terça-feira, 20 de setembro de 2016

lama Verde anima os jogos da Caldense há 19 anos

Poços de Caldas, MG - Em 1949, um grupo de pessoas passou a levar instrumentos musicais ao estádio Cristiano Osório para animar as arquibancadas, nascia ali a “Torcida Organizada Caldense”, primeira da história do clube. Nos anos 1970, surgiu a “Periquitos”. Nos anos 1990, a “Torcida Uniformizada da Caldense” e a “Explosão Verde”. Recentemente, ainda tivemos a “Camisa 12” e a “Mancha Verde”. Entre tantas organizações, somente uma sobreviveu ao tempo: a Lama Verde. Nesta entrevista, o idealizador da torcida João Gabriel Pinheiro Chagas conta como surgiu uma das maiores torcidas de Minas, que está prestes a completar 20 anos.


Qual era a proposta inicial da torcida?

A torcida foi criada despretensiosamente em Janeiro de 1997. O objetivo era somente reunir amigos, mas com o tempo acabou tomando proporções maiores. Passamos a agitar a arquibancada com gritos e batuque, além de colorir o Ronaldão com bandeiras, faixas, bexigas e luminosos.

Qual a origem do nome “Lama Verde”?

Fundei a torcida junto com Paulo Ney, Pedro Afonso e Guto Pinheiro. Tínhamos um amigo em comum chamado João Fábio e ele usava a gíria “lama” para expressar um contratempo ou adversidade. Costumávamos usar esse termo também, por isso o sugeri. O “verde”, obviamente, veio por causa da cor do clube.

Como foi a primeira vez que a Lama entrou no Ronaldão?

Antes de o campeonato começar, confeccionamos 30 camisetas e vendemos cada uma por cerca de 20 reais. No dia do primeiro jogo, combinamos de nos encontrar antes da partida. Quando entramos no estádio, causamos um impacto muito grande nas pessoas, pois até então não havia uma torcida caracterizada. Na época o pessoal ficava sentado durante o jogo e nós gostávamos de ficar em pé, por isso assistíamos à partida no canto direito da arquibancada descoberta, para não atrapalhar ninguém. Antes da Lama, os torcedores ficavam muito dispersos, mas logo o pessoal foi se aproximando e começou a participar conosco, com isso, migramos para o meio da arquibancada. O número de integrantes foi crescendo e tivemos que encomendar mais camisetas. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas era usado na manutenção da própria torcida.

 Você se lembra de como era essa primeira camisa?

Idealizei uma camisa de manga longa com uma tarja verde no peito e o escudo da Caldense no meio. Mas quando cheguei à malharia eles haviam feito com manga curta e o brasão da Veterana ficou mal recortado, com um quadrado branco em volta. Na parte de trás havia um símbolo da Caldense com os dizeres “Lama Verde, a torcida da lama de minas”.

Qual foi a primeira excursão organizada pela Lama?

A primeira partida que assistimos fora de Poços foi contra o Rio Branco pelo Mineiro de 99, em Andradas. Conseguimos um ônibus gratuito para os torcedores e o lotamos rapidamente. Chegamos lá temerosos, pois não sabíamos como seria a recepção da cidade devido à rivalidade entre os clubes, mas foi tranquilo, já havia um espaço reservado para os torcedores da Caldense. Foi em uma noite de quarta-feira chuvosa, o jogo ficou 1x1, usamos até nosso bandeirão como capa de chuva (risos).

Nenhum comentário: