quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Atleta destaque da Volta da Comarca em Poços ganha medalha na Paraolimpíada

Poços de Caldas, MG - O ciclista Lauro Cesar Chaman conquistou ontem (14) a medalha de bronze para o Brasil na disputa contrarrelógio C5 do ciclismo de estrada, nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. Ele terminou o percurso em 37min37s43. Soelito Gohr, outro brasileiro na disputa, ficou com o nono lugar na prova, disputada na Praia do Pontal, zona oeste do Rio de Janeiro.

Chaman é conhecido em Poços de Caldas por disputar todo começo de ano a Volta da Comarca, que também vale pela primeira etapa da Média Paulista. Este ano, o Mantiqueira entrevistou Chaman durante sua estadia em Poços. Ele foi um dos destaques da prova e na época contou que usou o evento de Poços de Caldas como treino preparatório para o início da temporada 2016. Chaman tem deficiência grau C-5. Ele nasceu com o pé esquerdo virado para trás e passou por cirurgia para corrigir o problema. O procedimento o fez perder a movimentação do tornozelo e, como consequência, teve atrofia na panturrilha. O ciclista iniciou a carreira nas provas de mountain bike contra atletas sem deficiência. Aos 19 anos passou por classificação funcional e começou a competir entre os atletas paraolímpicos de estrada e pista. “A gente se prepara correndo com o pessoal olímpico e procura usar essas provas tanto para ajudar a equipe quanto para preparar-se para as corridas paraolímpicas”, explicou. Entre as principais conquistas de Chaman estão três medalhas no Parapan-americano, em Toronto, Canadá, duas medalhas de ouro (prova de estrada e contrarrelógio), além de uma medalha de prata na perseguição individual.

Recentemente, o paraciclista foi campeão paulista de resistência na cidade de Boituva-SP. “Gostei muito da corrida em Poços de Caldas e espero voltar nos próximos anos”, finalizou Chaman.


A prova no Rio

A medalha de ouro ficou com o ucraniano Yehor Dementyev, que fez o tempo de 36min53s23, e a prata com o australiano Alistair Donohoe, que terminou a prova em 37min33s36.

A prova é mesmo uma corrida contra o relógio. Os ciclistas largam individualmente e devem completar um percurso predeterminado na estrada. O atleta que fizer o menor tempo é o vencedor.

Seja na prova de estrada, na qual todos largam juntos, ou de contrarrelógio, o ciclismo de estrada está presente nos Jogos Paraolímpicos desde Nova York/Stoke Mandeville 1984. Na Rio 2016, estão sendo disputadas 33 modalidades.

Os atletas competem em bicicletas diferentes, de acordo com sua capacidade funcional. Quanto menor for o número associado, maior é o grau de deficiência do atleta.

- C1-C5 – Atletas amputados, com potência muscular ou coordenação limitada, que competem em bicicletas normais

Nenhum comentário: