sábado, 3 de setembro de 2016

Estádio Ronaldão completa 37 anos de grandes histórias

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - A principal praça esportiva de Poços de Caldas faz aniversário hoje. O Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira completa 37 anos, com momentos marcantes para o futebol profissional da cidade. O estádio foi inaugurado dia 4 de setembro de 1979 recebendo a partida entre Corinthians e Caldense. O “Timão” venceu a Veterana por 2x0 e Basílio, herói do título paulista corintiano em 1978, que tirou o time de uma grande fila sem conquistas, marcou o primeiro gol do estádio poços-caldense. Na época o Ronaldão era um dos mais modernos do Estado e até do interior do Brasil. Atendia bem as exigências e era grande motivo de orgulho para a cidade. O cenário hoje é bem diferente.
O gramado do Ronaldão - atualmente bastante surrado - recebeu partidas memoráveis, viu a Caldense ser campeã mineira em 2002, além de ser palco por diversas vezes de atuações de Atlético e Cruzeiro, os grandes times de Minas. Foi no gramado do Ronaldão, por exemplo, que Ronaldo Fenômeno estreou no futebol, num jogo do campeonato mineiro realizado dia 25 de maio de 1994 contra a Caldense. O craque, que logo seria um dos melhores jogadores do mundo, atuava pelo Cruzeiro.
O estádio leva o nome do ex-prefeito Ronaldo Junqueira e ao completar hoje 37 anos não é mais o mesmo daquela época. A capacidade atual reduzida impossibilita jogos decisivos na cidade. As arquibancadas laterais são a única opção para o torcedor e a ampliação de pelo menos mais um lance atrás de um dos gols ficou na promessa de várias administrações. Nem mesmo um placar eletrônico mais moderno foi colocado no estádio, que tem o mesmo da sua inauguração. Funciona, mas é bem amador para os padrões atuais. O pior acontecimento veio em 2015, quando a Caldense chegou na decisão do Campeonato Mineiro contra o Atlético Mineiro, mas o Ronaldão não pode abrigar o principal jogo da história da Veterana. Com isto, a cidade de Varginha teve a honra de realizar a partida que terminou com a polêmica vitória atleticana por 2x1.

Momentos marcantes

 É difícil enumerar os momentos mais marcantes do Ronaldão. Certamente o dia 5 de maio de 2002 é o ápice da alegria vivida pelo torcedor da Caldense. Naquele dia, com gols de Gustavinho - que até hoje mora em Poços - e do saudoso Carioca, a Caldense vencia o Nacional de Uberaba por 2x0, resultado que deu o único título estadual para a Veterana. A invasão do gramado do estádio após o jogo ficou marcada para sempre e quase todos os jogadores deixaram o campo de jogo apenas de cuecas. Redes foram arrancadas e guardadas como recordação. Depois disso, o estádio voltou a ser invadido pela torcida em 2004 com a conquista do título mineiro do interior pela Veterana.

 Desfile

 O Ronaldão ainda foi palco de uma infinidade de grandes craques do futebol brasileiro e mundial. Passaram por aqui Eder Aleixo, Waldir Peres, Claudio Adão, Ronaldo Fenômeno, Renato Gaúcho, Dida, Fábio, João Leite, Nonato, Zico, Toninho Cerezo, enfim, craques de muitas gerações. Vestindo as cores da Caldense nomes importantes como Tupãzinho, Mirandinha, Nildo, Luiz Eduardo, Jânio Joaquim, Casagrande, Paulista, entre outros, que marcaram a história da Veterana e da cidade.

 Rivalidade

O Ronaldão ainda foi palco da maior rivalidade regional que o futebol mineiro já conheceu. Caldense e Rio Branco proporcionaram jogos inesquecíveis, ora com vitória da Caldense, ora com vitória dos azuis de Andradas. O Rio Branco deixou saudades, pois faz parte do estádio local. O time inclusive tem o maior público do Ronaldão numa partida em que a Caldense não estava em campo. Em 2009, dia 4 de abril, o Rio Branco enfrentou o América de BH nas quartas de final do Campeonato Mineiro. Como seu estádio em Andradas não tinha a capacidade pedida pela FMF, o jogo aconteceu no Ronaldão, que foi tomado por sua torcida que coloriu o local de azul. Mais de cinco mil andradenses viram um show de bola do Rio Branco, que marcou 3x0 no Coelho, classificando-se para as semifinais do Estadual. Ironicamente, 2009 foi o último ano de atividade do Rio Branco.

 Vulcão

 Depois, Poços de Caldas conheceu outro duelo, desta vez local. Em 2008, foi fundado o Poços de Caldas Futebol Clube, o Vulcão, que em pouco tempo conseguiu o acesso para o Módulo II do Mineiro. Coincidentemente, a Caldense acabou rebaixada para o Módulo II e o Ronaldão sediou dois clássicos entre as equipes locais, ambas com vitórias tranquilas da Caldense. O duelo não voltou a acontecer já que a Caldense subiu novamente para o Módulo I e o Vulcão acabou sendo extinto. Nenhuma rivalidade, no entanto, se igualou à dos tempos de Rio Branco na primeira divisão.

 Problemas

 A verdade é que hoje o estádio necessita de uma grande melhoria. O gramado não agrada aos times adversários e muito menos à própria Caldense, que, sem opção, tem que mandar seus jogos por aqui mesmo. A capacidade reduzida causa problemas e se o time consegue classificação para fases finais do campeonato precisa mudar de casa. As dependências de imprensa e o sinal de internet são problemáticos e os vestiários enchem de água com chuvas mais fortes. Melhorias que já foram discutidas em inúmeros momentos, mas até hoje nada aconteceu e o estádio sofre com a ação dos seus 37 anos.

 Evento

Marcando a data, neste domingo, o Ronaldão receberá dois jogos com equipes do futebol master da Caldense. O primeiro será realizado às 8h30 e reunirá as equipes sub-40 da Caldense contra o Icasa de Andradas. Depois o time sub-50 da Caldense enfrentará a Ferroviária de Araraquara.

Sobre o estádio


Nome: Estádio Doutor Ronaldo Junqueira
Apelido: Ronaldão
Local: Avenida João Pinheiro, Poços de Caldas, MG
Gramado: grama natural (110 x 75 m)
Capacidade: 7.600 pessoas
Inauguração: 4 de setembro de 1979
Partida inaugural: Caldense x Corinthians
Primeiro gol: Basilio (Corinthians)
Público recorde: 17.600
Data do recorde: 5 de maio de 2002
Partida com mais público: Caldense x Nacional
Remodelado: 2011
Expandido: 2015
Proprietário: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas
Administrador: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas
Mandante: Associação Atlética Caldense

Nenhum comentário: