terça-feira, 13 de setembro de 2016

Cristiano Vermelho é campeão brasileiro de parapente


Poços de Caldas, MG – “Após anos de dedicação, o Senhor Deus me proporcionou esta tão sonhada vitória. Campeão brasileiro de parapente 2016 e a felicidade que estou sentindo não tem como ser descrita”. Assim Cristiano Ricci, ou como é conhecido entre os amigos, Cristiano Vermelho, comemora o título brasileiro de parapente conquistado no último final de semana na rampa do horizonte perdido, localizada em Araxá-MG. A competição reuniu cerca de 160 competidores vindos das mais variadas regiões do Brasil e ainda alguns estrangeiros. Havia participantes da Argentina e do Canadá.
Vermelho fez um total de 7.188 pontos contra 7.082 de Marcelo Prieto, segundo colocado. O atleta de Poços competiu com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Academia Nafar, Black Bird e Naviter Brasil. “Foi um dos campeonatos mais difíceis que participei e isto valorizou muito esta conquista. Sempre busquei este sonho e agora estou realizado e muito feliz em praticar este esporte maravilhoso”, falou Ricci. Segundo o campeão, houve muito equilíbrio durante todo o campeonato, com pilotos de altíssimo nível técnico e equipamentos bastante parecidos, o que não permitia que um competidor abrisse grande vantagem de outro. “Esta etapa em Araxá foi muito emocionante e garanto que foi a melhor que disputei em toda minha vida. Vencer e conquistar o título teve um sabor muito especial e vou levar esta emoção para o resto de minha vida”, contou Vermelho, que é instrutor no Clube de Voo de Poços de Caldas.

Resumo do Brasileiro
O Campeonato Brasileiro de Parapente 2016 aconteceu em duas etapas. A primeira foi em Castelo-ES, e a segunda  em Araxá-MG. ”Em Castelo, já no primeiro dia, não consegui completar a prova ficando a poucos quilômetros do objetivo. Começar o ano com 442 pontos em uma prova que poderia valer 1000 pontos não foi legal. Apesar disso, no segundo dia consegui ficar focado e venci a segunda prova. Após seis dias de provas consegui me manter regular e terminei a etapa em 4º colocado, somente um ponto atrás do 3º colocado e apenas 24 pontos atrás do líder”, destacou Vermelho, ressaltando que o nível técnico dos pilotos brasileiros na temporada estava muito alto e homogêneo. Fui para a segunda etapa em Araxá sabendo que seria difícil, mas não impossível. Orei, pedi a Deus um espírito equilibrado. Já no primeiro dia de prova, após uma decisão errada no meio da disputa, fiquei atrasado em relação ao primeiro pelotão, nessa hora vi a resposta de Deus a minha oração, consegui me manter calmo e tive a oportunidade de fazer uma rota diferente e passar o primeiro pelotão e vencer a prova. No segundo dia, me mantive entre o primeiro pelotão e no final da prova tive oportunidade de vencer de novo, mas fui cauteloso demais e cheguei três minutos atrás do primeiro colocado do dia. Fiquei um pouco preocupado, pois a previsão do tempo não era das melhores e esse três minutos poderiam ter me tirado fora do pódio. Já na terceira prova me mantive novamente entre os líderes e consegui chegar em 2º lugar no dia e nessa prova consegui recuperar os pontos da segunda prova e ainda abrir um pequena vantagem na classificação geral, passando a ser o novo líder do ranking geral”, contou.  
Das sete provas previstas em Araxá, aconteceram apenas quatro válidas, três foram canceladas por condições inseguras. “Chegamos ao último dia com boas condições de voo e uma prova de quase 100 km. Pressão dos pilotos que estavam brigando pelo título junto comigo e a essa altura eu liderava o ranking geral, estava em 2º lugar na etapa. A estratégia era para vencer o ranking geral e, consequentemente, ficaria bem colocado na etapa. Fiz uma prova tranquila voando junto com o primeiro pelotão e terminei em 4º colocado, o que me garantiu o título de campeão 2016”, falou. Com esse resultado estou 99% garantido de integrar a Seleção Brasileira de Parapente para disputar o Campeonato Mundial de Parapente ano que vem na cidade de Feltre, na Itália. 

Nenhum comentário: