Esperamos que dentro da filosofia que temos de trabalho consigamos trazer o nome certo para comandar a Caldense e que possa dar certo e nos ajudar a fazer um ótimo Campeonato Brasileiro e depois seja o nosso comandante no Campeonato Mineiro.

Mantiqueira - A Caldense disputa pelo segundo ano consecutivo o Brasileiro da Série D. O que se espera do time no campeonato deste ano?
Alex Joaquim - Não tenho dúvidas de que será um campeonato bem mais difícil que o do ano passado. Em 2015 enfrentamos equipes do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo e este ano teremos pela frente times de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. São Paulo e Rio concentram os times mais ricos do Brasil, por isto teremos muitas dificuldades neste campeonato, mas espero que a gente possa montar uma equipe à altura, disputar de igual para igual e buscar classificação para a Série C.

Nenhum comentário: